A blendtividade na formação de palavras: a derivação dos blends na interface entre morfologia, fonologia e pragmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangoni Junior, Cesar Elidio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18062021-182351/
Resumo: Esta dissertação aborda casos de blending (namorido < namorado + marido), enquanto um processo de formação de palavras atuante na interface entre a morfologia, a fonologia e a pragmática, mostrando que uma análise completa do processo deve levar em conta todos estes tipos de informações. Assumindo um modelo híbrido de arquitetura da gramática (com base na Otimidade Distribuída de Trommer (2001)), defendemos que os blends são um subtipo dos compostos (cf. NÓBREGA, 2014; NÓBREGA; PANAGIOTIDIS, 2020) que se caracterizam pela presença de um morfema avaliativo em sua estrutura (cf. PRIETO, 2005; SCHER, 2013, 2016, 2018). Esse morfema é responsável pela leitura apreciativa existente na expressão resultante do processo. Sintaticamente, duas raízes já categorizadas estabelecem entre si uma dada relação sintática (subordinação, atribuição ou coordenação); em seguida, um morfema avaliativo se adjunge à estrutura sintática derivada até o momento e, por fim, um terceiro núcleo categorizador é concatenado à estrutura de maneira a configurar o domínio da composição. O morfema avaliativo presente na estrutura sintática não altera nem a especificação categorial das raízes categorizadas nem a relação sintática entre as raízes, sendo responsável unicamente por uma modificação sintático-semântica na codificação de uma leitura avaliativa por parte do falante acerca de uma dada entidade, de um dado objeto ou de uma dada situação. Esta especificação semântica ocasiona efeitos pragmáticos de jocosidade, afetividade e pejoratividade, por exemplo, revelando a posição do falante diante daquilo que ela diz. Fonologicamente, mostramos que a perda ou a sobreposição fonológica envolvida no processo se caracteriza como um epifenômeno (cf. BYE; SVENONIUS, 2012) da estrutura morfossintática enviada para a inserção de Vocabulário, onde são gerados candidatos a outputs que serão avaliados de acordo com restrições de boa formação morfofonológica, principalmente aquelas da Teoria da Correspondência (cf. BENUA, 1995).
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spelling A blendtividade na formação de palavras: a derivação dos blends na interface entre morfologia, fonologia e pragmáticaBlendtivity in word formation: the derivation of blends in the morphology-phonology-pragmatics interface(Non)Concatenative MorphlogyBlendingBlendingEvaluative MorphologyFormação de palavrasInterface morfologia-fonologia-pragmáticaMorfologia (não)concatenativaMorfologia avaliativaMorphology-phonology-pragmatics InterfaceWord formationEsta dissertação aborda casos de blending (namorido < namorado + marido), enquanto um processo de formação de palavras atuante na interface entre a morfologia, a fonologia e a pragmática, mostrando que uma análise completa do processo deve levar em conta todos estes tipos de informações. Assumindo um modelo híbrido de arquitetura da gramática (com base na Otimidade Distribuída de Trommer (2001)), defendemos que os blends são um subtipo dos compostos (cf. NÓBREGA, 2014; NÓBREGA; PANAGIOTIDIS, 2020) que se caracterizam pela presença de um morfema avaliativo em sua estrutura (cf. PRIETO, 2005; SCHER, 2013, 2016, 2018). Esse morfema é responsável pela leitura apreciativa existente na expressão resultante do processo. Sintaticamente, duas raízes já categorizadas estabelecem entre si uma dada relação sintática (subordinação, atribuição ou coordenação); em seguida, um morfema avaliativo se adjunge à estrutura sintática derivada até o momento e, por fim, um terceiro núcleo categorizador é concatenado à estrutura de maneira a configurar o domínio da composição. O morfema avaliativo presente na estrutura sintática não altera nem a especificação categorial das raízes categorizadas nem a relação sintática entre as raízes, sendo responsável unicamente por uma modificação sintático-semântica na codificação de uma leitura avaliativa por parte do falante acerca de uma dada entidade, de um dado objeto ou de uma dada situação. Esta especificação semântica ocasiona efeitos pragmáticos de jocosidade, afetividade e pejoratividade, por exemplo, revelando a posição do falante diante daquilo que ela diz. Fonologicamente, mostramos que a perda ou a sobreposição fonológica envolvida no processo se caracteriza como um epifenômeno (cf. BYE; SVENONIUS, 2012) da estrutura morfossintática enviada para a inserção de Vocabulário, onde são gerados candidatos a outputs que serão avaliados de acordo com restrições de boa formação morfofonológica, principalmente aquelas da Teoria da Correspondência (cf. BENUA, 1995).This dissertation is about blending (namorido < namorado + marido), as a word formation process in the morphology-phonology-pragmatics interface. Our aim is to show that a thorough analysis of the phenomenon must consider all these aspects of the formation. Assuming a hybrid model of the architecture of the grammar (based on Trommer\'s Distributed Optimality (see TROMMER, 2001), we claim that blends are a subtype of compounds (see NÓBREGA, 2014; NÓBREGA; PANAGIOTIDIS, 2020) characterized by the presence of an evaluative morpheme in their structure (see PRIETO, 2005; SCHER, 2013, 2016, 2018). This morpheme is responsible for the evaluative reading in the expression resulting from this process. Syntactically, two categorized roots establish a given syntactic relation with each other (subordination, attribution or coordination); after that, an evaluative morpheme adjoins to the syntactic structure derived by them, and, eventually, a third categorizing head merges to the structure so that a compound domain is created. The evaluative morpheme in the syntactic structure does not change the root category specification or the syntactic relation between the roots; it is only responsible for the syntactic-semantic change in the evaluative reading codification the speaker attributes to a given entity, object or situation. This semantic specification triggers pragmatic effects of, for example, fun, affectivity and pejorativity, revealing the speaker\'s position towards what she says. Phonologically, we show that the phonological loss or segment overlapping involved in the process can be described as an epiphenomenon (see BYE; SVENONIUS, 2012) of the morphosyntactic structure sent to vocabulary insertion, where the output candidates to be evaluated according to well-formedness morphological conditions (mainly those proposed by Correspondence Theory (see BENUA, 1995)) are generated.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScher, Ana PaulaMarangoni Junior, Cesar Elidio2021-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18062021-182351/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-19T01:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-18062021-182351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-19T01:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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