Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15012020-153530/ |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação dialógica existente entre a arte e a pedagogia. Para isso, parto da seguinte pergunta: como as experiências de vida e formação em arte contribuem para que pedagogas e pedagogos dialoguem, em suas práticas em sala de aula, com o campo da arte/educação? Para que este diálogo fosse possível, mergulhei em minha própria experiência de formação, buscando compreender a importância da arte para a minha constituição como educadora. As reflexões são ampliadas no diálogo com quatro pedagogas que também procuram vivenciar experiências em arte como possibilidades para suas práticas educativas. Finalmente, investigo as experiências de vida utilizando uma abordagem autobiográfica, como fonte de conhecimento das relações entre arte e pedagogia. |
id |
USP_cfaa9db269b3eee3bc6bcef0bd0fa515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15012020-153530 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos-"art/education"Art and pedagogyArte e pedagogiaarte/educaçãoautobiografia e práticas de siautobiography and self-practicesformação de pedagogas e pedagogosteacher trainingEsta dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação dialógica existente entre a arte e a pedagogia. Para isso, parto da seguinte pergunta: como as experiências de vida e formação em arte contribuem para que pedagogas e pedagogos dialoguem, em suas práticas em sala de aula, com o campo da arte/educação? Para que este diálogo fosse possível, mergulhei em minha própria experiência de formação, buscando compreender a importância da arte para a minha constituição como educadora. As reflexões são ampliadas no diálogo com quatro pedagogas que também procuram vivenciar experiências em arte como possibilidades para suas práticas educativas. Finalmente, investigo as experiências de vida utilizando uma abordagem autobiográfica, como fonte de conhecimento das relações entre arte e pedagogia.This thesis reflects on the dialogical relationship between art and pedagogy. To do so, I begin by posing the following question: How do life experiences and training in art contribute to the dialogue between educators --within their classroom practices-- and the field of \"art/education\"? In order to make this dialogue possible, I immersed myself in my own lifelong formation experience, seeking to understand the importance of art for my constitution as an educator. The reflections are broadened in a dialogue with four educators who also try to live experiences in art as possibilities for their educational practices. Finally, I investigate life experiences using an autobiographical approach as a source of knowledge of the relationships between art and pedagogy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaFeracin, Gabriela Mafud2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15012020-153530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-15T20:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012020-153530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-15T20:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos - |
title |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
spellingShingle |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos Feracin, Gabriela Mafud "art/education" Art and pedagogy Arte e pedagogia arte/educação autobiografia e práticas de si autobiography and self-practices formação de pedagogas e pedagogos teacher training |
title_short |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
title_full |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
title_fullStr |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
title_full_unstemmed |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
title_sort |
Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos |
author |
Feracin, Gabriela Mafud |
author_facet |
Feracin, Gabriela Mafud |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattar, Sumaya |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feracin, Gabriela Mafud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
"art/education" Art and pedagogy Arte e pedagogia arte/educação autobiografia e práticas de si autobiography and self-practices formação de pedagogas e pedagogos teacher training |
topic |
"art/education" Art and pedagogy Arte e pedagogia arte/educação autobiografia e práticas de si autobiography and self-practices formação de pedagogas e pedagogos teacher training |
description |
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação dialógica existente entre a arte e a pedagogia. Para isso, parto da seguinte pergunta: como as experiências de vida e formação em arte contribuem para que pedagogas e pedagogos dialoguem, em suas práticas em sala de aula, com o campo da arte/educação? Para que este diálogo fosse possível, mergulhei em minha própria experiência de formação, buscando compreender a importância da arte para a minha constituição como educadora. As reflexões são ampliadas no diálogo com quatro pedagogas que também procuram vivenciar experiências em arte como possibilidades para suas práticas educativas. Finalmente, investigo as experiências de vida utilizando uma abordagem autobiográfica, como fonte de conhecimento das relações entre arte e pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15012020-153530/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15012020-153530/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090731262869504 |