Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conforti, Cristine Marie Tedeschi
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
Resumo: Com base em textos autobiográficos dos ficcionistas Jorge Luis Borges, José Saramago e Umberto Eco, dos físicos Albert Einstein e Richard Feynman, e do biólogo e psicólogo Jean Piaget, o trabalho examina os percursos e procedimentos de aprendizagem desses expertos nas áreas de Literatura e Ciências, em conjunto com a construção da subjetividade que emerge da escrita autobiográfica. Considerando as condições instáveis do objeto de investigação -- uma epistemologia pessoal e incompleta, depreendida de um relato evocado pela memória -- o trabalho enfoca tais autobiografias do ponto de vista da estrutura narrativa, ou seja, como a forma da escritura expressa um conteúdo complexo: o sujeito e seu conhecimento, o sujeito que se constrói emaranhado ao saber que traz sentido à vida e ao próprio relato da vida. Para a interpretação das autobiografias são utilizados procedimentos da teoria literária, bem como fundamentos da psicologia, psicanálise e epistemologia; ancorada na análise do texto, a interpretação abrange a avaliação do papel da afetividade, da educação formal e informal e do contexto histórico e sócio-cultural na constituição do conhecimento em sujeitos, cujo itinerário cognitivo se concretizou em obras consagradas universalmente. Para além da descrição e confirmação de talentos, o que se pretende, sobretudo, é discutir a abrangência desses relatos singulares sobre as condições para descobertas, aquisições e transformações de saberes e, conseqüentemente, sobre a acessibilidade potencial do conhecimento a todos os homens.
id USP_d416ca791a2a924560fdc2cd07f86366
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062008-102810
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistasEpistemology of the experts: subjectivity and knowledge in autobiografies of writers and cientists.AutobiografiaAutobiographyCientistas e ficcionistasCientists and writersConhecimentoEpistemologiaEpistemologyKnowledgeSubjectivitySubjetividadeCom base em textos autobiográficos dos ficcionistas Jorge Luis Borges, José Saramago e Umberto Eco, dos físicos Albert Einstein e Richard Feynman, e do biólogo e psicólogo Jean Piaget, o trabalho examina os percursos e procedimentos de aprendizagem desses expertos nas áreas de Literatura e Ciências, em conjunto com a construção da subjetividade que emerge da escrita autobiográfica. Considerando as condições instáveis do objeto de investigação -- uma epistemologia pessoal e incompleta, depreendida de um relato evocado pela memória -- o trabalho enfoca tais autobiografias do ponto de vista da estrutura narrativa, ou seja, como a forma da escritura expressa um conteúdo complexo: o sujeito e seu conhecimento, o sujeito que se constrói emaranhado ao saber que traz sentido à vida e ao próprio relato da vida. Para a interpretação das autobiografias são utilizados procedimentos da teoria literária, bem como fundamentos da psicologia, psicanálise e epistemologia; ancorada na análise do texto, a interpretação abrange a avaliação do papel da afetividade, da educação formal e informal e do contexto histórico e sócio-cultural na constituição do conhecimento em sujeitos, cujo itinerário cognitivo se concretizou em obras consagradas universalmente. Para além da descrição e confirmação de talentos, o que se pretende, sobretudo, é discutir a abrangência desses relatos singulares sobre as condições para descobertas, aquisições e transformações de saberes e, conseqüentemente, sobre a acessibilidade potencial do conhecimento a todos os homens.Based on autobiographical texts by the writers Jorge Luis Borges, José Saramago and Umberto Eco, the physicists Albert Einstein and Richard Feynman, and the psychologist and biologist Jean Piaget, this work examines how the process of growing up and learning contributes to constructing the subjectivity that emerges from the autobiographical writings of these experts in the areas of Literature and Sciences. Taking into account the unstable conditions of the object of investigation -- the personal and incomplete epistemology derived from a text evoked by memory -- this work focuses on such autobiographies from the point of view of their narrative structure, that is, how the way of writing expresses a complex content: the subject and his knowledge, the individual entangled in the very knowledge that brings sense to life and to the retelling of life. In order to interpret the autobiographies, literary theory is used, as well as founding principles of psychology, psychoanalysis, and epistemology; anchored in text analysis, the interpretation reaches into the evaluation of the role of affection, of formal and informal education, and of the historical, social and cultural contexts in the building of knowledge in individuals whose cognitive processes were made concrete in their universally acclaimed works. More than the mere description and confirmation of talents, this paper discusses the relevance of these singular texts to the discoveries, acquisitions and transformation of different intelligences and, consequently, how others may access this knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocco, Maria Thereza FragaConforti, Cristine Marie Tedeschi2008-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-25062008-102810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
Epistemology of the experts: subjectivity and knowledge in autobiografies of writers and cientists.
title Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
spellingShingle Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
Conforti, Cristine Marie Tedeschi
Autobiografia
Autobiography
Cientistas e ficcionistas
Cientists and writers
Conhecimento
Epistemologia
Epistemology
Knowledge
Subjectivity
Subjetividade
title_short Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
title_full Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
title_fullStr Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
title_full_unstemmed Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
title_sort Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
author Conforti, Cristine Marie Tedeschi
author_facet Conforti, Cristine Marie Tedeschi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocco, Maria Thereza Fraga
dc.contributor.author.fl_str_mv Conforti, Cristine Marie Tedeschi
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Autobiography
Cientistas e ficcionistas
Cientists and writers
Conhecimento
Epistemologia
Epistemology
Knowledge
Subjectivity
Subjetividade
topic Autobiografia
Autobiography
Cientistas e ficcionistas
Cientists and writers
Conhecimento
Epistemologia
Epistemology
Knowledge
Subjectivity
Subjetividade
description Com base em textos autobiográficos dos ficcionistas Jorge Luis Borges, José Saramago e Umberto Eco, dos físicos Albert Einstein e Richard Feynman, e do biólogo e psicólogo Jean Piaget, o trabalho examina os percursos e procedimentos de aprendizagem desses expertos nas áreas de Literatura e Ciências, em conjunto com a construção da subjetividade que emerge da escrita autobiográfica. Considerando as condições instáveis do objeto de investigação -- uma epistemologia pessoal e incompleta, depreendida de um relato evocado pela memória -- o trabalho enfoca tais autobiografias do ponto de vista da estrutura narrativa, ou seja, como a forma da escritura expressa um conteúdo complexo: o sujeito e seu conhecimento, o sujeito que se constrói emaranhado ao saber que traz sentido à vida e ao próprio relato da vida. Para a interpretação das autobiografias são utilizados procedimentos da teoria literária, bem como fundamentos da psicologia, psicanálise e epistemologia; ancorada na análise do texto, a interpretação abrange a avaliação do papel da afetividade, da educação formal e informal e do contexto histórico e sócio-cultural na constituição do conhecimento em sujeitos, cujo itinerário cognitivo se concretizou em obras consagradas universalmente. Para além da descrição e confirmação de talentos, o que se pretende, sobretudo, é discutir a abrangência desses relatos singulares sobre as condições para descobertas, aquisições e transformações de saberes e, conseqüentemente, sobre a acessibilidade potencial do conhecimento a todos os homens.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091066176995328