Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/ |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais. |
id |
USP_e3e744f07b07f88b8afeeffbaebc2b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06072022-163036 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na cançãoComposing the songwriter: notes for an approach to the style in the songCancionistaClube da EsquinaClube da EsquinaDicçãoDictionEstiloSemiótica da CançãoSong SemioticsSongwriterStyleEsta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.This research aims to clarify the methodological value of the concept of \"diction\" in the descriptive metalanguage of song semiotics, in order to delimit some notes that allow a theoretical-practical approach to the style in the song. The goal is thus to investigate, from what constitutes the core of the song text - its melody and lyrics links -, the way in which the songwriter can be composed, that is, in what way, through the analysis of the texts and their intertextual relations, it is possible to (re)constitute his or her identity. Therefore, initially, based on a chronological examination of Luiz Tatit\'s texts on popular song published as books or book chapters, it is carried out an archeology of song semiotics in the light of the idea of \"diction\", in order to recover both the historicity of the theory and the concept. Then, the broad notion of \"style\" is explored, starting from its stages of incorporation into the theoretical anatomy of the Semiotic School of Paris, in general, and later in relation to what touches popular song, in particular. Afterwards, in the purpose of giving practical materiality to the theoretical generalities, twelve songs are taken for study: four by Milton Nascimento, four by Lô Borges and four by Beto Guedes, which are examined in their lyrical and melodic dimensions, so that it can be extracted from the individual analyzes the common features of the general project of compatibility that identifies (1) the diction of each of the three enunciators-songwriters and (2) the collective diction of the macro-enunciator \"Clube da Esquina\". Finally, the conception of genre is integrated to the semiotic perspective through the concept of enunciative praxis and applied to the field of the song, with a view to delimit the characteristics that typify collective dictions such as that of generations of songwriters or of song genres.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Ivã CarlosQueiroz, Zeno2022-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-06T19:39:55Zoai:teses.usp.br:tde-06072022-163036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-06T19:39:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção Composing the songwriter: notes for an approach to the style in the song |
title |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
spellingShingle |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção Queiroz, Zeno Cancionista Clube da Esquina Clube da Esquina Dicção Diction Estilo Semiótica da Canção Song Semiotics Songwriter Style |
title_short |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
title_full |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
title_fullStr |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
title_full_unstemmed |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
title_sort |
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção |
author |
Queiroz, Zeno |
author_facet |
Queiroz, Zeno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Ivã Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Zeno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cancionista Clube da Esquina Clube da Esquina Dicção Diction Estilo Semiótica da Canção Song Semiotics Songwriter Style |
topic |
Cancionista Clube da Esquina Clube da Esquina Dicção Diction Estilo Semiótica da Canção Song Semiotics Songwriter Style |
description |
Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256721951555584 |