Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Reame da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
Resumo: A excessiva fragmentação disciplinar que marca o cenário educacional atual trouxe a ideia de competência para o centro das atenções. Sobretudo, após a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, tal noção tem sido frequentemente referenciada, e seu significado, algumas vezes, não se eleva minimamente em relação às noções do senso comum. Assim, o debate sobre as competências em suas relações simbióticas com os conteúdos disciplinares corre o risco do desgaste de uma noção que pode ser extremamente fecunda na reorganização do trabalho escolar. Essa tese propõe uma reflexão sobre a ideia de competência e seu significado educacional. A ultrapassagem dos significados atribuídos à noção de competência no senso comum foi efetivada por meio de um estudo teórico sobre essa noção. Decorrente desse estudo, esse trabalho ressalta os três elementos constitutivos da ideia de competência: pessoalidade, mobilização e âmbito. Ao final de nosso percurso teórico, sintetizamos os resultados obtidos em uma frase: A competência pessoal é constituída por um espectro de capacidades que se revelam numa ação consciente, autônoma, com objetivos a serem atingidos por meio da mobilização de recursos, em situações inéditas, de incerteza, em contextos específicos. Refletir sobre a ideia de competência e seu significado educacional significa enraizar essa ideia na escola. Isso implica, em primeira instância, olhar o aluno como pessoa com um espectro de competências, considerar um espectro de competências do professor, organizar o currículo como um mapa de possibilidades de escolhas, elaborar o planejamento tendo em vista a superação da fragmentação disciplinar e compreender a avaliação de aprendizagem como um espectro de instrumentos. Essas implicações foram alinhavadas, ao final do trabalho. Muitos outros prolongamentos resultantes da reflexão realizada foram apenas vislumbrados, e poderão ser desenvolvidos em trabalhos futuros.
id USP_d8c674f3ef070a75197ef23e53627d19
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14062010-115447
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionaisUne réflexion sur l´idée de compétence et son significat éducationnelcompétencecompetênciaconhecimentoconnaissancecontextecontextocurrículocurriculumdisciplinadisciplineensinofagmentationfragmentaçãol´enseignemetpessoasujetA excessiva fragmentação disciplinar que marca o cenário educacional atual trouxe a ideia de competência para o centro das atenções. Sobretudo, após a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, tal noção tem sido frequentemente referenciada, e seu significado, algumas vezes, não se eleva minimamente em relação às noções do senso comum. Assim, o debate sobre as competências em suas relações simbióticas com os conteúdos disciplinares corre o risco do desgaste de uma noção que pode ser extremamente fecunda na reorganização do trabalho escolar. Essa tese propõe uma reflexão sobre a ideia de competência e seu significado educacional. A ultrapassagem dos significados atribuídos à noção de competência no senso comum foi efetivada por meio de um estudo teórico sobre essa noção. Decorrente desse estudo, esse trabalho ressalta os três elementos constitutivos da ideia de competência: pessoalidade, mobilização e âmbito. Ao final de nosso percurso teórico, sintetizamos os resultados obtidos em uma frase: A competência pessoal é constituída por um espectro de capacidades que se revelam numa ação consciente, autônoma, com objetivos a serem atingidos por meio da mobilização de recursos, em situações inéditas, de incerteza, em contextos específicos. Refletir sobre a ideia de competência e seu significado educacional significa enraizar essa ideia na escola. Isso implica, em primeira instância, olhar o aluno como pessoa com um espectro de competências, considerar um espectro de competências do professor, organizar o currículo como um mapa de possibilidades de escolhas, elaborar o planejamento tendo em vista a superação da fragmentação disciplinar e compreender a avaliação de aprendizagem como um espectro de instrumentos. Essas implicações foram alinhavadas, ao final do trabalho. Muitos outros prolongamentos resultantes da reflexão realizada foram apenas vislumbrados, e poderão ser desenvolvidos em trabalhos futuros.L´excessive fragmentation disciplinaire qui marque l´actuel scénario educationnel a mis en relief l´idée de compétence. Surtout après la réalisation du premier Examen National de l´Enseignement Moyen, en 1998, cette notion a été souvent citée, et sa signification, quelques fois, ne s´équivale pas par rapport aux notions du sens commun. De cette façon, le débat sur les compétences dans ces relations symbiotiques avec les contenus disciplinaires risque d´être consumé d´une notion qui peut être extremement fertile dans la réorganisation du travail escolaire. Cette thèse propose une réflexion sur l´idée de compétence et sa signification éducationnelle. Le dépassement des significations atribuées à la notion de compétence au sens commun a été réalisé par une étude théorique sur cette notion. Comme conséquence de cette étude, ce travail met en relief les trois éléments constitutifs de l´idée de compétence: pessoalité, mobilisation et champ d´action. À la fin de notre parcours théorique, on a synthétisé les résultats obtenus en une phrase: La compétence personnelle est constituée par un spectre de capacités qui se révèlent dans une action cosnciente, autônome, avec des objectifs à être atteints par la mobilisation de resources, en situations inédites, d´incertitude, dans des contextes spécifiques. Réfléchir sur l´idée de compétence et sa signification éducationnelle ça veut dire enraciner cette idée dans l´école. Cela implique, en premier lieu, regarder l´élève comme une personne avec un spectre de compétences, considérer un spectre de compétences du professeur, organiser le curricullum comme un mape de possibilitées de choix, élaborer la planification, vu la supération de la fragmentation disciplinaire et comprendre l´ évaluation de l´aprentissage comme un spectre d´ instruments. Ces implications ont été disposées, à la fin du travail. D´autres prolongements résultants de la réfléxion réalisée ont été seulement aperçus, et pourront être développés en des travaux futures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseSilva, Eliane Reame da2010-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-14062010-115447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
Une réflexion sur l´idée de compétence et son significat éducationnel
title Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
spellingShingle Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
Silva, Eliane Reame da
compétence
competência
conhecimento
connaissance
contexte
contexto
currículo
curriculum
disciplina
discipline
ensino
fagmentation
fragmentação
l´enseignemet
pessoa
sujet
title_short Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
title_full Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
title_fullStr Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
title_sort Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais
author Silva, Eliane Reame da
author_facet Silva, Eliane Reame da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Nilson Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Reame da
dc.subject.por.fl_str_mv compétence
competência
conhecimento
connaissance
contexte
contexto
currículo
curriculum
disciplina
discipline
ensino
fagmentation
fragmentação
l´enseignemet
pessoa
sujet
topic compétence
competência
conhecimento
connaissance
contexte
contexto
currículo
curriculum
disciplina
discipline
ensino
fagmentation
fragmentação
l´enseignemet
pessoa
sujet
description A excessiva fragmentação disciplinar que marca o cenário educacional atual trouxe a ideia de competência para o centro das atenções. Sobretudo, após a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, tal noção tem sido frequentemente referenciada, e seu significado, algumas vezes, não se eleva minimamente em relação às noções do senso comum. Assim, o debate sobre as competências em suas relações simbióticas com os conteúdos disciplinares corre o risco do desgaste de uma noção que pode ser extremamente fecunda na reorganização do trabalho escolar. Essa tese propõe uma reflexão sobre a ideia de competência e seu significado educacional. A ultrapassagem dos significados atribuídos à noção de competência no senso comum foi efetivada por meio de um estudo teórico sobre essa noção. Decorrente desse estudo, esse trabalho ressalta os três elementos constitutivos da ideia de competência: pessoalidade, mobilização e âmbito. Ao final de nosso percurso teórico, sintetizamos os resultados obtidos em uma frase: A competência pessoal é constituída por um espectro de capacidades que se revelam numa ação consciente, autônoma, com objetivos a serem atingidos por meio da mobilização de recursos, em situações inéditas, de incerteza, em contextos específicos. Refletir sobre a ideia de competência e seu significado educacional significa enraizar essa ideia na escola. Isso implica, em primeira instância, olhar o aluno como pessoa com um espectro de competências, considerar um espectro de competências do professor, organizar o currículo como um mapa de possibilidades de escolhas, elaborar o planejamento tendo em vista a superação da fragmentação disciplinar e compreender a avaliação de aprendizagem como um espectro de instrumentos. Essas implicações foram alinhavadas, ao final do trabalho. Muitos outros prolongamentos resultantes da reflexão realizada foram apenas vislumbrados, e poderão ser desenvolvidos em trabalhos futuros.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256964722065408