O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Neto, Francisco
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23052007-183501/
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central verificar como participantes de treinamentos corporativos a distância utilizam diferentes formas de comunicação baseadas na Internet. Buscou-se ainda identificar quais são os fatores e estratégias que incentivam e quais barreiras impedem o uso destas formas de comunicação. Para a consecução dos objetivos descritos, realizou-se um levantamento, por meio de entrevistas pessoais, do comportamento de participantes de treinamentos corporativos a distância (denominados ?estudantes?) em cinco organizações bancárias. Este levantamento procurou identificar exatamente como cada participante interagiu com as ferramentas de comunicação durante o período do treinamento do qual participou. Com a finalidade de direcionar o estudo, foram selecionadas quatro ferramentas de comunicação baseadas na Internet: correio eletrônico (e-mail), listas de discussão (newsgroups), auxílio ao usuário (help desk) e bate-papo eletrônico (chat). A seleção foi feita dessa forma uma vez que as tecnologias apresentadas eram comuns a todos os treinamentos estudados. As análises, essencialmente qualitativas, mostraram uma forte preferência do estudantes pelo e-mail como ferramenta de comunicação para os mais diversos propósitos. Mostraram ainda que os estudantes buscam, de forma relativamente organizada, traçar e implementar estratégias, individualmente ou em grupos, de utilização das ferramentas de comunicação com o objetivo de aproveita-las ao máximo, utilizando-as para a maior gama de propósitos possível dentro dos treinamentos. Palavras-chave: educação a distância, treinamento corporativo, comunicação.
id USP_c85ff0dd63915c9ca7f90ed4e41c057a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23052007-183501
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancáriasThe use of Internet-based communication technology on distance corporate training: an exploratory study on banking agenciesbancoscommunicationcomunicaçãocorporate trainingdistance educationeducaçãoeducação a distânciatecnologias de comunicaçãotreinamento a distânciatreinamento corporativoO presente estudo teve como objetivo central verificar como participantes de treinamentos corporativos a distância utilizam diferentes formas de comunicação baseadas na Internet. Buscou-se ainda identificar quais são os fatores e estratégias que incentivam e quais barreiras impedem o uso destas formas de comunicação. Para a consecução dos objetivos descritos, realizou-se um levantamento, por meio de entrevistas pessoais, do comportamento de participantes de treinamentos corporativos a distância (denominados ?estudantes?) em cinco organizações bancárias. Este levantamento procurou identificar exatamente como cada participante interagiu com as ferramentas de comunicação durante o período do treinamento do qual participou. Com a finalidade de direcionar o estudo, foram selecionadas quatro ferramentas de comunicação baseadas na Internet: correio eletrônico (e-mail), listas de discussão (newsgroups), auxílio ao usuário (help desk) e bate-papo eletrônico (chat). A seleção foi feita dessa forma uma vez que as tecnologias apresentadas eram comuns a todos os treinamentos estudados. As análises, essencialmente qualitativas, mostraram uma forte preferência do estudantes pelo e-mail como ferramenta de comunicação para os mais diversos propósitos. Mostraram ainda que os estudantes buscam, de forma relativamente organizada, traçar e implementar estratégias, individualmente ou em grupos, de utilização das ferramentas de comunicação com o objetivo de aproveita-las ao máximo, utilizando-as para a maior gama de propósitos possível dentro dos treinamentos. Palavras-chave: educação a distância, treinamento corporativo, comunicação.This study has as it?s core objective the verification of how participants of the distance corporate training use different types of internet based communication. There was also a need to identify the main motivational strategies as well as the barriers that restrain the use of this kind of communication. In order to achieve the core objective, a survey based on personal interviews was done on five banking agencies regarding the behavior of current corporate participants of the distance training (known as ?students?). This survey sought exactly how each participant interacted with the communication tools during the training period. In order to focus on the study, four internet communication tools were chosen: e-mail, newsgroups, help desk and chat. The selection was done this way once the technology shown was common in all training studies. The analyses, mostly qualitatives, have shown the students? preferences for the email as a communication tool for a variety of purposes. They have also shown that students seek in a relatively organized way, sketch and implement strategies, individually or in groups, on the use of communication tools aiming to seize them as best they can and using them for all possible purposes within the training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZwicker, RonaldoBorges Neto, Francisco2004-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23052007-183501/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-23052007-183501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
The use of Internet-based communication technology on distance corporate training: an exploratory study on banking agencies
title O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
spellingShingle O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
Borges Neto, Francisco
bancos
communication
comunicação
corporate training
distance education
educação
educação a distância
tecnologias de comunicação
treinamento a distância
treinamento corporativo
title_short O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
title_full O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
title_fullStr O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
title_full_unstemmed O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
title_sort O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
author Borges Neto, Francisco
author_facet Borges Neto, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zwicker, Ronaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Neto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv bancos
communication
comunicação
corporate training
distance education
educação
educação a distância
tecnologias de comunicação
treinamento a distância
treinamento corporativo
topic bancos
communication
comunicação
corporate training
distance education
educação
educação a distância
tecnologias de comunicação
treinamento a distância
treinamento corporativo
description O presente estudo teve como objetivo central verificar como participantes de treinamentos corporativos a distância utilizam diferentes formas de comunicação baseadas na Internet. Buscou-se ainda identificar quais são os fatores e estratégias que incentivam e quais barreiras impedem o uso destas formas de comunicação. Para a consecução dos objetivos descritos, realizou-se um levantamento, por meio de entrevistas pessoais, do comportamento de participantes de treinamentos corporativos a distância (denominados ?estudantes?) em cinco organizações bancárias. Este levantamento procurou identificar exatamente como cada participante interagiu com as ferramentas de comunicação durante o período do treinamento do qual participou. Com a finalidade de direcionar o estudo, foram selecionadas quatro ferramentas de comunicação baseadas na Internet: correio eletrônico (e-mail), listas de discussão (newsgroups), auxílio ao usuário (help desk) e bate-papo eletrônico (chat). A seleção foi feita dessa forma uma vez que as tecnologias apresentadas eram comuns a todos os treinamentos estudados. As análises, essencialmente qualitativas, mostraram uma forte preferência do estudantes pelo e-mail como ferramenta de comunicação para os mais diversos propósitos. Mostraram ainda que os estudantes buscam, de forma relativamente organizada, traçar e implementar estratégias, individualmente ou em grupos, de utilização das ferramentas de comunicação com o objetivo de aproveita-las ao máximo, utilizando-as para a maior gama de propósitos possível dentro dos treinamentos. Palavras-chave: educação a distância, treinamento corporativo, comunicação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23052007-183501/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23052007-183501/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257361138319360