Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Izairton Martins do
Data de Publicação: 1969
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-154347/
Resumo: Neste estudo analisa-se o suprimento de carne bovina para a Cidade de São Paulo, descreve-se seu atual sistema de distribuição de carne, determinam-se as margens de comercialização e a política de margem adotada pelos comerciantes varejistas e atacadistas, procurando-se ainda, identificar os principais problemas relacionados com a comercialização. Foram utilizados dados básicos secundários, colhidos junto ao Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e da Fundação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram entrevistados e preenchidos questionários com gerentes de frigoríficos e de emprêsas transportadoras de animais vivos e carnes resfriadas. Com o objetivo de verificar se os “markups” no varejo e no atacado são percentuais ou não, utiliza-se um modêlo de regressão linear simples, sendo o ajustamento feito pelo método dos quadrados mínimos. Além disso, discutem-se os processos e sistemas de compra, transporte, processamento e distribuição de carne bovina na Cidade de São Paulo. Dá-se ênfase à análise dos canais de comercialização atualmente usados.
id USP_d2a92de01a39a503e20dd91303214a39
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-154347
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São PauloCARNE BOVINACOMERCIALIZAÇÃOSÃO PAULONeste estudo analisa-se o suprimento de carne bovina para a Cidade de São Paulo, descreve-se seu atual sistema de distribuição de carne, determinam-se as margens de comercialização e a política de margem adotada pelos comerciantes varejistas e atacadistas, procurando-se ainda, identificar os principais problemas relacionados com a comercialização. Foram utilizados dados básicos secundários, colhidos junto ao Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e da Fundação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram entrevistados e preenchidos questionários com gerentes de frigoríficos e de emprêsas transportadoras de animais vivos e carnes resfriadas. Com o objetivo de verificar se os “markups” no varejo e no atacado são percentuais ou não, utiliza-se um modêlo de regressão linear simples, sendo o ajustamento feito pelo método dos quadrados mínimos. Além disso, discutem-se os processos e sistemas de compra, transporte, processamento e distribuição de carne bovina na Cidade de São Paulo. Dá-se ênfase à análise dos canais de comercialização atualmente usados.This study focuses on certain problems related to the supplying of beef to the city of São Paulo. An attempt is made to describe the present system of distribution of beef, determine profit margins in operation and the policies of both wholesale and retail suppliers, in this way identifying the principal problems related to beef marketing. Basic, secondary data were used gathered from the Institute or Agricultural Economics or the Secretary of Agriculture of the State of São Paulo and the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Managers of cold storage plants and of transportation companies were interviewed and asked, to fill on schedules. This was done both for distributors of frozen meats and for live animals. In order to determine if “mark-ups” were flexible or not a simple linear regression model of analysis was used adjusted through the use of the method of least squares.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNobre, Érico da RochaCarmo, Izairton Martins do1969-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-154347/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T23:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-154347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T23:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
title Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
spellingShingle Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
Carmo, Izairton Martins do
CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
SÃO PAULO
title_short Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
title_full Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
title_fullStr Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
title_sort Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
author Carmo, Izairton Martins do
author_facet Carmo, Izairton Martins do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Érico da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Izairton Martins do
dc.subject.por.fl_str_mv CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
SÃO PAULO
topic CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
SÃO PAULO
description Neste estudo analisa-se o suprimento de carne bovina para a Cidade de São Paulo, descreve-se seu atual sistema de distribuição de carne, determinam-se as margens de comercialização e a política de margem adotada pelos comerciantes varejistas e atacadistas, procurando-se ainda, identificar os principais problemas relacionados com a comercialização. Foram utilizados dados básicos secundários, colhidos junto ao Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e da Fundação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram entrevistados e preenchidos questionários com gerentes de frigoríficos e de emprêsas transportadoras de animais vivos e carnes resfriadas. Com o objetivo de verificar se os “markups” no varejo e no atacado são percentuais ou não, utiliza-se um modêlo de regressão linear simples, sendo o ajustamento feito pelo método dos quadrados mínimos. Além disso, discutem-se os processos e sistemas de compra, transporte, processamento e distribuição de carne bovina na Cidade de São Paulo. Dá-se ênfase à análise dos canais de comercialização atualmente usados.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-154347/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-154347/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090948679860224