Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Laura Andrian
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/
Resumo: As competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços.
id USP_c2655481d85689a3b2186bdd6a3d8ea1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092022-164713
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensinoManagement competences for nursing students: use of innovative teaching methodologyAprendizagemCompetência ProfissionalEducationEnfermagemEnsino SuperiorEstudantesHigherLearningNursingProfessional CompetenceStrategiesStudentsAs competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços.Management competencies should enable the development of sustainable competitive advantage for hospital organizations, in addition to effectiveness in care. It is noteworthy that undergraduate learning strategies that aim to prepare professionals with innovative and creative performance, capable of social reflection/action and criticism of a knowledge-building subject for nursing practices is vital. In this sense, this study had the general objective of evaluar a teaching strategy for the development of management competences in nursing students for the hospital context. This is an exploratory study of intervention with a qualitative approach to the data. Twelve professors and 54 nursing students from a Public University participated. The collection was divided in three stages. In Stage 1, focus groups were held with professors to map essential management competences for the student; in step 2, discussion workshops with two clinical cases were applied to the students for a management approach. Subsequently, in step 3, after immersion of the students in the internship field, semi-structured interviews were carried out. For data analysis, inductive thematic analysis was used. The main results revealed that the professors scored four management skills that must be learned by the students to work in the hospital. With this information, in the workshops, a first case study was approached on communication skills, decision making and leadership, and a second one contemplating communication, decision making and interpersonal relationships. After carrying out the group intervention, it was necessary to evaluate the method used, which was carried out through interviews. After the immersion practice, positive aspects could be identified, such as filling gaps in knowledge and others. Limiting aspects was also identified, such as a short time of discussion of cases and others. It was concluded that workshops implemented during academic training can be effective teaching methods for learning management competencies required for the future nurse, greatly helping the nursing management dynamic in the hospital organization, as well as in direct assistance of these services users.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHenriques, Sílvia HelenaLeal, Laura Andrian2022-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-01T17:54:47Zoai:teses.usp.br:tde-01092022-164713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-01T17:54:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
Management competences for nursing students: use of innovative teaching methodology
title Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
spellingShingle Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
Leal, Laura Andrian
Aprendizagem
Competência Profissional
Education
Enfermagem
Ensino Superior
Estudantes
Higher
Learning
Nursing
Professional Competence
Strategies
Students
title_short Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
title_full Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
title_fullStr Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
title_full_unstemmed Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
title_sort Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
author Leal, Laura Andrian
author_facet Leal, Laura Andrian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Sílvia Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Laura Andrian
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Competência Profissional
Education
Enfermagem
Ensino Superior
Estudantes
Higher
Learning
Nursing
Professional Competence
Strategies
Students
topic Aprendizagem
Competência Profissional
Education
Enfermagem
Ensino Superior
Estudantes
Higher
Learning
Nursing
Professional Competence
Strategies
Students
description As competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-01092022-164713/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090285039255552