Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Helen Moreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-13052019-141844/
Resumo: As empresas de base tecnológica, especialmente em fase inicial, têm a sua capacidade de criar valor de mercado em função das competências que estão incorporadas nas figuras dos empreendedores. Torna-se importante, portanto, analisar os processos que canalizam sistematicamente a aprendizagem individual para o nível organizacional e que, assim, criam novas estruturas, sistemas, procedimentos e rotinas e estratégias nas startups. O objetivo geral deste estudo foi analisar os processos de mobilização e transferência de competências de empreendedores, para a promoção da aprendizagem organizacional de empresas incubadas de base tecnológica. Para este objetivo geral ser alcançado, foram traçados três objetivos específicos, que determinaram a divisão do estudo em três etapas sequenciais. Os objetivos foram: 1) mapear as competências de empreendedores com startups de base tecnológica incubadas; 2) identificar quais são as competências mais aplicadas no negócio e processos de socialização e codificação mais utilizados em cada uma delas, de acordo com a visão dos empreendedores e, por último, 3) descrever os processos de mobilização, socialização e codificação de competências empreendedoras. Foram definidas 10 dimensões gerais de competências empreendedoras, a saber: planejamento em curto prazo, planejamento em longo prazo, liderança, gestão administrativa, relacionamento, visão empreendedora, aprendizagem empreendedora, maturidade, comprometimento e inovação. Estas dimensões são representativas de empreendedores no contexto de incubação, ou seja, em estágios iniciais, e retratam a relevância da aplicação de algumas (comprometimento, aprendizagem empreendedora e relacionamento) em detrimento de outras (liderança e planejamento em longo prazo). O mecanismo de socialização através de conversas informais foi apontado como o mais utilizado para a transferência de competências para a promoção de aprendizagem organizacional. Por outro lado, na análise dos episódios críticos de aprendizagem foi possível notar que os processos de codificação através de mudanças em práticas e políticas organizacionais também são frequentes, e por muitas vezes estão relacionadas às competências de inovação. Os episódios críticos de aprendizagem foram úteis para analisar o processo de aprendizagem que se dá a partir da aquisição da competência individual até a sua tradução para o nível organizacional da startup. Este estudo contribui para mitigar lacunas no que diz respeito aos processos de aprendizagem em empresas em estágios iniciais
id USP_d39dc59975c902333a285ff11e8f0db8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052019-141844
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológicaAnalysis of individual and organizational learning processes in technology-based incubated startupsAprendizagem individualAprendizagem organizacionalEmpreendedorismoEntrepreneurshipIncubaçãoIncubationIndividual learningOrganizational learningAs empresas de base tecnológica, especialmente em fase inicial, têm a sua capacidade de criar valor de mercado em função das competências que estão incorporadas nas figuras dos empreendedores. Torna-se importante, portanto, analisar os processos que canalizam sistematicamente a aprendizagem individual para o nível organizacional e que, assim, criam novas estruturas, sistemas, procedimentos e rotinas e estratégias nas startups. O objetivo geral deste estudo foi analisar os processos de mobilização e transferência de competências de empreendedores, para a promoção da aprendizagem organizacional de empresas incubadas de base tecnológica. Para este objetivo geral ser alcançado, foram traçados três objetivos específicos, que determinaram a divisão do estudo em três etapas sequenciais. Os objetivos foram: 1) mapear as competências de empreendedores com startups de base tecnológica incubadas; 2) identificar quais são as competências mais aplicadas no negócio e processos de socialização e codificação mais utilizados em cada uma delas, de acordo com a visão dos empreendedores e, por último, 3) descrever os processos de mobilização, socialização e codificação de competências empreendedoras. Foram definidas 10 dimensões gerais de competências empreendedoras, a saber: planejamento em curto prazo, planejamento em longo prazo, liderança, gestão administrativa, relacionamento, visão empreendedora, aprendizagem empreendedora, maturidade, comprometimento e inovação. Estas dimensões são representativas de empreendedores no contexto de incubação, ou seja, em estágios iniciais, e retratam a relevância da aplicação de algumas (comprometimento, aprendizagem empreendedora e relacionamento) em detrimento de outras (liderança e planejamento em longo prazo). O mecanismo de socialização através de conversas informais foi apontado como o mais utilizado para a transferência de competências para a promoção de aprendizagem organizacional. Por outro lado, na análise dos episódios críticos de aprendizagem foi possível notar que os processos de codificação através de mudanças em práticas e políticas organizacionais também são frequentes, e por muitas vezes estão relacionadas às competências de inovação. Os episódios críticos de aprendizagem foram úteis para analisar o processo de aprendizagem que se dá a partir da aquisição da competência individual até a sua tradução para o nível organizacional da startup. Este estudo contribui para mitigar lacunas no que diz respeito aos processos de aprendizagem em empresas em estágios iniciaisTechnology-based companies, especially in the initial phases, have the abilities to create market value according to the entrepreneurs skills. It is therefore important to analyze the processes that systematize the individual learning to the organizational level and thus create new structures, systems, procedures and routines and strategies in the startups. The objective of this study was to analyze the competencies mobilization and transfer processes for the promotion of organizational learning of the incubated technology-based startups. To achieve this general objective, three specific objectives were defined, which determined the division of the study into three sequential stages. The objectives were: 1) to map the competencies of entrepreneurs with incubated technology-based startups; 2) identify which are the competencies most applied by the entrepreneurs and the socialization and codification processes most used for each of them, according to the entrepreneurs\' perception and, finally, 3) describe the processes of mobilization, socialization and codification of entrepreneurial competencies. Ten general dimensions of entrepreneurship skills were defined: short-term planning, long-term planning, leadership, administrative management, relationship, entrepreneurial vision, entrepreneurial learning, maturity, commitment and innovation. These dimensions are representative of entrepreneurs in the context of incubation, that is, in the initial stages, and portray the relevance of the application of some (commitment, entrepreneurial learning and relationship) to the detriment of others (leadership and long-term planning). The mechanism of socialization through informal conversations was pointed out as the most used for the transfer of competences for the promotion of organizational learning. On the other hand, in the analysis of the critical episodes of learning it was possible to note that the processes of codification through changes in organizational practices and policies are also frequent, and are often related to innovation skills. Critical learning episodes were useful to analyze the learning process from the acquisition of individual competence to its translation to the organizational level of the startup. This study helps mitigate gaps in learning processes of early-stage companiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSticca, Marina GreghiSilva, Flávia Helen Moreira da2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-13052019-141844/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:53:45Zoai:teses.usp.br:tde-13052019-141844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:53:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
Analysis of individual and organizational learning processes in technology-based incubated startups
title Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
spellingShingle Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
Silva, Flávia Helen Moreira da
Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Incubação
Incubation
Individual learning
Organizational learning
title_short Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
title_full Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
title_fullStr Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
title_full_unstemmed Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
title_sort Análise de processos de aprendizagem individual e organizacional em empresas incubadas de base tecnológica
author Silva, Flávia Helen Moreira da
author_facet Silva, Flávia Helen Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sticca, Marina Greghi
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Helen Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Incubação
Incubation
Individual learning
Organizational learning
topic Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Incubação
Incubation
Individual learning
Organizational learning
description As empresas de base tecnológica, especialmente em fase inicial, têm a sua capacidade de criar valor de mercado em função das competências que estão incorporadas nas figuras dos empreendedores. Torna-se importante, portanto, analisar os processos que canalizam sistematicamente a aprendizagem individual para o nível organizacional e que, assim, criam novas estruturas, sistemas, procedimentos e rotinas e estratégias nas startups. O objetivo geral deste estudo foi analisar os processos de mobilização e transferência de competências de empreendedores, para a promoção da aprendizagem organizacional de empresas incubadas de base tecnológica. Para este objetivo geral ser alcançado, foram traçados três objetivos específicos, que determinaram a divisão do estudo em três etapas sequenciais. Os objetivos foram: 1) mapear as competências de empreendedores com startups de base tecnológica incubadas; 2) identificar quais são as competências mais aplicadas no negócio e processos de socialização e codificação mais utilizados em cada uma delas, de acordo com a visão dos empreendedores e, por último, 3) descrever os processos de mobilização, socialização e codificação de competências empreendedoras. Foram definidas 10 dimensões gerais de competências empreendedoras, a saber: planejamento em curto prazo, planejamento em longo prazo, liderança, gestão administrativa, relacionamento, visão empreendedora, aprendizagem empreendedora, maturidade, comprometimento e inovação. Estas dimensões são representativas de empreendedores no contexto de incubação, ou seja, em estágios iniciais, e retratam a relevância da aplicação de algumas (comprometimento, aprendizagem empreendedora e relacionamento) em detrimento de outras (liderança e planejamento em longo prazo). O mecanismo de socialização através de conversas informais foi apontado como o mais utilizado para a transferência de competências para a promoção de aprendizagem organizacional. Por outro lado, na análise dos episódios críticos de aprendizagem foi possível notar que os processos de codificação através de mudanças em práticas e políticas organizacionais também são frequentes, e por muitas vezes estão relacionadas às competências de inovação. Os episódios críticos de aprendizagem foram úteis para analisar o processo de aprendizagem que se dá a partir da aquisição da competência individual até a sua tradução para o nível organizacional da startup. Este estudo contribui para mitigar lacunas no que diz respeito aos processos de aprendizagem em empresas em estágios iniciais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-13052019-141844/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-13052019-141844/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256933491277824