A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Ana Elisa Montebelli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-162856/
Resumo: Ancorado nos estudos sobre a argumentação em aulas de biologia, o objetivo deste trabalho é analisar o processo discursivo de construção de evidências no decorrer da implementação de uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas. A argumentação a partir de evidências tem potencial para proporcionar a formação de jovens alfabetizados cientificamente, promovendo a capacidade de avaliar as bases nas quais se sustentam enunciados. Os resultados de diferentes estudos, no entanto, apontam que a construção de evidências não é trivial e ainda é necessário compreender como apoiar os estudantes nessa tarefa. Nossos sujeitos de pesquisa são um grupo de cinco alunas pertencentes a uma turma regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A partir da transcrição das aulas, foram mapeados episódios e sequências discursivas. Para cada episódio, foram identificados os objetivos das estudantes ao utilizarem os dados nas interações: explorar dados, organizar informações ou apoiar enunciados, que se mostraram condizentes com a estrutura da sequência didática proposta. Descrevemos elementos do processo de construção de evidências a partir de dados anômalos. As estudantes reconhecem parte dos dados como anômalos, tentam explica-los e, por fim, incorporam os dados anômalos a uma explicação para o fenômeno. Nossos resultados sugerem que, nesse caso, o trabalho com os dados anômalos possibilitou que as estudantes conciliassem explicações causais e, com isso, compreendessem as interações ecológicas em maior complexidade.
id USP_c19ce4a5ee801e03091b18827f8dfd90
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17062020-162856
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicasEvidence construction and conceptual learning during an inquiry teaching sequence about ecological interactionsargumentaçãoargumentationdiscursive interactionsensino de ciênciasevidenceevidênciainterações discursivasscience teachingAncorado nos estudos sobre a argumentação em aulas de biologia, o objetivo deste trabalho é analisar o processo discursivo de construção de evidências no decorrer da implementação de uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas. A argumentação a partir de evidências tem potencial para proporcionar a formação de jovens alfabetizados cientificamente, promovendo a capacidade de avaliar as bases nas quais se sustentam enunciados. Os resultados de diferentes estudos, no entanto, apontam que a construção de evidências não é trivial e ainda é necessário compreender como apoiar os estudantes nessa tarefa. Nossos sujeitos de pesquisa são um grupo de cinco alunas pertencentes a uma turma regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A partir da transcrição das aulas, foram mapeados episódios e sequências discursivas. Para cada episódio, foram identificados os objetivos das estudantes ao utilizarem os dados nas interações: explorar dados, organizar informações ou apoiar enunciados, que se mostraram condizentes com a estrutura da sequência didática proposta. Descrevemos elementos do processo de construção de evidências a partir de dados anômalos. As estudantes reconhecem parte dos dados como anômalos, tentam explica-los e, por fim, incorporam os dados anômalos a uma explicação para o fenômeno. Nossos resultados sugerem que, nesse caso, o trabalho com os dados anômalos possibilitou que as estudantes conciliassem explicações causais e, com isso, compreendessem as interações ecológicas em maior complexidade.This study is inserted in the researches about argumentation in biology classes. We aim to analyse the discursive construction of evidence during an inquiry teaching sequence about ecological interactions. The evidence-based argumentation has potential to provide the development of scientific literacy, promoting the ability to evaluate the bases on which statements are layed. The results of different studies, however, point out that evidence construction is not a trivial task and it is still necessary understand how to support students. Our participants are a group of five students, who attend a regular class of the first year of high school in a public school. From the transcription of the classes, episodes and discursive sequences were mapped. For each episode, the students\' aims were identified when using the data in interactions: exploring data, organizing information or supporting statements, which were consistent with the structure of the proposed teaching sequence. We describe elements of the evidence-building process from anomalous data. The students recognize part of the data as anomalous, try to explain it and, finally, incorporate the anomalous data into an explanation for the phenomenon. Our results suggest that, in this case, working with anomalous data made it possible for students to reconcile causal explanations and, with this, understand ecological interactions in greater complexity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMotokane, Marcelo TadeuMotta, Ana Elisa Montebelli2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-162856/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:33:06Zoai:teses.usp.br:tde-17062020-162856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:33:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
Evidence construction and conceptual learning during an inquiry teaching sequence about ecological interactions
title A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
spellingShingle A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
Motta, Ana Elisa Montebelli
argumentação
argumentation
discursive interactions
ensino de ciências
evidence
evidência
interações discursivas
science teaching
title_short A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
title_full A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
title_fullStr A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
title_full_unstemmed A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
title_sort A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
author Motta, Ana Elisa Montebelli
author_facet Motta, Ana Elisa Montebelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motokane, Marcelo Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Ana Elisa Montebelli
dc.subject.por.fl_str_mv argumentação
argumentation
discursive interactions
ensino de ciências
evidence
evidência
interações discursivas
science teaching
topic argumentação
argumentation
discursive interactions
ensino de ciências
evidence
evidência
interações discursivas
science teaching
description Ancorado nos estudos sobre a argumentação em aulas de biologia, o objetivo deste trabalho é analisar o processo discursivo de construção de evidências no decorrer da implementação de uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas. A argumentação a partir de evidências tem potencial para proporcionar a formação de jovens alfabetizados cientificamente, promovendo a capacidade de avaliar as bases nas quais se sustentam enunciados. Os resultados de diferentes estudos, no entanto, apontam que a construção de evidências não é trivial e ainda é necessário compreender como apoiar os estudantes nessa tarefa. Nossos sujeitos de pesquisa são um grupo de cinco alunas pertencentes a uma turma regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A partir da transcrição das aulas, foram mapeados episódios e sequências discursivas. Para cada episódio, foram identificados os objetivos das estudantes ao utilizarem os dados nas interações: explorar dados, organizar informações ou apoiar enunciados, que se mostraram condizentes com a estrutura da sequência didática proposta. Descrevemos elementos do processo de construção de evidências a partir de dados anômalos. As estudantes reconhecem parte dos dados como anômalos, tentam explica-los e, por fim, incorporam os dados anômalos a uma explicação para o fenômeno. Nossos resultados sugerem que, nesse caso, o trabalho com os dados anômalos possibilitou que as estudantes conciliassem explicações causais e, com isso, compreendessem as interações ecológicas em maior complexidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-162856/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-162856/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090801201840128