O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Debora Silvestre Missias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12072022-152435/
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de literatura voltados ao Ensino Médio, a partir de uma reflexão crítica interdisciplinar, que envolve embasamento teórico, principalmente, dos estudos culturais, dos estudos literários e da educação. Para tanto, foram analisadas as obras didáticas mais vendidas nos anos de 2018, 2019 e 2020 e as mais distribuídas pelo PNLD 2018, para levantamento de dados quantitativos e qualitativos. O caminho da investigação percorre a busca pelo conceito de literatura afro-brasileira, destaca o papel do ensino de literatura e discorre sobre diferentes facetas do livro didático, como mercadoria, subsídio e reflexo de práticas culturais. Essas reflexões são importantes para observação do cumprimento da Lei 10.639/2003 e das tensões e descentramentos que incidem no cânone que constitui o livro didático. Em linhas gerais, constata-se poucos autores e poucas obras literárias afro-brasileiras apresentadas aos alunos, e lacunas relevantes nos textos didáticos, apesar de evidenciarem aspectos que caracterizam a literatura afro-brasileira
id USP_d0eb08ab0f370af43a3885967e448e79
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12072022-152435
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticosThe teaching of Afro-Brazilian literature in textbooksAfro-Brazilian literatureCultural StudiesEnsino de literaturaEstudos culturaisLaw 10.639/2003Lei 10.639/2003Literatura afro-brasileiraLiterature educationLivros didáticosTextbooksEsta pesquisa pretende analisar a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de literatura voltados ao Ensino Médio, a partir de uma reflexão crítica interdisciplinar, que envolve embasamento teórico, principalmente, dos estudos culturais, dos estudos literários e da educação. Para tanto, foram analisadas as obras didáticas mais vendidas nos anos de 2018, 2019 e 2020 e as mais distribuídas pelo PNLD 2018, para levantamento de dados quantitativos e qualitativos. O caminho da investigação percorre a busca pelo conceito de literatura afro-brasileira, destaca o papel do ensino de literatura e discorre sobre diferentes facetas do livro didático, como mercadoria, subsídio e reflexo de práticas culturais. Essas reflexões são importantes para observação do cumprimento da Lei 10.639/2003 e das tensões e descentramentos que incidem no cânone que constitui o livro didático. Em linhas gerais, constata-se poucos autores e poucas obras literárias afro-brasileiras apresentadas aos alunos, e lacunas relevantes nos textos didáticos, apesar de evidenciarem aspectos que caracterizam a literatura afro-brasileiraThis research intends to analyze the explanation of Afro-Brazilian literature in literature textbooks aimed at high school, from an interdisciplinary critical reflection, which involves theoretical basis, mainly, of Cultural Studies, Literary Studies and Education. To this end, the best-selling textbooks in the years 2018, 2019 and 2020 and the most distributed by the PNLD 2018 were analyzed to collect quantitative and qualitative data. The investigation way goes through the search for the concept of Afro-Brazilian literature, emphasizes the role of teaching literature and discusses different facets of the textbook, such as merchandise, subsidy and reflection of cultural practices. These reflections are important to observe the compliance with Law 10.639/2003 and the tensions and decentralizations that affect the canon that constitutes the textbooks. In general, there are few Afro-Brazilian authors and literary works presented to students, and relevant gaps in didactic texts, despite showing aspects that characterize Afro-Brazilian literatureBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello, Jefferson AgostiniAlves, Debora Silvestre Missias2022-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12072022-152435/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-22T13:15:44Zoai:teses.usp.br:tde-12072022-152435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-22T13:15:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
The teaching of Afro-Brazilian literature in textbooks
title O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
spellingShingle O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
Alves, Debora Silvestre Missias
Afro-Brazilian literature
Cultural Studies
Ensino de literatura
Estudos culturais
Law 10.639/2003
Lei 10.639/2003
Literatura afro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
title_short O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
title_full O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
title_fullStr O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
title_full_unstemmed O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
title_sort O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos
author Alves, Debora Silvestre Missias
author_facet Alves, Debora Silvestre Missias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Jefferson Agostini
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Debora Silvestre Missias
dc.subject.por.fl_str_mv Afro-Brazilian literature
Cultural Studies
Ensino de literatura
Estudos culturais
Law 10.639/2003
Lei 10.639/2003
Literatura afro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
topic Afro-Brazilian literature
Cultural Studies
Ensino de literatura
Estudos culturais
Law 10.639/2003
Lei 10.639/2003
Literatura afro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
description Esta pesquisa pretende analisar a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de literatura voltados ao Ensino Médio, a partir de uma reflexão crítica interdisciplinar, que envolve embasamento teórico, principalmente, dos estudos culturais, dos estudos literários e da educação. Para tanto, foram analisadas as obras didáticas mais vendidas nos anos de 2018, 2019 e 2020 e as mais distribuídas pelo PNLD 2018, para levantamento de dados quantitativos e qualitativos. O caminho da investigação percorre a busca pelo conceito de literatura afro-brasileira, destaca o papel do ensino de literatura e discorre sobre diferentes facetas do livro didático, como mercadoria, subsídio e reflexo de práticas culturais. Essas reflexões são importantes para observação do cumprimento da Lei 10.639/2003 e das tensões e descentramentos que incidem no cânone que constitui o livro didático. Em linhas gerais, constata-se poucos autores e poucas obras literárias afro-brasileiras apresentadas aos alunos, e lacunas relevantes nos textos didáticos, apesar de evidenciarem aspectos que caracterizam a literatura afro-brasileira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12072022-152435/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12072022-152435/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256900017586176