A aplicação adaptada do método PBL (Problem Based Learning) nas séries iniciais: um recurso para a significância do aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolino, Josué
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-095531/
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos com a aplicação do método PBL (Problem Based Learnig) para estudos extracurriculares no Ensino Fundamental. Os estudos tiveram como base os PCN que prevêem conteúdos básicos de Física nas aulas de Ciências, mas de acordo com o currículo acabam tendo uma parcela menor de desenvolvimento em sala de aula. Partindo deste pressuposto planejou-se aplicar um Projeto que contribuísse sem causar impactos no planejamento do professor. Foram realizadas reuniões de acordo com a sequencia didática para a discussão e definição do Projeto. Quanto aos procedimentos técnicos foi realizada uma Pesquisa-Ação, analisando inicialmente o conhecimento prévio e após o Projeto verificaram-se os conhecimentos adquiridos. Com o auxílio das professoras os alunos verificaram o \"problema\" e organizaram-se em grupos cooperativos para o desafio de construir um carrinho de corrida com material reciclado propulsionado a ar. Sem utilizar água ou qualquer equipamento eletrônico os alunos iniciaram a pesquisa, discussão, coleta e separação dos materiais, sempre com o apoio da família e dos membros dos grupos. Pretendeu-se também responder as perguntas: a Aprendizagem Baseada em Projetos pode complementar o ensino de Ciências nas séries iniciais e contribuir para uma aprendizagem significativa? Dentro dos procedimentos metodológicos, aplicou-se uma Avaliação Diagnóstica Inicial para a análise dos conhecimentos prévios do aluno sobre os conteúdos, Mapa Conceitual e avaliação diagnóstica final para averiguar a evolução dos conhecimentos acerca dos conteúdos de Física e a argumentação científica desenvolvida. Ainda na fase de aplicação aconteceu uma \"corrida final\", na qual os alunos em grupos de seis integrantes participaram, registraram e discutiram os resultados obtidos por todos os grupos participantes. Preocupou-se com a análise e os registros de forma geral utilizando algumas técnicas avaliação, como por exemplo, registros escritos, depoimentos e explicações individuais dos fenômenos observados. Para verificar a evolução da argumentação científica e a construção dos conceitos a partir de hipóteses utilizaram-se os modelos de Toulmin e Lawson. Fez-se um levantamento bibliográfico sobre a literatura atual e de bases teóricas que sustentam as metodologias ativas.
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spelling A aplicação adaptada do método PBL (Problem Based Learning) nas séries iniciais: um recurso para a significância do aprendizadoProject Adapted application the PBL method (Problem Based Learning) in the elementary school: a resource for the significance of learningAprendizagem baseada em projetos; Ensino fundamental; Ensino de ciências; Metodologias ativas; ProblemasProject-based learning; Elementary School; Science teaching; Active methodologies; ProblemsO objetivo deste trabalho foi verificar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos com a aplicação do método PBL (Problem Based Learnig) para estudos extracurriculares no Ensino Fundamental. Os estudos tiveram como base os PCN que prevêem conteúdos básicos de Física nas aulas de Ciências, mas de acordo com o currículo acabam tendo uma parcela menor de desenvolvimento em sala de aula. Partindo deste pressuposto planejou-se aplicar um Projeto que contribuísse sem causar impactos no planejamento do professor. Foram realizadas reuniões de acordo com a sequencia didática para a discussão e definição do Projeto. Quanto aos procedimentos técnicos foi realizada uma Pesquisa-Ação, analisando inicialmente o conhecimento prévio e após o Projeto verificaram-se os conhecimentos adquiridos. Com o auxílio das professoras os alunos verificaram o \"problema\" e organizaram-se em grupos cooperativos para o desafio de construir um carrinho de corrida com material reciclado propulsionado a ar. Sem utilizar água ou qualquer equipamento eletrônico os alunos iniciaram a pesquisa, discussão, coleta e separação dos materiais, sempre com o apoio da família e dos membros dos grupos. Pretendeu-se também responder as perguntas: a Aprendizagem Baseada em Projetos pode complementar o ensino de Ciências nas séries iniciais e contribuir para uma aprendizagem significativa? Dentro dos procedimentos metodológicos, aplicou-se uma Avaliação Diagnóstica Inicial para a análise dos conhecimentos prévios do aluno sobre os conteúdos, Mapa Conceitual e avaliação diagnóstica final para averiguar a evolução dos conhecimentos acerca dos conteúdos de Física e a argumentação científica desenvolvida. Ainda na fase de aplicação aconteceu uma \"corrida final\", na qual os alunos em grupos de seis integrantes participaram, registraram e discutiram os resultados obtidos por todos os grupos participantes. Preocupou-se com a análise e os registros de forma geral utilizando algumas técnicas avaliação, como por exemplo, registros escritos, depoimentos e explicações individuais dos fenômenos observados. Para verificar a evolução da argumentação científica e a construção dos conceitos a partir de hipóteses utilizaram-se os modelos de Toulmin e Lawson. Fez-se um levantamento bibliográfico sobre a literatura atual e de bases teóricas que sustentam as metodologias ativas.The objective of this work was to verify the use of Project Based Learning with the application of the Problem Based Learning (PBL) method for extracurricular studies in Elementary School. The studies were based on PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) predict basic contents of Physics in science classes, but according to the curriculum they end up having a smaller portion of development in the classroom. Starting from this assumption it was planned to apply a Project that contributed without causing impacts on the teacher\'s planning. Meetings were held according to the didactic sequence for the discussion and definition of the Project. As for the technical procedures, a Research-Action was carried out, initially analyzing the previous knowledge and after the Project verified the acquired knowledge. With the help of the teachers the students verified the \"problem\" and organized themselves in cooperative groups for the challenge of constructing a race car with recycled material propelled by air. Without using water or any electronic equipment, they began the research, discussion, collection and separation of materials, always with the support of the family and the members of the groups. It was also intended to answer the questions: Can Project-Based Learning complement science teaching in the initial grades and contribute to meaningful learning? Within the methodological procedures, an Initial Diagnostic Assessment was applied for the analysis of the student\'s previous knowledge about the contents, Conceptual Map and final diagnostic evaluation to ascertain the evolution of the knowledge about the contents of Physics and the scientific argument developed. Also in the application phase was a \"final race\", in which the students in groups of six members participated, registered and discussed the results obtained by all the participating groups. He worried about analysis and records in general using some evaluation techniques, such as written records, testimonials and individual explanations of the phenomena observed. In order to verify the evolution of the scientific argumentation and the construction of the concepts from hypotheses we used the models of Toulmin and Lawson. A literature review was made on the current literature and on theoretical bases that support the active methodologies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCapri, Maria da RosaBertolino, Josué2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-095531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-29032017-095531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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