O gênero carta do Leitor: uma proposta de ensino do FLE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-31052023-103714/ |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos o funcionamento lingüístico-discursivo da carta do leitor, um gênero discursivo do jornalismo, com o objetivo de verificar de que modo a transposição didática desse gênero no ensino do francês língua estrangeira auxilia os alunos nas atividades de compreensão e produção de textos. Nossa abordagem teórica apoia-se na noção de gênero do discurso de Bakhtin, definido pelo tema, estilo e composição. Partindo do pressuposto de que todo texto se insere num gênero do discurso marcado por características sócio-históricas, investigamos as principais classificações elaboradas na lingüística para dar conta da heterogeneidade composicional dos gêneros, chegando à tipologia seqüencial de Jean-Michel Adam, que prevê a existência de cinco seqüências prototípicas na organização textual (narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal). A carta do leitor, um gênero produzido por leitores da imprensa, caracteriza-se pela tomada de posição do locutor, que organiza seu texto em função dos propósitos comunicativos desejados, prevendo-se aí diferentes modos de composição textual. A experiência didática foi realizada com alunos do nível 5 (intermediário) do curso de francês extracurricular da FFLCH-USP. Nosso corpus é constituído de cartas do leitor autênticas, publicadas em jornais e revistas franceses, e de produções dos alunos. A experiência nos permitiu constatar que a leitura e a produção de cartas do leitor coloca em evidência os saberes adquiridos do aprendiz: as competências comunicativa ou genérica, enciclopédica, lingüística e textual. Por outro lado, a familiarização com o gênero promove a assimilação de práticas discursivas e aspectos culturais da língua de estudo. Essa abordagem privilegia o caráter dinâmico da linguagem, estabelecendo o elo necessário entre os conteúdos ensinados e a prática viva da língua em contexto pedagógico |
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O gênero carta do Leitor: uma proposta de ensino do FLEIndisponibleCarta do leitorEnseignement/apprentissage du R.EEnsino/aprendizagem do A.EGêneros do discursoGenre du discoursLettre de lecteurTipos textuaisTransposição didáticaTransposition didactiqueTypes textuelsNeste trabalho, analisamos o funcionamento lingüístico-discursivo da carta do leitor, um gênero discursivo do jornalismo, com o objetivo de verificar de que modo a transposição didática desse gênero no ensino do francês língua estrangeira auxilia os alunos nas atividades de compreensão e produção de textos. Nossa abordagem teórica apoia-se na noção de gênero do discurso de Bakhtin, definido pelo tema, estilo e composição. Partindo do pressuposto de que todo texto se insere num gênero do discurso marcado por características sócio-históricas, investigamos as principais classificações elaboradas na lingüística para dar conta da heterogeneidade composicional dos gêneros, chegando à tipologia seqüencial de Jean-Michel Adam, que prevê a existência de cinco seqüências prototípicas na organização textual (narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal). A carta do leitor, um gênero produzido por leitores da imprensa, caracteriza-se pela tomada de posição do locutor, que organiza seu texto em função dos propósitos comunicativos desejados, prevendo-se aí diferentes modos de composição textual. A experiência didática foi realizada com alunos do nível 5 (intermediário) do curso de francês extracurricular da FFLCH-USP. Nosso corpus é constituído de cartas do leitor autênticas, publicadas em jornais e revistas franceses, e de produções dos alunos. A experiência nos permitiu constatar que a leitura e a produção de cartas do leitor coloca em evidência os saberes adquiridos do aprendiz: as competências comunicativa ou genérica, enciclopédica, lingüística e textual. Por outro lado, a familiarização com o gênero promove a assimilação de práticas discursivas e aspectos culturais da língua de estudo. Essa abordagem privilegia o caráter dinâmico da linguagem, estabelecendo o elo necessário entre os conteúdos ensinados e a prática viva da língua em contexto pedagógicoDans cette recherche, nous avons analysé le fonctionnement linguistique et discursif de la lettre de lecteur, un genre du discours appartenant à la sphere joumalistique, dans le but d\'observer de quelle manjere la transposition didactique de ce genre dans l\'enseignement/ apprentissage du français langue étrangere peut aider Jes éleves dans Ies activités de compréhension et production de textes. Notre approche théorique se fonde dans la notion de genre du discours chez Bakhtine, défini par le theme, style et structure compositionnelle. Présupposant que tout texte appartient à un genre du discours socio-rustoriquement inscrit, nous avons étudié les principaJes classifications élaborées en linguistique visant à rendre cornpte de l\'hétérogénéité compositionnelle des genres. La typologie séquentielle de JeanMichel Adam conçoit que l\' organisation textuelle est composée de cinq séquences prototypiques (narrative, descriptive, explicative, argumentative et dialogale). La lettre de lecteur, un genre produit parles lecteurs de la presse, se caractérise par la prise de position du locuteur, qui organise son texte selon les visées communicatives envisagées, et l\'on peut y prévoir différents modes de composition textuelle. L\'expérience didactique a été entreprise avec des érudiants de niveau 5 (intermédiaire) du cours de français extra-curriculaire de la FR..CH-USP. Notre corpus est constitué de lettres de lecteur authentiques publiées dans des joumaux et revues français et de textes produits par Jes éleves. L\'éxpérience nous permet de conclure que la lecture et la production de lettres de Jecteur met en évidence les savoirs acquis de l\'éleve: les compétences cornmunicative ou générique, encyclopédique, linguistique et textuelle. D\'un autre côté, la familiarisation avec le genre promeut l\'assimilation de pratiques discursives et aspects culturels de la tangue d\'étude. Cette approche privilégie le caractere dynamique du langage à travers I\' établissement du lien nécessaire entre les contenus enseignés et la pratique vivante de la tangue en contexte pédagogiqueBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIshihara, TokikoChaves, Aline Saddi2004-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-31052023-103714/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-31T13:41:43Zoai:teses.usp.br:tde-31052023-103714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-31T13:41:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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