Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Adriana Beatriz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05102009-102024/
Resumo: A década de 70 foi caracterizada por grande atividade de construtoras brasileiras no exterior, particularmente na África e no Oriente Médio. Nos anos 80, as organizações brasileiras destacaram-se pelo grande fluxo de investimentos realizados no exterior, e na década de 90, em conseqüência da abertura comercial que houve em nosso país, as empresas brasileiras foram buscar atualização tecnológica no exterior, para enfrentar competidores estrangeiros. Esse movimento de internacionalização caracterizou-se principalmente pelo deslocamento de empresas do setor industrial; a internacionalização das empresas de varejo é um fenômeno mais recente. Pesquisas sobre o processo de internacionalização da empresa varejista brasileira ainda não são muito numerosas no país, o que talvez se deva ao fato de que esse fenômeno ainda é relativamente recente no cenário brasileiro. Nesse contexto o estudo objetivou investigar a relação entre as teorias sobre internacionalização de empresas e o processo de expansão de empresas de varejo brasileiras para países estrangeiros e identificar o que leva uma empresa a se deslocar para outros países, para onde se desloca (por que escolhe determinados locais em detrimento de outros), quais são os modos de entrada selecionados e como as empresas se adaptam aos novos locais, sob os conceitos de internacionalização de empresas. O estudo utilizou dados secundários provenientes de teses, dissertações, artigos e Internet, além de dados primários coletados em entrevistas em profundidade com os principais gestores de dez empresas de varejo brasileiras. A metodologia de pesquisa empregada englobou a Análise de Conteúdo e a Análise de Correspondência. Um dos resultados do trabalho foi a proposta de uma Taxonomia de Encadeamento Teórico sobre a internacionalização de empresas. A análise dos dados mostrou que todas as estruturas teóricas registradas nesta tese foram identificadas no processo de internacionalização das empresas de varejo brasileiras pesquisadas.
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