O teatro euripidiano a partir da encenação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/ |
Resumo: | O presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra. |
id |
USP_ceb3f4c696d1d3850b2b297557c9478f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07102022-170008 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O teatro euripidiano a partir da encenaçãoThe Euripidian theater through stagecraftEncenaçãoEuripidesEurípidesGreek tragedyStagecraftTragédia gregaO presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra.The present work understands the staging as a constitutive part of the tragedy, being therefore part of the playwright\'s creative process, which offers guidelines for its execution through internal rubrics throughout his work. The objective of the present work is to evaluate, using as a case study the analysis of three tragedies by Euripides - Medea, Ion and Orestes, whether in the rescue of the original staging through a systematic reading of the tragic text it is possible to identify traits that characterize the spectacle as typically Euripidean, or whether the identity of the playwright can only be ascertained when the work is understood as a written text. The method used was the reading of the original text, with special attention devoted to everything that could be recognized as an internal rubric, from announcements at the entrance of characters on stage to the use of vocatives and deictics, seeking to recognize traits that referred to what we understand as the typical poetics of Euripides. The analysis resulted in three works reread with clear elements of typically Euripidean stagecraft, bringing as a conclusion the thesis that the playwright\'s identity can be gauged from the performance of the tragedy, not only from the reading of the written version of his work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDuarte, Adriane da SilvaPereira, Luiz Guilherme Couto2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-07T20:06:42Zoai:teses.usp.br:tde-07102022-170008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-07T20:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro euripidiano a partir da encenação The Euripidian theater through stagecraft |
title |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
spellingShingle |
O teatro euripidiano a partir da encenação Pereira, Luiz Guilherme Couto Encenação Euripides Eurípides Greek tragedy Stagecraft Tragédia grega |
title_short |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
title_full |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
title_fullStr |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
title_full_unstemmed |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
title_sort |
O teatro euripidiano a partir da encenação |
author |
Pereira, Luiz Guilherme Couto |
author_facet |
Pereira, Luiz Guilherme Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Adriane da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luiz Guilherme Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Encenação Euripides Eurípides Greek tragedy Stagecraft Tragédia grega |
topic |
Encenação Euripides Eurípides Greek tragedy Stagecraft Tragédia grega |
description |
O presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256769160544256 |