Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Madalena Monteiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-09032021-145424/
Resumo: Esta dissertação apresenta o trabalho realizado pela pesquisadora utilizando os contos de tradição oral em processos de aprendizagem ao longo de 20 anos de prática como arte-educadora. A investigação tem como foco a relação entre aprendizagem e contos de tradição oral e considera a hipótese de que a vivência com tais contos aciona um caminho de aprendizagem que outras intervenções não fazem, exercendo significativo papel no processo educativo. Como uma das fontes de inspiração, o presente estudo traz uma síntese da abordagem teórico-poética proposta por Regina Machado para a formação de professores de Artes, e a partir daí narra três experiências: o uso dos contos de tradição oral na alfabetização de crianças; a formação de voluntárias contadoras de histórias; e a formação continuada de docentes de áreas não diretamente ligadas à Arte. Para isso, utiliza fotografias, relatórios, planejamentos, trechos de diário de bordo e textos reflexivos coletados ao longo do percurso, bem como questionários respondidos por alguns profissionais que participaram dos processos formativos citados na pesquisa. O propósito do trabalho é revelar as contribuições da arte de contar histórias para práticas educativas em diferentes contextos, no sentido da ampliação do olhar de educadores para o uso específico de contos como ferramentas de mobilização da aprendizagem.
id USP_d6320d8b0e13e07b99fecd7550d373be
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032021-145424
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem-Abordagem teórico-poéticaAlfabetizaçãoAprendizagem dialógicaArt-educationArte-educaçãoContos de tradição oralDialogical LearningFormação de professoresLiteracyTales of oral traditionTeacher trainingTheoretic-poetic approachEsta dissertação apresenta o trabalho realizado pela pesquisadora utilizando os contos de tradição oral em processos de aprendizagem ao longo de 20 anos de prática como arte-educadora. A investigação tem como foco a relação entre aprendizagem e contos de tradição oral e considera a hipótese de que a vivência com tais contos aciona um caminho de aprendizagem que outras intervenções não fazem, exercendo significativo papel no processo educativo. Como uma das fontes de inspiração, o presente estudo traz uma síntese da abordagem teórico-poética proposta por Regina Machado para a formação de professores de Artes, e a partir daí narra três experiências: o uso dos contos de tradição oral na alfabetização de crianças; a formação de voluntárias contadoras de histórias; e a formação continuada de docentes de áreas não diretamente ligadas à Arte. Para isso, utiliza fotografias, relatórios, planejamentos, trechos de diário de bordo e textos reflexivos coletados ao longo do percurso, bem como questionários respondidos por alguns profissionais que participaram dos processos formativos citados na pesquisa. O propósito do trabalho é revelar as contribuições da arte de contar histórias para práticas educativas em diferentes contextos, no sentido da ampliação do olhar de educadores para o uso específico de contos como ferramentas de mobilização da aprendizagem.This dissertation presents the work done by the researcher using tales of oral tradition in learning processes throughout twenty years of her practice as an art educator. The research focuses on the interrogation of the relationship between learning and oral tradition tales and considers the hypothesis that the experience of contact with such tales triggers a learning path that other interventions do not trigger, playing a significant role in the educational process. As one of its sources of inspiration, the research shows a synthesis of the theoretic-poetic approach for the formation of Art teachers proposed by Regina Machado and, on this basis, it narrates three experiences: the use of oral tradition tales in the literacy of children; the formation of storytelling volunteers; and, the continued formation of teachers in areas that are not directly related to Art. To support her work, the author uses photographs, reports, planning, logbook passages, and reflective texts collected along the way, as well as questionnaires answered by some professionals who participated in the formative processes cited in the survey. The purpose of the work is to reveal the contributions of the art of telling stories to educational practices in different contexts, in the sense of broadening the view of educators for the specific use of tales as tools for mobilizing learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Regina Stela BarcelosRocha, Maria Madalena Monteiro da2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-09032021-145424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-09T22:03:01Zoai:teses.usp.br:tde-09032021-145424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-09T22:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
-
title Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
spellingShingle Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
Rocha, Maria Madalena Monteiro da
Abordagem teórico-poética
Alfabetização
Aprendizagem dialógica
Art-education
Arte-educação
Contos de tradição oral
Dialogical Learning
Formação de professores
Literacy
Tales of oral tradition
Teacher training
Theoretic-poetic approach
title_short Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
title_full Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
title_fullStr Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
title_sort Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
author Rocha, Maria Madalena Monteiro da
author_facet Rocha, Maria Madalena Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Regina Stela Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Madalena Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem teórico-poética
Alfabetização
Aprendizagem dialógica
Art-education
Arte-educação
Contos de tradição oral
Dialogical Learning
Formação de professores
Literacy
Tales of oral tradition
Teacher training
Theoretic-poetic approach
topic Abordagem teórico-poética
Alfabetização
Aprendizagem dialógica
Art-education
Arte-educação
Contos de tradição oral
Dialogical Learning
Formação de professores
Literacy
Tales of oral tradition
Teacher training
Theoretic-poetic approach
description Esta dissertação apresenta o trabalho realizado pela pesquisadora utilizando os contos de tradição oral em processos de aprendizagem ao longo de 20 anos de prática como arte-educadora. A investigação tem como foco a relação entre aprendizagem e contos de tradição oral e considera a hipótese de que a vivência com tais contos aciona um caminho de aprendizagem que outras intervenções não fazem, exercendo significativo papel no processo educativo. Como uma das fontes de inspiração, o presente estudo traz uma síntese da abordagem teórico-poética proposta por Regina Machado para a formação de professores de Artes, e a partir daí narra três experiências: o uso dos contos de tradição oral na alfabetização de crianças; a formação de voluntárias contadoras de histórias; e a formação continuada de docentes de áreas não diretamente ligadas à Arte. Para isso, utiliza fotografias, relatórios, planejamentos, trechos de diário de bordo e textos reflexivos coletados ao longo do percurso, bem como questionários respondidos por alguns profissionais que participaram dos processos formativos citados na pesquisa. O propósito do trabalho é revelar as contribuições da arte de contar histórias para práticas educativas em diferentes contextos, no sentido da ampliação do olhar de educadores para o uso específico de contos como ferramentas de mobilização da aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-09032021-145424/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-09032021-145424/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256827796914176