O espaço da mobilidade a pé nas transformações do ambiente construído no Município de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-26012021-143136/ |
Resumo: | O estudo trata das características da mobilidade a pé na cidade de São Paulo, a partir da aplicação dos conceitos de direito à cidade e direito à saúde nos espaços do caminhar. Discute-se o distanciamento do espaço da mobilidade a pé de sua potencialidade enquanto espaço de afirmação de direitos, tratando de como o desenvolvimento urbano e social e a configuração do ambiente construído responderam historicamente pelo cerceamento da mobilidade a pé. São analisados os papéis que o andar a pé assumiu ao longo do tempo na mobilidade urbana e sua caracterização de acordo com a região da cidade e grupos populacionais diversos, utilizando-se dados dos anos de 1977, 1987, 1997, 2007 e 2017 das Pesquisas Origem e Destino do Metrô de São Paulo. Examina-se a relação entre o ambiente construído e a priorização de distintos modais de transporte na perspectiva do desenho urbano, e como este atua na atratividade e segurança dos percursos a pé. São discutidas as políticas urbanas que estiveram presentes e como poderiam avançar para a conformação de uma rede efetiva da mobilidade a pé, que se constitua num elemento favorável ao desenvolvimento urbano sustentável nos âmbitos social, ambiental e econômico. Os resultados indicativos dos distintos perfis de caminhada na cidade de São Paulo e a instrumentalização do setor público e da população com informações a respeito da infraestrutura disponível para a mobilidade a pé podem subsidiar a formulação de políticas mais adequadas e responsivas às atuais necessidades de intervenção. |
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O espaço da mobilidade a pé nas transformações do ambiente construído no Município de São PauloThe space of urban walking mobility and the transformation of the built environment in the city of São PauloCaminhadaSustainabilitySustentabilidadeUrbanUrbanoWalkingO estudo trata das características da mobilidade a pé na cidade de São Paulo, a partir da aplicação dos conceitos de direito à cidade e direito à saúde nos espaços do caminhar. Discute-se o distanciamento do espaço da mobilidade a pé de sua potencialidade enquanto espaço de afirmação de direitos, tratando de como o desenvolvimento urbano e social e a configuração do ambiente construído responderam historicamente pelo cerceamento da mobilidade a pé. São analisados os papéis que o andar a pé assumiu ao longo do tempo na mobilidade urbana e sua caracterização de acordo com a região da cidade e grupos populacionais diversos, utilizando-se dados dos anos de 1977, 1987, 1997, 2007 e 2017 das Pesquisas Origem e Destino do Metrô de São Paulo. Examina-se a relação entre o ambiente construído e a priorização de distintos modais de transporte na perspectiva do desenho urbano, e como este atua na atratividade e segurança dos percursos a pé. São discutidas as políticas urbanas que estiveram presentes e como poderiam avançar para a conformação de uma rede efetiva da mobilidade a pé, que se constitua num elemento favorável ao desenvolvimento urbano sustentável nos âmbitos social, ambiental e econômico. Os resultados indicativos dos distintos perfis de caminhada na cidade de São Paulo e a instrumentalização do setor público e da população com informações a respeito da infraestrutura disponível para a mobilidade a pé podem subsidiar a formulação de políticas mais adequadas e responsivas às atuais necessidades de intervenção.The study focuses on characteristics of walking as urban mobility in the city of São Paulo, applying concepts of the right to the city and the right to health in walking spaces. The detachment of walking spaces from its potential as a space for affirmation of rights is discussed, dealing with how urban and social development and the configuration of the built environment answered historically for the depreciation of walking as a form of mobility. The roles attributed to walking in urban mobility through diferent times and its characterization according to different city regions and population groups are analysed, using data from the Origin-Destination Surveys of the years 1977, 1987, 1997, 2007 and 2017. The relation between the built environment and the prioritization of distinct modes of transport is examined from the perspective of urban design and how it relates to the attractiveness and security of walking routes. Urban policies that were developed are also discussed, leading to how they could advance to the conformation of an effective network for urban walking mobility that constitutes a positive element to sustainable urban development in social, environmental and economic terms. The results that indicate different walking profiles in the city of São Paulo and the instrumentalization of the public sector and the population with information about available walking infrastructure can subsidize the formulation of policies that are more suitable and responsive to current intervention necessities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Paulo Cesar XavierCalistro, Giulia Bettini2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-26012021-143136/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-26T19:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-26012021-143136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-26T19:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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