Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Aaron Sena Cerqueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163614/
Resumo: Com esta tese, objetivamos entender a construção da consciência histórica de jovens estudantes a partir de reflexões sobre acontecimentos que lhes são contemporâneos. Nossa hipótese foi a de que perspectivas sobre o tempo presente, em suas dimensões política, econômica, social e cultural, influenciariam neste processo. De fato, no período em que os dados da pesquisa foram coletados, importantes acontecimentos no Brasil ganhavam projeção nos mais diferentes tipos de mídia. Poderiam estes eventos converterem-se em carências de orientação? Em outras palavras, seriam problemas capazes de incitar os/as participantes a buscar respostas na experiência do passado para, assim, efetuar as projeções de futuro? A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada no Bairro Butantã, em São Paulo/SP e dividiu-se em dois momentos. No primeiro, realizado em 2016, empreendemos a uma observação participante, por meio da qual acompanhamos as aulas de história em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta etapa, aplicamos 3 instrumentos: inicialmente, com o intuito de construir o perfil socioeconômico e cultural dos participantes; em seguida, perscrutar as ideias prévias evidenciadas em aula e; finalmente, analisar as operações do pensamento histórico em torno de concepções relacionadas ao Brasil hodierno. Realizado em 2017, o segundo momento da pesquisa baseouse em nova coleta de dados por meio de um instrumento que visava perceber as ideias de senso comum acerca do nosso país, de modo a ressaltar uma articulação temporal. Seguindo os pressupostos da Grounded Theory e com auxílio de um software computacional, o IRAMUTEQ, analisamos os dados que demonstraram a construção da consciência histórica dos/as jovens estudantes a partir de uma situação de crise. Evidenciamos, portanto, que os problemas atuais, apontados pelos/as participantes, incitaram-lhes a buscar respostas na experiência do passado para explicar o presente e, assim, efetuar as projeções de futuro.
id USP_d3c8d6a521119f30626beced13599bb2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03102019-163614
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantesBrazil in times of crisis: a study on the historical consciousness of young studentsConsciência históricaDidactics of historyDidática da históriaEducação históricaEnsino de históriaHistorical consciousnessHistorical educationHistory teachingRepresentações sociaisSocial representationsCom esta tese, objetivamos entender a construção da consciência histórica de jovens estudantes a partir de reflexões sobre acontecimentos que lhes são contemporâneos. Nossa hipótese foi a de que perspectivas sobre o tempo presente, em suas dimensões política, econômica, social e cultural, influenciariam neste processo. De fato, no período em que os dados da pesquisa foram coletados, importantes acontecimentos no Brasil ganhavam projeção nos mais diferentes tipos de mídia. Poderiam estes eventos converterem-se em carências de orientação? Em outras palavras, seriam problemas capazes de incitar os/as participantes a buscar respostas na experiência do passado para, assim, efetuar as projeções de futuro? A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada no Bairro Butantã, em São Paulo/SP e dividiu-se em dois momentos. No primeiro, realizado em 2016, empreendemos a uma observação participante, por meio da qual acompanhamos as aulas de história em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta etapa, aplicamos 3 instrumentos: inicialmente, com o intuito de construir o perfil socioeconômico e cultural dos participantes; em seguida, perscrutar as ideias prévias evidenciadas em aula e; finalmente, analisar as operações do pensamento histórico em torno de concepções relacionadas ao Brasil hodierno. Realizado em 2017, o segundo momento da pesquisa baseouse em nova coleta de dados por meio de um instrumento que visava perceber as ideias de senso comum acerca do nosso país, de modo a ressaltar uma articulação temporal. Seguindo os pressupostos da Grounded Theory e com auxílio de um software computacional, o IRAMUTEQ, analisamos os dados que demonstraram a construção da consciência histórica dos/as jovens estudantes a partir de uma situação de crise. Evidenciamos, portanto, que os problemas atuais, apontados pelos/as participantes, incitaram-lhes a buscar respostas na experiência do passado para explicar o presente e, assim, efetuar as projeções de futuro.With this thesis, we aim to understand the construction of historical consciousness of young students from reflections on events that are contemporary. Our hypothesis was that perspectives on present time, in their political, economic, social and cultural dimensions, would influence this process. In fact, during the period in which the research data were collected, important events in Brazil gained projection in the most different types of media. Could these events become a lack of guidance? In other words, would they be problems that might prompt participants to seek answers in past experience in order to make future projections? The research was carried out in a public school located in the Butantã neighborhood, in São Paulo/SP and divided into two moments. In the first one, held in 2016, we embarked on a participant observation, through which we accompany the history classes from the 6th to the 9th year of Elementary School and from the 1st to the 3rd year of High School. In this stage, we applied three instruments: initially, with the purpose of constructing the socioeconomic and cultural profile of the participants; then, to examine the previous ideas evidenced in class and; finally, to analyze the operations of historical thought around conceptions related to modern Brazil. Realized in 2017, the second moment of the research was based on a new data collection through an instrument that aimed to perceive the common sense ideas about our country, in order to emphasize a temporal articulation. Following the assumptions of Grounded Theory and with the help of computer software, IRAMUTEQ, we analyzed the data that demonstrated the construction of the historical consciousness of the young students from a crisis situation. Thus, the present problems pointed out by the participants stimulated them to seek answers in the past experience to explain the present and thus to make the projections of the future.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Katia Maria AbudReis, Aaron Sena Cerqueira2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163614/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:32:16Zoai:teses.usp.br:tde-03102019-163614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:32:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
Brazil in times of crisis: a study on the historical consciousness of young students
title Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
spellingShingle Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
Reis, Aaron Sena Cerqueira
Consciência histórica
Didactics of history
Didática da história
Educação histórica
Ensino de história
Historical consciousness
Historical education
History teaching
Representações sociais
Social representations
title_short Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
title_full Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
title_fullStr Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
title_full_unstemmed Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
title_sort Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
author Reis, Aaron Sena Cerqueira
author_facet Reis, Aaron Sena Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Katia Maria Abud
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aaron Sena Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
Didactics of history
Didática da história
Educação histórica
Ensino de história
Historical consciousness
Historical education
History teaching
Representações sociais
Social representations
topic Consciência histórica
Didactics of history
Didática da história
Educação histórica
Ensino de história
Historical consciousness
Historical education
History teaching
Representações sociais
Social representations
description Com esta tese, objetivamos entender a construção da consciência histórica de jovens estudantes a partir de reflexões sobre acontecimentos que lhes são contemporâneos. Nossa hipótese foi a de que perspectivas sobre o tempo presente, em suas dimensões política, econômica, social e cultural, influenciariam neste processo. De fato, no período em que os dados da pesquisa foram coletados, importantes acontecimentos no Brasil ganhavam projeção nos mais diferentes tipos de mídia. Poderiam estes eventos converterem-se em carências de orientação? Em outras palavras, seriam problemas capazes de incitar os/as participantes a buscar respostas na experiência do passado para, assim, efetuar as projeções de futuro? A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada no Bairro Butantã, em São Paulo/SP e dividiu-se em dois momentos. No primeiro, realizado em 2016, empreendemos a uma observação participante, por meio da qual acompanhamos as aulas de história em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta etapa, aplicamos 3 instrumentos: inicialmente, com o intuito de construir o perfil socioeconômico e cultural dos participantes; em seguida, perscrutar as ideias prévias evidenciadas em aula e; finalmente, analisar as operações do pensamento histórico em torno de concepções relacionadas ao Brasil hodierno. Realizado em 2017, o segundo momento da pesquisa baseouse em nova coleta de dados por meio de um instrumento que visava perceber as ideias de senso comum acerca do nosso país, de modo a ressaltar uma articulação temporal. Seguindo os pressupostos da Grounded Theory e com auxílio de um software computacional, o IRAMUTEQ, analisamos os dados que demonstraram a construção da consciência histórica dos/as jovens estudantes a partir de uma situação de crise. Evidenciamos, portanto, que os problemas atuais, apontados pelos/as participantes, incitaram-lhes a buscar respostas na experiência do passado para explicar o presente e, assim, efetuar as projeções de futuro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163614/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163614/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256701036658688