Vloggers: o acontecimento comunicacional e o cotidiano na rede social YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09012020-172118/ |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a observar e descrever os diferentes modos de ser ou estar nas redes sociais, tendo como recorte sujeitos anônimos que se tornaram, de alguma forma, célebres no YouTube a partir da produção caseira e amadora de vídeos em formato vlog, i.e , aqueles usuários da rede que exibem suas rotinas, criando e recriando suas atividades cotidianas ou mesmo expondo sentimentos, ideias, segredos a um público desconhecido. Considero que cada produtor/ator audiovisual desse formato específico de vídeo no YouTube traz em seu modo de fazer uma particularidade de sua própria existência, com suas compreensões de mundo, seus lugares de fala e de silêncio, atuando muitas vezes em palcos solitários onde a consequência de cada ato é improvável e incerta no teatro da internet: ora aplaudidos, ora ignorados, ora curtidos, outras vezes \"descurtidos\", muitas vezes criticados. Por outro lado, ser ignorado, \"descurtido\" ou criticado não tem um efeito necessariamente negativo nesse ambiente de disputas e aparições excessivas. Um efeito negativo pode contribuir para o \"alcance midiático\" de um usuário. Em todo caso, esses criadores de conteúdo na rede parecem estar cientes das diferentes reações de um público opaco e, ao se \"igualarem\" a esse público, descobrem que são parte dele. Em vez de mascarar qualquer falha, desvelam-se: escancaram suas vidas com o que há de banal e de instigante, elevando a produção audiovisual caseira na internet a um patamar de visualizações sem precedentes. Nos fazendo questionar: o que torna possível o gosto de milhões de usuários por produções amadoras, de baixa qualidade técnica, com sujeitos anônimos? Que particularidades estéticas esses sujeitos trazem para as atuais produções audiovisuais na rede? Existe comunicação nesse processo? Essas formas, portanto, particulares de estar nas redes sociais configuram um outro modo de uso das tecnologias e, consequentemente, das imagens; seus efeitos implicam ainda no que costumamos chamar de fenômenos culturais da contemporaneidade. Assim, buscamos, nesta dissertação, mergulhar nestas novas práticas comunicativas de produção audiovisual na Internet para relatar, por meio do procedimento de pesquisa do metáporo - cujo valor metodológico está na não-prescrição de métodos, mas na liberdade do fazer científico, baseado nos caminhos traçados pelo objeto - a existência em movimento deste outro tipo de experiência real e visual. Para tanto, nos aproximamos da etnografia da imagem e da fenomenologia como práticas de pesquisa voltadas para a descrição sensitiva de objetos apreendidos pelo afeto. |
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Considero que cada produtor/ator audiovisual desse formato específico de vídeo no YouTube traz em seu modo de fazer uma particularidade de sua própria existência, com suas compreensões de mundo, seus lugares de fala e de silêncio, atuando muitas vezes em palcos solitários onde a consequência de cada ato é improvável e incerta no teatro da internet: ora aplaudidos, ora ignorados, ora curtidos, outras vezes \"descurtidos\", muitas vezes criticados. Por outro lado, ser ignorado, \"descurtido\" ou criticado não tem um efeito necessariamente negativo nesse ambiente de disputas e aparições excessivas. Um efeito negativo pode contribuir para o \"alcance midiático\" de um usuário. Em todo caso, esses criadores de conteúdo na rede parecem estar cientes das diferentes reações de um público opaco e, ao se \"igualarem\" a esse público, descobrem que são parte dele. Em vez de mascarar qualquer falha, desvelam-se: escancaram suas vidas com o que há de banal e de instigante, elevando a produção audiovisual caseira na internet a um patamar de visualizações sem precedentes. Nos fazendo questionar: o que torna possível o gosto de milhões de usuários por produções amadoras, de baixa qualidade técnica, com sujeitos anônimos? Que particularidades estéticas esses sujeitos trazem para as atuais produções audiovisuais na rede? Existe comunicação nesse processo? Essas formas, portanto, particulares de estar nas redes sociais configuram um outro modo de uso das tecnologias e, consequentemente, das imagens; seus efeitos implicam ainda no que costumamos chamar de fenômenos culturais da contemporaneidade. Assim, buscamos, nesta dissertação, mergulhar nestas novas práticas comunicativas de produção audiovisual na Internet para relatar, por meio do procedimento de pesquisa do metáporo - cujo valor metodológico está na não-prescrição de métodos, mas na liberdade do fazer científico, baseado nos caminhos traçados pelo objeto - a existência em movimento deste outro tipo de experiência real e visual. Para tanto, nos aproximamos da etnografia da imagem e da fenomenologia como práticas de pesquisa voltadas para a descrição sensitiva de objetos apreendidos pelo afeto.This master\'s thesis proposes to observe and to describe the different ways of being and to be [being and self-presentation] on the social networks on Internet, having as strict subject the unknown authors that became celebrities on YouTube, making amateur videos in a vlog format -which means that they show their routine, creating or recreating their everyday activities or exhibiting their feelings, emotion, ideas and secrets to a diverse and unknown audience. I consider that each producer/author of this audiovisual format of video on YouTube brings a peculiar way of experiencing their life, with their own worldview, their ways of talking or being silent. They appear in a lonely stage, where the consequences of their acts are unlikely, uncertain, and unpredictable. In theatre of internet, they are sometimes acclaimed, others times ignored, disliked or criticized. It is worth saying that to be ignored, disliked or criticized could have a negative effect, but in this disputed place of exhibition and overvalued appearances, even a negative effect can contribute towards the \"mediatic reach\" of an user. For this, instead of hiding the problems they have, the users mentioned here use their failings to better reveal themselves to their spectators. These particular forms of being on the social media establish a different way of making use of new technologies and, consequently, a change in the modes by which their images can be seen; their effects amount to constitute a peculiar cultural phenomenon in contemporaneity. These new communicative practices of audiovisual production on Internet are focused here according to the methodology of metáporo - by which the methodologic value resides in a non-prescription of preestablished methods; rather, it values the liberty of a research that is based in the ways delineated by the subject of the enquiry - i.e, a moving self-presentation of existence on this new type of real and visual experience. For this purpose, we also recur to the ethnography of image and to phenomenology as researching practices aimed for sensitive descriptions of a subject that must be apprehended by the affect.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes Filho, Ciro Juvenal RodriguesSilva, Paula Pires da2019-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09012020-172118/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-09T22:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-09012020-172118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-09T22:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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