Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional: limites e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/ |
Resumo: | Nesta dissertação, as avaliações externas em larga escala e os usos de seus resultados são problematizados em face à disseminação dessas avaliações nas últimas décadas, apontadas como capazes de auxiliar na tomada de decisões com vistas à melhoria da qualidade da educação, considerando que esta qualidade se expressa, total ou parcialmente, no desempenho dos estudantes em testes padronizados. Longe de um consenso, tal movimento foi acompanhado de debates e questionamentos sobre a própria pertinência dessas avaliações ao processo educativo, ademais de suas consequências políticas e pedagógicas, especialmente para o trabalho pedagógico nas unidades educacionais. Considerando a sua complexidade, no escopo de políticas educacionais, com seus múltiplos determinantes e consequências, apresentamos considerações que, sem exaurir o debate, podem ser alternativas às características encontradas no quadro atual dessas avaliações, especialmente diante do desafio de incorporar professores e, ao mesmo tempo, constituir-se num processo de formação em avaliação educacional como forma de minimizar ou superar determinados questionamentos presentes na literatura. Para isso recorreu-se ao trabalho de pesquisa bibliográfica, recuperando as contribuições de ordem histórica, sociológica, pedagógica e de política educacional, para traçar um panorama geral das avaliações em larga escala, cotejando com experiências do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) que buscaram romper com a estrutura tradicionalmente utilizada sema aproximação e participação dos professores que estão em sala de aula. Aponta-se possibilidades para favorecer o uso dos resultados mediante o envolvimento de docentes em várias etapas da organização dos exames, configurando-se, também, como formação na área de avaliação educacional. |
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Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional: limites e perspectivasExternal assessment and teacher education in educational assessmentAvaliação da aprendizagemAvaliação em larga escalaAvaliação externaExternal assessmentFormação docente em avaliação educacionalLarge scale assessmentLearning assessmentTeacher education in educational evaluationNesta dissertação, as avaliações externas em larga escala e os usos de seus resultados são problematizados em face à disseminação dessas avaliações nas últimas décadas, apontadas como capazes de auxiliar na tomada de decisões com vistas à melhoria da qualidade da educação, considerando que esta qualidade se expressa, total ou parcialmente, no desempenho dos estudantes em testes padronizados. Longe de um consenso, tal movimento foi acompanhado de debates e questionamentos sobre a própria pertinência dessas avaliações ao processo educativo, ademais de suas consequências políticas e pedagógicas, especialmente para o trabalho pedagógico nas unidades educacionais. Considerando a sua complexidade, no escopo de políticas educacionais, com seus múltiplos determinantes e consequências, apresentamos considerações que, sem exaurir o debate, podem ser alternativas às características encontradas no quadro atual dessas avaliações, especialmente diante do desafio de incorporar professores e, ao mesmo tempo, constituir-se num processo de formação em avaliação educacional como forma de minimizar ou superar determinados questionamentos presentes na literatura. Para isso recorreu-se ao trabalho de pesquisa bibliográfica, recuperando as contribuições de ordem histórica, sociológica, pedagógica e de política educacional, para traçar um panorama geral das avaliações em larga escala, cotejando com experiências do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) que buscaram romper com a estrutura tradicionalmente utilizada sema aproximação e participação dos professores que estão em sala de aula. Aponta-se possibilidades para favorecer o uso dos resultados mediante o envolvimento de docentes em várias etapas da organização dos exames, configurando-se, também, como formação na área de avaliação educacional.In this study, the external evaluations in large-scale and the uses and their results are problematized in view of the dissemination of these evaluations in recent decades, identified as capable of assisting in decision-making with a view to improving the quality of education, considering that this quality expressed, in whole or in part, in the performance of students on standardized tests. Far from a consensus, this movement was accompanied by debates and questions about the pertinence of these assessments to the educational process, inaddition to their political and pedagogical consequences, especially for pedagogical work in education alunits. Considering its complexity and its connection with educational policies, with its multiple determinants and consequences, we present considerations that, without exhausting the debate, can be alternatives to the characteristics found in the current frameworkof these evaluations, especially in the face of the challenge of incorporating teachers and, at the same time, to constitute a process of formation in educational evaluation as a way to minimize or overcome certain questions present in the literature. For this purpose, bibliographic research was used, recovering the historical, sociological, pedagogical and educational policy contributions to draw an overview of large-scale assessments, comparing with the experiences of the Group of Studies and Research in Educational Assessment (Gepave) who sought to break with the structure traditionally used without the approach and participation of teachers who are in the classroom. It points to possibilities to favor the use of the results through the involvement of professors in several stages of the organization of the exams, configuring, also,as formation in the area of educational evaluation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlavarse, Ocimar MunhozAmaral, Michelly Francini Brassaroto do2022-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-19T17:20:33Zoai:teses.usp.br:tde-19102022-110654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-19T17:20:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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