O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e a promoção do lazer: um estudo de caso no Centro Esportivo do Jardim Lavínia no município de São Bernardo do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Evandro Brandão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-28052019-225536/
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral analisar o desenvolvimento de uma política pública de lazer e esporte recreativo de abrangência nacional, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), promovido pelo então Ministério do Esporte, atual Secretaria Especial do Esporte, em parceria com o município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no Centro Esportivo do Jardim Lavínia. Tal pesquisa se justificou mediante a necessidade de se estudar e compreender o desenvolvimento dessa política pública enquanto e sua relação com a promoção do lazer e do esporte recreativo enquanto direitos sociais. A escolha do espaço se deu pelo fato do mesmo ter recebido três edições do programa, inclusive com a realização de uma dessas edições, acontecendo concomitantemente ao desenvolvimento da presente pesquisa. Os objetivos específicos da pesquisa compreenderam a análise das diretrizes e princípios do programa, relacionando-os com a execução das atividades em um núcleo de atividades previamente escolhido. Buscou, ainda, verificar a aplicabilidade desses princípios e diretrizes, assim como, identificar possíveis impactos promovidos pelas ações do programa na percepção dos beneficiários e gestores envolvidos com a sua execução. Em relação à metodologia, foi um estudo qualitativo, realizado mediante a combinação das pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Com o propósito de investigar os princípios e o desenvolvimento do PELC, realizei uma pesquisa documental sobre os documentos que fundamentam o programa, assim como o levantamento bibliográfico dos estudos relacionados ao campo do lazer e das políticas públicas. Em relação à pesquisa de campo, optei pelo estudo de caso, utilizando a observação participante como instrumento principal de coleta de informações, devidamente complementadas por entrevistas centradas com os gestores do programa e semiestruturadas com os beneficiados. Entre os principais resultados que podem ser apontados na pesquisa de campo são que muitos dos princípios e diretrizes previstos nos documentos que fundamentam o programa se efetivam na prática junto à comunidade. Depoimentos dos beneficiados salientam que eles percebem as diferenças do PELC em relação a outros programas e iniciativas semelhantes, assim como associam a frequência nas oficinas e eventos promovidos pelo programa a momentos de prazer e satisfação pessoal. Também observei a prevalência dos interesses físico-desportivos do lazer na estruturação e oferta das oficinas, no entanto, bem como o atendimento aos princípios da valorização da cultura corporal local, intergeracionalidade, autonomia e gestão participativa nas ações do programa. Percebi, ainda, o alinhamento dos gestores e agentes sociais com os objetivos e diretrizes do programa, assim como uma boa relação entre o PELC e os demais projetos promovidos no equipamento esportivo. Entretanto, ainda existe possibilidade de ampliação dos conteúdos do lazer a serem desenvolvidos, além da apropriação do espaço pela comunidade nos finais de semana e a possibilidade da oferta de oficinas e eventos que contemplem a faixa etária de crianças e adolescentes
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spelling O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e a promoção do lazer: um estudo de caso no Centro Esportivo do Jardim Lavínia no município de São Bernardo do CampoThe City Sports and Leisure Program (PELC) and the promotion of leisure: a case study at the Jardim Lavinia Sports Center in the municipality of São Bernardo do CampoAtividades de lazerCommunity participationLeisure activitiesParticipação da comunidadePolítica públicaPublic policyO presente estudo teve por objetivo geral analisar o desenvolvimento de uma política pública de lazer e esporte recreativo de abrangência nacional, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), promovido pelo então Ministério do Esporte, atual Secretaria Especial do Esporte, em parceria com o município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no Centro Esportivo do Jardim Lavínia. Tal pesquisa se justificou mediante a necessidade de se estudar e compreender o desenvolvimento dessa política pública enquanto e sua relação com a promoção do lazer e do esporte recreativo enquanto direitos sociais. A escolha do espaço se deu pelo fato do mesmo ter recebido três edições do programa, inclusive com a realização de uma dessas edições, acontecendo concomitantemente ao desenvolvimento da presente pesquisa. Os objetivos específicos da pesquisa compreenderam a análise das diretrizes e princípios do programa, relacionando-os com a execução das atividades em um núcleo de atividades previamente escolhido. Buscou, ainda, verificar a aplicabilidade desses princípios e diretrizes, assim como, identificar possíveis impactos promovidos pelas ações do programa na percepção dos beneficiários e gestores envolvidos com a sua execução. Em relação à metodologia, foi um estudo qualitativo, realizado mediante a combinação das pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Com o propósito de investigar os princípios e o desenvolvimento do PELC, realizei uma pesquisa documental sobre os documentos que fundamentam o programa, assim como o levantamento bibliográfico dos estudos relacionados ao campo do lazer e das políticas públicas. Em relação à pesquisa de campo, optei pelo estudo de caso, utilizando a observação participante como instrumento principal de coleta de informações, devidamente complementadas por entrevistas centradas com os gestores do programa e semiestruturadas com os beneficiados. Entre os principais resultados que podem ser apontados na pesquisa de campo são que muitos dos princípios e diretrizes previstos nos documentos que fundamentam o programa se efetivam na prática junto à comunidade. Depoimentos dos beneficiados salientam que eles percebem as diferenças do PELC em relação a outros programas e iniciativas semelhantes, assim como associam a frequência nas oficinas e eventos promovidos pelo programa a momentos de prazer e satisfação pessoal. Também observei a prevalência dos interesses físico-desportivos do lazer na estruturação e oferta das oficinas, no entanto, bem como o atendimento aos princípios da valorização da cultura corporal local, intergeracionalidade, autonomia e gestão participativa nas ações do programa. Percebi, ainda, o alinhamento dos gestores e agentes sociais com os objetivos e diretrizes do programa, assim como uma boa relação entre o PELC e os demais projetos promovidos no equipamento esportivo. Entretanto, ainda existe possibilidade de ampliação dos conteúdos do lazer a serem desenvolvidos, além da apropriação do espaço pela comunidade nos finais de semana e a possibilidade da oferta de oficinas e eventos que contemplem a faixa etária de crianças e adolescentesThe objective of this study was to analyze the development of a public policy of leisure and recreational sports of national scope, the City Sports and Leisure Program (PELC), promoted by the then Ministry of Sports, the current Special Secretariat of Sport, in partnership with the municipality of São Bernardo do Campo, São Paulo, at the Lavinia Garden Sports Center. Such research was justified by the need to study and understand the development of this public policy while and its relation to the promotion of leisure and recreational sports as social rights. The field for space was due to the fact that it received three editions of the program, including the accomplishment of one of these editions, concomitantly to the development of this research. The specific objectives of the research included the analysis of program guidelines and principles, relating them to the execution of activities in a previously chosen core of activities. It also sought to verify the applicability of these principles and guidelines, as well as to identify possible impacts promoted by the actions of the program in the perception of the beneficiaries and managers involved in its execution. Regarding methodology, it was a qualitative study, carried out through a combination of bibliographical, documentary and empirical research. With the purpose of investigating the principles and the development of the PELC, I carried out a documentary research on the documents that underlie the program, as well as the bibliographical survey of the studies related to the field of leisure and public policies. In relation to the field research, I chose the case study, using participant observation as the main instrument of information collection, duly complemented by interviews focused with the program managers and semi-structured with the beneficiaries. Among the main results that can be pointed out in the field research are that many of the principles and guidelines provided in the documents that underlie the program are effective in practice with the community. Testimonials from the beneficiaries point out that they perceive the differences of the PELC in relation to other similar programs and initiatives, as well as associate the frequency in the workshops and events promoted by the program to moments of pleasure and personal satisfaction. I also observed the prevalence of physical and sporting interests of leisure in the structuring and supply of workshops, however, as well as compliance with the principles of valorization of local body culture, intergenerationality, autonomy and participatory management in the actions of the program. I also saw the alignment of managers and social agents with the objectives and guidelines of the program, as well as a good relationship between the PELC and other projects promoted in sports equipment. However, there is still scope for expanding the content of leisure to be developed, as well as the appropriation of space by the community on weekends and the possibility of offering workshops and events that contemplate the age range of children and adolescentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStoppa, Edmur AntonioSecco, Evandro Brandão2019-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-28052019-225536/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-28052019-225536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T18:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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