Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aglio, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19052020-182334/
Resumo: Esta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa \"Aventuras Currículo +\" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa \"Aventuras Currículo +\", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.
id USP_c141dbf7bdc484c38e9626a4ec0b9f6b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19052020-182334
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"Digital technology as a Portuguese language learning resource in elementary school: the program \"Aventuras Curriculum +\"Aventura Currículo +Aventuras Currículo +Língua PortuguesaMultiletramentosMultiliteraciesPortuguese LanguageTechnologyTecnologia DigitalEsta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa \"Aventuras Currículo +\" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa \"Aventuras Currículo +\", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.This Master thesis of the Profletras program aims to study and research digital communication technologies (TDIC) in the context of Portuguese language learning in public education. To this end, the history of technology in society is analyzed as well as its use for education. In order to substantiate the research in real situation, we study a case of the application of the tool \"Adventures Curriculum +\" in E.E. Prof. Priscila de Fátima Pinto, in intensive cycle recovery classroom, in the 6th grade of elementary school. The researcher-teacher analyzes the tool \"Aventuras Currículo+\" (Adventures Curriculum +), its strategies for the teaching of Portuguese language and its textual genres as well as researches the possibility of multiliteracies in a platform that deals with gamification. There is also a reflection on whether the activities proposed by the platform are conducive to the development of young text-producing citizens, so as to provide subsidies for teachers from the public schools in São Paulo to work with the tool, extending to teachers from all over the country who are interested in use digital technology in the Portuguese language class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNóbrega, Maria Helena daAglio, Marcelo2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19052020-182334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-19052020-182334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
Digital technology as a Portuguese language learning resource in elementary school: the program \"Aventuras Curriculum +\"
title Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
spellingShingle Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
Aglio, Marcelo
Aventura Currículo +
Aventuras Currículo +
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Multiliteracies
Portuguese Language
Technology
Tecnologia Digital
title_short Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
title_full Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
title_fullStr Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
title_full_unstemmed Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
title_sort Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa \"Aventuras Currículo+\"
author Aglio, Marcelo
author_facet Aglio, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Maria Helena da
dc.contributor.author.fl_str_mv Aglio, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Aventura Currículo +
Aventuras Currículo +
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Multiliteracies
Portuguese Language
Technology
Tecnologia Digital
topic Aventura Currículo +
Aventuras Currículo +
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Multiliteracies
Portuguese Language
Technology
Tecnologia Digital
description Esta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa \"Aventuras Currículo +\" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa \"Aventuras Currículo +\", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19052020-182334/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19052020-182334/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090860709576704