Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/ |
Resumo: | A excessiva fragmentação disciplinar que marca o cenário educacional atual trouxe a ideia de competência para o centro das atenções. Sobretudo, após a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, tal noção tem sido frequentemente referenciada, e seu significado, algumas vezes, não se eleva minimamente em relação às noções do senso comum. Assim, o debate sobre as competências em suas relações simbióticas com os conteúdos disciplinares corre o risco do desgaste de uma noção que pode ser extremamente fecunda na reorganização do trabalho escolar. Essa tese propõe uma reflexão sobre a ideia de competência e seu significado educacional. A ultrapassagem dos significados atribuídos à noção de competência no senso comum foi efetivada por meio de um estudo teórico sobre essa noção. Decorrente desse estudo, esse trabalho ressalta os três elementos constitutivos da ideia de competência: pessoalidade, mobilização e âmbito. Ao final de nosso percurso teórico, sintetizamos os resultados obtidos em uma frase: A competência pessoal é constituída por um espectro de capacidades que se revelam numa ação consciente, autônoma, com objetivos a serem atingidos por meio da mobilização de recursos, em situações inéditas, de incerteza, em contextos específicos. Refletir sobre a ideia de competência e seu significado educacional significa enraizar essa ideia na escola. Isso implica, em primeira instância, olhar o aluno como pessoa com um espectro de competências, considerar um espectro de competências do professor, organizar o currículo como um mapa de possibilidades de escolhas, elaborar o planejamento tendo em vista a superação da fragmentação disciplinar e compreender a avaliação de aprendizagem como um espectro de instrumentos. Essas implicações foram alinhavadas, ao final do trabalho. Muitos outros prolongamentos resultantes da reflexão realizada foram apenas vislumbrados, e poderão ser desenvolvidos em trabalhos futuros. |
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Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionaisUne réflexion sur l´idée de compétence et son significat éducationnelcompétencecompetênciaconhecimentoconnaissancecontextecontextocurrículocurriculumdisciplinadisciplineensinofagmentationfragmentaçãol´enseignemetpessoasujetA excessiva fragmentação disciplinar que marca o cenário educacional atual trouxe a ideia de competência para o centro das atenções. Sobretudo, após a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, tal noção tem sido frequentemente referenciada, e seu significado, algumas vezes, não se eleva minimamente em relação às noções do senso comum. Assim, o debate sobre as competências em suas relações simbióticas com os conteúdos disciplinares corre o risco do desgaste de uma noção que pode ser extremamente fecunda na reorganização do trabalho escolar. Essa tese propõe uma reflexão sobre a ideia de competência e seu significado educacional. A ultrapassagem dos significados atribuídos à noção de competência no senso comum foi efetivada por meio de um estudo teórico sobre essa noção. Decorrente desse estudo, esse trabalho ressalta os três elementos constitutivos da ideia de competência: pessoalidade, mobilização e âmbito. Ao final de nosso percurso teórico, sintetizamos os resultados obtidos em uma frase: A competência pessoal é constituída por um espectro de capacidades que se revelam numa ação consciente, autônoma, com objetivos a serem atingidos por meio da mobilização de recursos, em situações inéditas, de incerteza, em contextos específicos. Refletir sobre a ideia de competência e seu significado educacional significa enraizar essa ideia na escola. Isso implica, em primeira instância, olhar o aluno como pessoa com um espectro de competências, considerar um espectro de competências do professor, organizar o currículo como um mapa de possibilidades de escolhas, elaborar o planejamento tendo em vista a superação da fragmentação disciplinar e compreender a avaliação de aprendizagem como um espectro de instrumentos. Essas implicações foram alinhavadas, ao final do trabalho. Muitos outros prolongamentos resultantes da reflexão realizada foram apenas vislumbrados, e poderão ser desenvolvidos em trabalhos futuros.L´excessive fragmentation disciplinaire qui marque l´actuel scénario educationnel a mis en relief l´idée de compétence. Surtout après la réalisation du premier Examen National de l´Enseignement Moyen, en 1998, cette notion a été souvent citée, et sa signification, quelques fois, ne s´équivale pas par rapport aux notions du sens commun. De cette façon, le débat sur les compétences dans ces relations symbiotiques avec les contenus disciplinaires risque d´être consumé d´une notion qui peut être extremement fertile dans la réorganisation du travail escolaire. Cette thèse propose une réflexion sur l´idée de compétence et sa signification éducationnelle. Le dépassement des significations atribuées à la notion de compétence au sens commun a été réalisé par une étude théorique sur cette notion. Comme conséquence de cette étude, ce travail met en relief les trois éléments constitutifs de l´idée de compétence: pessoalité, mobilisation et champ d´action. À la fin de notre parcours théorique, on a synthétisé les résultats obtenus en une phrase: La compétence personnelle est constituée par un spectre de capacités qui se révèlent dans une action cosnciente, autônome, avec des objectifs à être atteints par la mobilisation de resources, en situations inédites, d´incertitude, dans des contextes spécifiques. Réfléchir sur l´idée de compétence et sa signification éducationnelle ça veut dire enraciner cette idée dans l´école. Cela implique, en premier lieu, regarder l´élève comme une personne avec un spectre de compétences, considérer un spectre de compétences du professeur, organiser le curricullum comme un mape de possibilitées de choix, élaborer la planification, vu la supération de la fragmentation disciplinaire et comprendre l´ évaluation de l´aprentissage comme un spectre d´ instruments. Ces implications ont été disposées, à la fin du travail. D´autres prolongements résultants de la réfléxion réalisée ont été seulement aperçus, et pourront être développés en des travaux futures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseSilva, Eliane Reame da2010-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-14062010-115447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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