Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/ |
Resumo: | As competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços. |
id |
USP_c2655481d85689a3b2186bdd6a3d8ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01092022-164713 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensinoManagement competences for nursing students: use of innovative teaching methodologyAprendizagemCompetência ProfissionalEducationEnfermagemEnsino SuperiorEstudantesHigherLearningNursingProfessional CompetenceStrategiesStudentsAs competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços.Management competencies should enable the development of sustainable competitive advantage for hospital organizations, in addition to effectiveness in care. It is noteworthy that undergraduate learning strategies that aim to prepare professionals with innovative and creative performance, capable of social reflection/action and criticism of a knowledge-building subject for nursing practices is vital. In this sense, this study had the general objective of evaluar a teaching strategy for the development of management competences in nursing students for the hospital context. This is an exploratory study of intervention with a qualitative approach to the data. Twelve professors and 54 nursing students from a Public University participated. The collection was divided in three stages. In Stage 1, focus groups were held with professors to map essential management competences for the student; in step 2, discussion workshops with two clinical cases were applied to the students for a management approach. Subsequently, in step 3, after immersion of the students in the internship field, semi-structured interviews were carried out. For data analysis, inductive thematic analysis was used. The main results revealed that the professors scored four management skills that must be learned by the students to work in the hospital. With this information, in the workshops, a first case study was approached on communication skills, decision making and leadership, and a second one contemplating communication, decision making and interpersonal relationships. After carrying out the group intervention, it was necessary to evaluate the method used, which was carried out through interviews. After the immersion practice, positive aspects could be identified, such as filling gaps in knowledge and others. Limiting aspects was also identified, such as a short time of discussion of cases and others. It was concluded that workshops implemented during academic training can be effective teaching methods for learning management competencies required for the future nurse, greatly helping the nursing management dynamic in the hospital organization, as well as in direct assistance of these services users.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHenriques, Sílvia HelenaLeal, Laura Andrian2022-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-01T17:54:47Zoai:teses.usp.br:tde-01092022-164713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-01T17:54:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino Management competences for nursing students: use of innovative teaching methodology |
title |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
spellingShingle |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino Leal, Laura Andrian Aprendizagem Competência Profissional Education Enfermagem Ensino Superior Estudantes Higher Learning Nursing Professional Competence Strategies Students |
title_short |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
title_full |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
title_fullStr |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
title_full_unstemmed |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
title_sort |
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino |
author |
Leal, Laura Andrian |
author_facet |
Leal, Laura Andrian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Sílvia Helena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Laura Andrian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Competência Profissional Education Enfermagem Ensino Superior Estudantes Higher Learning Nursing Professional Competence Strategies Students |
topic |
Aprendizagem Competência Profissional Education Enfermagem Ensino Superior Estudantes Higher Learning Nursing Professional Competence Strategies Students |
description |
As competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090285039255552 |