Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Maria Lívia Nobre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-28092023-112801/
Resumo: Este trabalho investiga as relações entre teatro e luta armada em São Paulo entre 1968 e 1970, período que compreende o início, o auge e o declínio das ações de guerrilha na cidade. São analisadas quatro experiências artísticas: Os fuzis da dona Tereza Carrar, uma montagem do Teatro dos Universitários de São Paulo de 1968, dirigida por Flávio Império, que parte de uma peça de Bertolt Brecht para convocar o público a aderir à resistência ativa contra a ditadura; a Primeira Feira Paulista de Opinião, um espetáculo mural, do mesmo ano, que reúne representantes das principais tendências da cena politizada, sob direção de Augusto Boal, e coloca o dilema da luta armada a partir da perspectiva do campo da cultura; o teatro jornal, conjunto de técnicas desenvolvidas por Boal com o Núcleo Independente em 1970, que faz uso simbólico de algumas estratégias da luta armada e se apresenta como meio para a ação política; e os experimentos teatrais realizados no mesmo ano por um grupo de militantes recolhidas no Presídio Tiradentes com a condução da diretora Heleny Guariba, encarcerada por sua militância na Vanguarda Popular Revolucionária. As ações que elas produzem indicam, da prisão, relações estabelecidas nos palcos e nas ruas entre o teatro e a guerrilha. O estudo examina essas relações em seus temas, formas e modo de produção e procura compreender como o teatro foi influenciado pelo imaginário da militância política, algo que repercute na radicalização do público estudantil dos espetáculos, talvez o maior vínculo entre o teatro e a guerrilha.
id USP_e1528aa4cd861c0e2aaa2a8ad42afbf7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092023-112801
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970Under the streets, over the stages: theater and armed struggle in São Paulo, 1968-1970.Brazilian theaterDictatorshipDitaduraGuerrilhaGuerrillaPolitical theaterStudent's theaterTeatro brasileiroTeatro políticoTeatro universitárioEste trabalho investiga as relações entre teatro e luta armada em São Paulo entre 1968 e 1970, período que compreende o início, o auge e o declínio das ações de guerrilha na cidade. São analisadas quatro experiências artísticas: Os fuzis da dona Tereza Carrar, uma montagem do Teatro dos Universitários de São Paulo de 1968, dirigida por Flávio Império, que parte de uma peça de Bertolt Brecht para convocar o público a aderir à resistência ativa contra a ditadura; a Primeira Feira Paulista de Opinião, um espetáculo mural, do mesmo ano, que reúne representantes das principais tendências da cena politizada, sob direção de Augusto Boal, e coloca o dilema da luta armada a partir da perspectiva do campo da cultura; o teatro jornal, conjunto de técnicas desenvolvidas por Boal com o Núcleo Independente em 1970, que faz uso simbólico de algumas estratégias da luta armada e se apresenta como meio para a ação política; e os experimentos teatrais realizados no mesmo ano por um grupo de militantes recolhidas no Presídio Tiradentes com a condução da diretora Heleny Guariba, encarcerada por sua militância na Vanguarda Popular Revolucionária. As ações que elas produzem indicam, da prisão, relações estabelecidas nos palcos e nas ruas entre o teatro e a guerrilha. O estudo examina essas relações em seus temas, formas e modo de produção e procura compreender como o teatro foi influenciado pelo imaginário da militância política, algo que repercute na radicalização do público estudantil dos espetáculos, talvez o maior vínculo entre o teatro e a guerrilha.This study aims to investigate the relationship between theater and armed struggle in São Paulo from 1968 to 1970, period that comprises the beginning, the rise and the decline of the guerrilla actions in the city. Four artistic experiences are analyzed: Os fuzis da dona Tereza Carrar [Dona Tereza Carrars Rifles], a 1968 production from Teatro dos Universitários de São Paulo, directed by Flávio Império, based on a play from Bertolt Brecht to summon the public to join the active resistance against the dictatorship; Primeira Feira Paulista de Opinião [First São Paulo Fair of Opinion], a mural show, of the same year, which brings together representatives of the main trends of the politicized scene, directed by Augusto Boal, and poses the question of the armed struggle from the perspective of the cultural field; the Theatre newspaper, a set of techniques developed by Boal with the Núcleo Independente in 1970, which make symbolic use of some strategies from the armed struggle and present itself as mean for political action; and the theatrical experiments performed in the same year by a group of militants imprisoned in Tiradentes Prison including Heleny Guariba, a theater director imprisoned for her militancy in the Vanguarda Popular Revolucionária. The actions they produce indicates, from prison, relationships established on the stage and in the streets between theater and guerrillas. This research analyzes these relationships in their themes, forms and mode of production and seeks to understand how theater was influenced by the imaginary of political militancy, something that affects the radicalization of the student audience of the shows, perhaps the greatest link between theater and guerrilla.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Sérgio Ricardo de CarvalhoGoes, Maria Lívia Nobre2021-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-28092023-112801/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-28T19:01:06Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-112801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-28T19:01:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
Under the streets, over the stages: theater and armed struggle in São Paulo, 1968-1970.
title Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
spellingShingle Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
Goes, Maria Lívia Nobre
Brazilian theater
Dictatorship
Ditadura
Guerrilha
Guerrilla
Political theater
Student's theater
Teatro brasileiro
Teatro político
Teatro universitário
title_short Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
title_full Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
title_fullStr Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
title_full_unstemmed Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
title_sort Debaixo das ruas, em cima dos palcos: teatro e luta armada em São Paulo, 1968-1970
author Goes, Maria Lívia Nobre
author_facet Goes, Maria Lívia Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Maria Lívia Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian theater
Dictatorship
Ditadura
Guerrilha
Guerrilla
Political theater
Student's theater
Teatro brasileiro
Teatro político
Teatro universitário
topic Brazilian theater
Dictatorship
Ditadura
Guerrilha
Guerrilla
Political theater
Student's theater
Teatro brasileiro
Teatro político
Teatro universitário
description Este trabalho investiga as relações entre teatro e luta armada em São Paulo entre 1968 e 1970, período que compreende o início, o auge e o declínio das ações de guerrilha na cidade. São analisadas quatro experiências artísticas: Os fuzis da dona Tereza Carrar, uma montagem do Teatro dos Universitários de São Paulo de 1968, dirigida por Flávio Império, que parte de uma peça de Bertolt Brecht para convocar o público a aderir à resistência ativa contra a ditadura; a Primeira Feira Paulista de Opinião, um espetáculo mural, do mesmo ano, que reúne representantes das principais tendências da cena politizada, sob direção de Augusto Boal, e coloca o dilema da luta armada a partir da perspectiva do campo da cultura; o teatro jornal, conjunto de técnicas desenvolvidas por Boal com o Núcleo Independente em 1970, que faz uso simbólico de algumas estratégias da luta armada e se apresenta como meio para a ação política; e os experimentos teatrais realizados no mesmo ano por um grupo de militantes recolhidas no Presídio Tiradentes com a condução da diretora Heleny Guariba, encarcerada por sua militância na Vanguarda Popular Revolucionária. As ações que elas produzem indicam, da prisão, relações estabelecidas nos palcos e nas ruas entre o teatro e a guerrilha. O estudo examina essas relações em seus temas, formas e modo de produção e procura compreender como o teatro foi influenciado pelo imaginário da militância política, algo que repercute na radicalização do público estudantil dos espetáculos, talvez o maior vínculo entre o teatro e a guerrilha.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-28092023-112801/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-28092023-112801/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091160114724864