O teatro euripidiano a partir da encenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Guilherme Couto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/
Resumo: O presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra.
id USP_ceb3f4c696d1d3850b2b297557c9478f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07102022-170008
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O teatro euripidiano a partir da encenaçãoThe Euripidian theater through stagecraftEncenaçãoEuripidesEurípidesGreek tragedyStagecraftTragédia gregaO presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra.The present work understands the staging as a constitutive part of the tragedy, being therefore part of the playwright\'s creative process, which offers guidelines for its execution through internal rubrics throughout his work. The objective of the present work is to evaluate, using as a case study the analysis of three tragedies by Euripides - Medea, Ion and Orestes, whether in the rescue of the original staging through a systematic reading of the tragic text it is possible to identify traits that characterize the spectacle as typically Euripidean, or whether the identity of the playwright can only be ascertained when the work is understood as a written text. The method used was the reading of the original text, with special attention devoted to everything that could be recognized as an internal rubric, from announcements at the entrance of characters on stage to the use of vocatives and deictics, seeking to recognize traits that referred to what we understand as the typical poetics of Euripides. The analysis resulted in three works reread with clear elements of typically Euripidean stagecraft, bringing as a conclusion the thesis that the playwright\'s identity can be gauged from the performance of the tragedy, not only from the reading of the written version of his work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDuarte, Adriane da SilvaPereira, Luiz Guilherme Couto2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-07T20:06:42Zoai:teses.usp.br:tde-07102022-170008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-07T20:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro euripidiano a partir da encenação
The Euripidian theater through stagecraft
title O teatro euripidiano a partir da encenação
spellingShingle O teatro euripidiano a partir da encenação
Pereira, Luiz Guilherme Couto
Encenação
Euripides
Eurípides
Greek tragedy
Stagecraft
Tragédia grega
title_short O teatro euripidiano a partir da encenação
title_full O teatro euripidiano a partir da encenação
title_fullStr O teatro euripidiano a partir da encenação
title_full_unstemmed O teatro euripidiano a partir da encenação
title_sort O teatro euripidiano a partir da encenação
author Pereira, Luiz Guilherme Couto
author_facet Pereira, Luiz Guilherme Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Adriane da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Guilherme Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Encenação
Euripides
Eurípides
Greek tragedy
Stagecraft
Tragédia grega
topic Encenação
Euripides
Eurípides
Greek tragedy
Stagecraft
Tragédia grega
description O presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-07102022-170008/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256769160544256