Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12052015-103046/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por tema a atuação do artista Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) enquanto pintor história no Museu Paulista, entre os anos de 1920 e 1922, durante a gestão de Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958). Quando do preparo do Museu Paulista, visando às celebrações do Centenário da Independência, em setembro de 1922, o artista foi, entre muitos outros, confiado por Taunay a realizar as pinturas cujo conteúdo remetiam a cenas do passado nacional, e do paulista, em particular. Busca-se compreender os meandros que possibilitaram o recrutamento de tal artista para a nova decoração empreendida dentro do Museu, a partir de sua atuação no meio artístico paulistano, - e as implicações de sua transferência do Rio de Janeiro, em fins do século XIX, - e o quanto das pinturas selecionadas para este estudo estavam inseridas em um debate maior que buscava destacar a importância de São Paulo na história do Brasil. |
id |
USP_bfa46111f4389db9c32156e7f109e106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12052015-103046 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacionalAn artist on the banks of Ipiranga : Oscar Pereira da Silva, the Paulista Museum and the reformulation of the national past.Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958)Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958)Art HistoryFirst Republic (1889 - 1930)História da ArteMuseu Paulista da Universidade de São PauloMuseu Paulista of the University of São PauloOscar Pereira da Silva (1867 - 1939)Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939)PaintingPinturaPrimeira República (1889 - 1930)Esta dissertação tem por tema a atuação do artista Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) enquanto pintor história no Museu Paulista, entre os anos de 1920 e 1922, durante a gestão de Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958). Quando do preparo do Museu Paulista, visando às celebrações do Centenário da Independência, em setembro de 1922, o artista foi, entre muitos outros, confiado por Taunay a realizar as pinturas cujo conteúdo remetiam a cenas do passado nacional, e do paulista, em particular. Busca-se compreender os meandros que possibilitaram o recrutamento de tal artista para a nova decoração empreendida dentro do Museu, a partir de sua atuação no meio artístico paulistano, - e as implicações de sua transferência do Rio de Janeiro, em fins do século XIX, - e o quanto das pinturas selecionadas para este estudo estavam inseridas em um debate maior que buscava destacar a importância de São Paulo na história do Brasil.This dissertation has the theme of the performance artist Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) as history painter in the Paulista Museum, between the years 1920 and 1922 , during Afonso d\' Escragnolle Taunay ( 1876-1958 ) management. When the preparation of the Museum, targeting the Independence Centenary celebrations, in September 1922 , the artist was, among many others, entrusted by Taunay to perform paintings whose content remitted the scenes of the national past, and São Paulo, particularlly. We seek to understand the intricacies that allowed the recruitment of such artist for the new decor undertaken within the Museum, from its operations in São Paulo art world, - and the implications of his move from Rio de Janeiro, in the late nineteenth century, - and how those paintings, selected for this study, were included in a larger debate that sought to highlight the importance of São Paulo in Brazil\'s history .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimioni, Ana Paula CavalcantiLima Junior, Carlos Rogerio2015-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12052015-103046/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-12052015-103046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional An artist on the banks of Ipiranga : Oscar Pereira da Silva, the Paulista Museum and the reformulation of the national past. |
title |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
spellingShingle |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional Lima Junior, Carlos Rogerio Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Art History First Republic (1889 - 1930) História da Arte Museu Paulista da Universidade de São Paulo Museu Paulista of the University of São Paulo Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Painting Pintura Primeira República (1889 - 1930) |
title_short |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
title_full |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
title_fullStr |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
title_full_unstemmed |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
title_sort |
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional |
author |
Lima Junior, Carlos Rogerio |
author_facet |
Lima Junior, Carlos Rogerio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simioni, Ana Paula Cavalcanti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Junior, Carlos Rogerio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Art History First Republic (1889 - 1930) História da Arte Museu Paulista da Universidade de São Paulo Museu Paulista of the University of São Paulo Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Painting Pintura Primeira República (1889 - 1930) |
topic |
Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958) Art History First Republic (1889 - 1930) História da Arte Museu Paulista da Universidade de São Paulo Museu Paulista of the University of São Paulo Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) Painting Pintura Primeira República (1889 - 1930) |
description |
Esta dissertação tem por tema a atuação do artista Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) enquanto pintor história no Museu Paulista, entre os anos de 1920 e 1922, durante a gestão de Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958). Quando do preparo do Museu Paulista, visando às celebrações do Centenário da Independência, em setembro de 1922, o artista foi, entre muitos outros, confiado por Taunay a realizar as pinturas cujo conteúdo remetiam a cenas do passado nacional, e do paulista, em particular. Busca-se compreender os meandros que possibilitaram o recrutamento de tal artista para a nova decoração empreendida dentro do Museu, a partir de sua atuação no meio artístico paulistano, - e as implicações de sua transferência do Rio de Janeiro, em fins do século XIX, - e o quanto das pinturas selecionadas para este estudo estavam inseridas em um debate maior que buscava destacar a importância de São Paulo na história do Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12052015-103046/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-12052015-103046/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256504071094272 |