Modelo de negócios: proposição de um metamodelo conceitual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-14012013-170419/ |
Resumo: | Uma organização tem como função primordial gerar excedentes rentáveis financeiramente e condizentes com o ambiente relacionado. Uma visão mais integrada e abrangente de como se dão as interações entre empresa e ambiente é essencial ao sucesso corporativo. O complexo Modelo de Negócios surge como estruturador dos conceitos, elementos, diretrizes e nuances relacionados ao estudo das organizações. Com abordagem ampla e estruturada, os Modelos de Negócios propõem análises integradas, direcionadas e focadas em como o ambiente influencia no comportamento organizacional e como esta influência é lida, interpretada e traduzida em estratégias e táticas internamente à firma. No intuito de pesquisar o tema, objetivou-se coletar e estruturar material teórico encontrado na literatura relacionado ao tópico. Um levantamento bibliográfico sistematizado foi realizado, considerando as diversas esferas de análise encontradas. Após a sugestão de uma estruturação racional e análise dos dados, propõe-se o metamodelo conceitual. Este metamodelo almeja incorporar os elementos influenciadores e componentes de um Modelo de Negócio, sendo os influenciadores: Sustentabilidade, Economia, Tecnologia, Aspectos Políticos, Regulatórios e Legais e Aspectos Socioculturais; e os elementos componentes: Análise Integrada, Análise Interna, Estratégia, Valor e Inovação. A partir desta consolidação, levantaram-se as principais considerações e variáveis que compõem seu corpo de análise. Tais variáveis foram verificadas na prática, valendo-se de estudos de caso em empresas da economia nacional. A análise individual e comparativa dos casos com o metamodelo proposto sugere que é crescente a atenção empresarial para os elementos influenciadores, bem como ao que diz respeito ao planejamento estratégico interno. A grande contribuição do metamodelo reside na chance de auxiliar a expansão da capacidade cônscia-analítica dos estrategistas a respeito de seus negócios, apresentando esta estrutura que aloca os elementos de maneira integrada e de fácil visualização. Existem muitas oportunidades de incremento dos estudos dos Modelos de Negócios; uma delas seria o estudo das interações entre os elementos citados e as abordagens destas interações no MN. |
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No intuito de pesquisar o tema, objetivou-se coletar e estruturar material teórico encontrado na literatura relacionado ao tópico. Um levantamento bibliográfico sistematizado foi realizado, considerando as diversas esferas de análise encontradas. Após a sugestão de uma estruturação racional e análise dos dados, propõe-se o metamodelo conceitual. Este metamodelo almeja incorporar os elementos influenciadores e componentes de um Modelo de Negócio, sendo os influenciadores: Sustentabilidade, Economia, Tecnologia, Aspectos Políticos, Regulatórios e Legais e Aspectos Socioculturais; e os elementos componentes: Análise Integrada, Análise Interna, Estratégia, Valor e Inovação. A partir desta consolidação, levantaram-se as principais considerações e variáveis que compõem seu corpo de análise. Tais variáveis foram verificadas na prática, valendo-se de estudos de caso em empresas da economia nacional. A análise individual e comparativa dos casos com o metamodelo proposto sugere que é crescente a atenção empresarial para os elementos influenciadores, bem como ao que diz respeito ao planejamento estratégico interno. A grande contribuição do metamodelo reside na chance de auxiliar a expansão da capacidade cônscia-analítica dos estrategistas a respeito de seus negócios, apresentando esta estrutura que aloca os elementos de maneira integrada e de fácil visualização. Existem muitas oportunidades de incremento dos estudos dos Modelos de Negócios; uma delas seria o estudo das interações entre os elementos citados e as abordagens destas interações no MN.An organization has as core role to generate surpluses financially aligned to its environment. A more integrated and broad approach regarding to the existing interactions among enterprise and environment is capital to the corporate success. The complex Business Model appears as designer of concepts, elements, drivers and nuances related to the businesses research. With this broad and structured approach, the Business Model proposes integrated, driven and focused analysis of how environment does influence an organizational behavior and how this influence is internally perceived, read and translated into strategies and tactics. Based on the intention of study the topic, the research aimed to collect and structure theoretical material found onto the specific literature. A focused survey was conducted, considering whole aspects described by the authors. After organizing rationally the theory, a conceptual metamodel is proposed. This metamodel craves to incorporate the influencer and component elements of a Business Model, being the influencers: Sustainability, Economy, Technology, Political, Regulatory and Legal Aspects and Sociocultural Aspects; and the component elements: Integrated Analysis, Internal Analysis, Strategy, Value and Innovation. From the funded material, main points and key variables to understand were listed. Thus, these points and variables were verified in the market, by a survey within the national economy. The individual and cross analysis between these case studies and the proposed metamodel suggest that organizations are spending some energy and attention on influencer elements, as well as on the entrepreneurial strategic planning. The great contribution of the metamodel relies on the chance to support and increase self analytical and aware capacity of the executives, regarding to their own businesses, showing this structure that allocates those elements by an integrated and easily understand way. There are many opportunities to increment the Business Model study; one of them is to research the interactions of the listed elements and the overcome translation inside the Business Model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakahashi, SérgioRausch, Gabriel2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-14012013-170419/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14012013-170419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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