Condições de deslocamento e expansão imobiliária: tensões no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo no começo do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilotto, Angela Seixas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-11012024-170835/
Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida um conjunto de análises sobre o boom imobiliário e sobre a crise da mobilidade urbana no Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, quando se apontou para piora nas condições de mobilidade urbana, predominância do transporte individual motorizado, intensa dinâmica imobiliária, aumento do preço dos imóveis e espraiamento urbano. Questiona em que medida e de que forma as condições de mobilidade urbana de deslocamento cotidiano, de acessibilidade relacionam-se à expansão imobiliária verificada nas metrópoles brasileiras nesse período. Para isso, estuda as relações entre a intensificação da produção imobiliária residencial, a produção de infraestrutura e serviços de transporte coletivo, a expansão do uso do transporte individual motorizado e as condições de mobilidade urbana decorrentes; com o objetivo de demonstrar as (mudanças nas) condições de deslocamento no contexto de (ou associadas à) intensificação da dinâmica imobiliária brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em três frentes, em diferentes escalas, que se complementam e contemplam as duas dimensões mobilidade urbana e produção imobiliária , refletidas na estrutura da tese. Primeiramente, apresenta-se um panorama geral das metrópoles brasileiras quanto à mobilidade urbana e à dinâmica imobiliária; em seguida, a partir do território, exploram-se sobreposições e cruzamentos entre as condições de deslocamento e as frentes de expansão imobiliária na Região Metropolitana de São Paulo; e, por fim, a pesquisa de campo nas fronteiras imobiliárias da metrópole paulistana trouxe à tona limites, implicações, tensões e contradições quanto às condições de acesso e aos padrões de deslocamento. A tese mostra desigualdades nas condições de mobilidade urbana, com contrastes conforme o modal utilizado, a faixa de renda de quem se desloca e o local de residência; destaca a apropriação diferenciada do espaço seja para moradia, seja para deslocamento , os constrangimentos decorrentes do padrão de deslocamento baseado no transporte individual motorizado, envolvendo lentidão, riscos de acidentes e endividamento, e as consequências negativas para a sociedade e o meio ambiente.
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Questiona em que medida e de que forma as condições de mobilidade urbana de deslocamento cotidiano, de acessibilidade relacionam-se à expansão imobiliária verificada nas metrópoles brasileiras nesse período. Para isso, estuda as relações entre a intensificação da produção imobiliária residencial, a produção de infraestrutura e serviços de transporte coletivo, a expansão do uso do transporte individual motorizado e as condições de mobilidade urbana decorrentes; com o objetivo de demonstrar as (mudanças nas) condições de deslocamento no contexto de (ou associadas à) intensificação da dinâmica imobiliária brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em três frentes, em diferentes escalas, que se complementam e contemplam as duas dimensões mobilidade urbana e produção imobiliária , refletidas na estrutura da tese. Primeiramente, apresenta-se um panorama geral das metrópoles brasileiras quanto à mobilidade urbana e à dinâmica imobiliária; em seguida, a partir do território, exploram-se sobreposições e cruzamentos entre as condições de deslocamento e as frentes de expansão imobiliária na Região Metropolitana de São Paulo; e, por fim, a pesquisa de campo nas fronteiras imobiliárias da metrópole paulistana trouxe à tona limites, implicações, tensões e contradições quanto às condições de acesso e aos padrões de deslocamento. A tese mostra desigualdades nas condições de mobilidade urbana, com contrastes conforme o modal utilizado, a faixa de renda de quem se desloca e o local de residência; destaca a apropriação diferenciada do espaço seja para moradia, seja para deslocamento , os constrangimentos decorrentes do padrão de deslocamento baseado no transporte individual motorizado, envolvendo lentidão, riscos de acidentes e endividamento, e as consequências negativas para a sociedade e o meio ambiente.This research uses as a starting point a series of analyses on the \'real estate boom\' and the \'urban mobility crisis\' in Brazil during the 2000s and 2010s. These analyses pointed to a worsening of urban mobility conditions, predominance of individual motorized transport mode, intense real estate activity, increase in property prices, and urban sprawl. It questions in what way and to what extent the urban mobility conditions (daily commuting and accessibility) are related to the real estate expansion verified in Brazilian metropolises during the period. In order to do that, it studies the relationship between the intensification of residential housing production, the production of infrastructure and public transport services, the expansion of individual motorized transport use, and the resulting urban mobility conditions. It aims to demonstrate the commuting conditions, and its changes, in association with or in the context of the Brazilian intensification of real estate dynamics. The research was developed on three complementary fronts, at different scales, covering urban mobility and housing production dimensions, reflected in the structure of the thesis. Firstly, presents an overview of Brazilian metropolises in regards to their urban mobility and real estate dynamics. Next, explores the territorial intersections and overlaps between commuting conditions and real estate expansion areas in São Paulo Metropolitan Region. Finally, with the field research from the real estate frontiers of the metropolis, it raises the limitations, implications, tensions, and contradictions regarding accessibility conditions and commuting patterns. The thesis exposes inequalities in urban mobility conditions, contrasting according to transport mode, commuters income rate, and place of residence. It highlights different appropriations of space, either for housing or commuting, and the constraints related to commuting patterns based on individual motorized transport mode, such as retardation, risk of accident, indebtedness, and the negative consequences for society and the environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaricato, Erminia Terezinha MenonPilotto, Angela Seixas2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-11012024-170835/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-23T15:30:03Zoai:teses.usp.br:tde-11012024-170835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T15:30:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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