Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Zeno
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/
Resumo: Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.
id USP_e3e744f07b07f88b8afeeffbaebc2b5b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06072022-163036
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na cançãoComposing the songwriter: notes for an approach to the style in the songCancionistaClube da EsquinaClube da EsquinaDicçãoDictionEstiloSemiótica da CançãoSong SemioticsSongwriterStyleEsta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.This research aims to clarify the methodological value of the concept of \"diction\" in the descriptive metalanguage of song semiotics, in order to delimit some notes that allow a theoretical-practical approach to the style in the song. The goal is thus to investigate, from what constitutes the core of the song text - its melody and lyrics links -, the way in which the songwriter can be composed, that is, in what way, through the analysis of the texts and their intertextual relations, it is possible to (re)constitute his or her identity. Therefore, initially, based on a chronological examination of Luiz Tatit\'s texts on popular song published as books or book chapters, it is carried out an archeology of song semiotics in the light of the idea of \"diction\", in order to recover both the historicity of the theory and the concept. Then, the broad notion of \"style\" is explored, starting from its stages of incorporation into the theoretical anatomy of the Semiotic School of Paris, in general, and later in relation to what touches popular song, in particular. Afterwards, in the purpose of giving practical materiality to the theoretical generalities, twelve songs are taken for study: four by Milton Nascimento, four by Lô Borges and four by Beto Guedes, which are examined in their lyrical and melodic dimensions, so that it can be extracted from the individual analyzes the common features of the general project of compatibility that identifies (1) the diction of each of the three enunciators-songwriters and (2) the collective diction of the macro-enunciator \"Clube da Esquina\". Finally, the conception of genre is integrated to the semiotic perspective through the concept of enunciative praxis and applied to the field of the song, with a view to delimit the characteristics that typify collective dictions such as that of generations of songwriters or of song genres.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Ivã CarlosQueiroz, Zeno2022-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-06T19:39:55Zoai:teses.usp.br:tde-06072022-163036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-06T19:39:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
Composing the songwriter: notes for an approach to the style in the song
title Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
spellingShingle Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
Queiroz, Zeno
Cancionista
Clube da Esquina
Clube da Esquina
Dicção
Diction
Estilo
Semiótica da Canção
Song Semiotics
Songwriter
Style
title_short Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
title_full Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
title_fullStr Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
title_full_unstemmed Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
title_sort Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
author Queiroz, Zeno
author_facet Queiroz, Zeno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Ivã Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Zeno
dc.subject.por.fl_str_mv Cancionista
Clube da Esquina
Clube da Esquina
Dicção
Diction
Estilo
Semiótica da Canção
Song Semiotics
Songwriter
Style
topic Cancionista
Clube da Esquina
Clube da Esquina
Dicção
Diction
Estilo
Semiótica da Canção
Song Semiotics
Songwriter
Style
description Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de \"dicção\" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de \"dicção\", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de \"estilo\" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador \"Clube da Esquina\". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072022-163036/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256721951555584