Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valiati, Thiago Priess
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09022023-164531/
Resumo: A presente tese de doutorado trata dos impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos) e sobre as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro em prol de um contexto de coordenação e segurança. O trabalho, assim, demonstra que um dos grandes problemas que restringem o incremento da logística nacional consiste na falta de articulação entre os vários órgãos e entidades que possuem competências decisórias. Dessa forma, a tese trata das principais autoridades públicas envolvidas nos referidos setores: o Ministério dos Transportes e o Ministério de Portos e Aeroportos, a Infra S.A., o Conselho e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos PPI, as agências reguladoras respectivas (ANTT, no caso dos setores de rodovias e ferrovias; Antaq, no setor de portos; e Anac, em relação ao setor de aeroportos), além do Tribunal de Contas da União TCU, órgão que realiza o controle externo da Administração Pública federal e que também possui funções relevantes na logística brasileira. Estes atores institucionais possuem atribuições das mais variadas espécies, que decorrem da previsão de inúmeros instrumentos normativos e que distribuem as competências entre as referidas autoridades. Porém, essas atribuições são excessivas e confusas e a delimitação específica de quem é responsável pelos planos de elaboração das políticas públicas e pela execução da política regulatória não possui exatidão. Além disso, para além das previsões do ordenamento, a prática administrativa nacional também contribui com a falta de coordenação. Desse modo, o trabalho defende que a falta de coordenação gera, como impactos nos setores de logística, insegurança jurídica, conflitos regulatórios e paralisia decisória. A despeito da existência destes impactos, a tese defende a existência, como reação à descoordenação, de uma tendência no Direito Administrativo por um contexto de maior coordenação administrativa e segurança jurídica. O trabalho aborda, assim, as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro: a EC nº 19/1998, o anteprojeto da lei orgânica para a Administração Pública Federal, a Lei nº 13.334/2016 (Lei do PPI), a Lei nº 13.655/2018 (Nova LINDB), a Lei nº 13.848/2019 (Lei das Agências Reguladoras) e a Lei nº 14.210/2021 (Lei da Decisão Coordenada). Afirma-se, ao final, que, embora o ordenamento jurídico nacional associado à realidade prática tenha gerado um cenário da falta de coordenação, o Direito Administrativo, pautado no consenso, apresenta variadas tendências e caminha em favor de um cenário de coordenação administrativa e de segurança jurídica como reação nos setores de logística, a partir da edição de instrumentos normativos que concretizam tendências e privilegiam os temas em questão.
id USP_e4adffae5fca7c31a0e1feedb16e796d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022023-164531
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logísticaImpacts of lack of administrative coordination in the regulation of logistics sectorsAdministração Pública -- BrasilAdministrative coordinationAgências reguladoras -- BrasilDireito Administrativo -- BrasilImpactsInfraestrutura de transportes (regulação) -- BrasilLegal securityLogística (regulação) -- BrasilLogistics sectorsRegulationSegurança jurídica -- BrasilTendenciesA presente tese de doutorado trata dos impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos) e sobre as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro em prol de um contexto de coordenação e segurança. O trabalho, assim, demonstra que um dos grandes problemas que restringem o incremento da logística nacional consiste na falta de articulação entre os vários órgãos e entidades que possuem competências decisórias. Dessa forma, a tese trata das principais autoridades públicas envolvidas nos referidos setores: o Ministério dos Transportes e o Ministério de Portos e Aeroportos, a Infra S.A., o Conselho e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos PPI, as agências reguladoras respectivas (ANTT, no caso dos setores de rodovias e ferrovias; Antaq, no setor de portos; e Anac, em relação ao setor de aeroportos), além do Tribunal de Contas da União TCU, órgão que realiza o controle externo da Administração Pública federal e que também possui funções relevantes na logística brasileira. Estes atores institucionais possuem atribuições das mais variadas espécies, que decorrem da previsão de inúmeros instrumentos normativos e que distribuem as competências entre as referidas autoridades. Porém, essas atribuições são excessivas e confusas e a delimitação específica de quem é responsável pelos planos de elaboração das políticas públicas e pela execução da política regulatória não possui exatidão. Além disso, para além das previsões do ordenamento, a prática administrativa nacional também contribui com a falta de coordenação. Desse modo, o trabalho defende que a falta de coordenação gera, como impactos nos setores de logística, insegurança jurídica, conflitos regulatórios e paralisia decisória. A despeito da existência destes impactos, a tese defende a existência, como reação à descoordenação, de uma tendência no Direito Administrativo por um contexto de maior coordenação administrativa e segurança jurídica. O trabalho aborda, assim, as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro: a EC nº 19/1998, o anteprojeto da lei orgânica para a Administração Pública Federal, a Lei nº 13.334/2016 (Lei do PPI), a Lei nº 13.655/2018 (Nova LINDB), a Lei nº 13.848/2019 (Lei das Agências Reguladoras) e a Lei nº 14.210/2021 (Lei da Decisão Coordenada). Afirma-se, ao final, que, embora o ordenamento jurídico nacional associado à realidade prática tenha gerado um cenário da falta de coordenação, o Direito Administrativo, pautado no consenso, apresenta variadas tendências e caminha em favor de um cenário de coordenação administrativa e de segurança jurídica como reação nos setores de logística, a partir da edição de instrumentos normativos que concretizam tendências e privilegiam os temas em questão.This doctoral thesis is about the impacts of the lack of administrative coordination in the regulation of the logistics sectors (highways, railways, ports and airports) and also on the main trends of Brazilian Administrative Law in favor of a context of coordination and security. The work, therefore, demonstrates that one of the major problems that restrict the development of national logistics is the lack of articulation between the various bodies and entities that have decisionmaking powers. In this way, the dissertation deals with the main public authorities involved in the referred sectors: the Ministry of Infrastructure, the Infra S.A., the Board and the Secretariat of the Investment Partnership Program PPI, the related regulatory agencies: ANTT, in the case of highway and railway sectors; ANTAQ, in the port sector; and ANAC, regarding to the airport sector) and the Federal Court of Accounts - TCU, body that carries out the external control of the Federal Public Administration and which also has relevant functions in the Brazilian logistics. These institutional players have attributions of most varied types, which stem from the provision of numerous normative instruments and that distribute the competences among the referred authorities. However, these attributions are excessive and confusing and the specific delimitation of who is responsible for the plans of elaboration of public policies and for the execution of the regulatory policy does not have accuracy. Besides that, apart from legal provisions, the national administrative practice also contributes to the lack of coordination. In this way, the dissertation argues that the lack of coordination generates, as impacts on the logistics sectors, legal uncertainty, regulatory conflicts and decision-making paralysis. Despite the existence of these impacts, the dissertation defends the existence, as a reaction to the lack of coordination, of a tendency in Administrative Law for a context of greater administrative coordination and legal certainty. The work thus addresses the main trends of Brazilian Administrative Law: EC nº 19/1998, the preliminary draft of the Organic Law for the Federal Public Administration, Law nº 13.334/2016 (PPI Law), Law nº 13.655/2018 (New LINDB - Law of Introduction to the Civil Code), Law No. 13.848/2019 (Regulatory Agencies Law) and Law No. 14.210/2021 (Coordinated Decision Law). Finally, it is stated that, although the national legal system associated with practical reality has generated a scenario of lack of coordination, the Administrative Law, based on consensus, presents various trends and moves in favor of a scenario of administrative coordination and legal certainty as a reaction in the logistics sectors, as from the edition of legislative instruments that materialize trends and privilege the themes in question.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Rodrigo Pagani deValiati, Thiago Priess2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09022023-164531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-09T23:57:41Zoai:teses.usp.br:tde-09022023-164531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-09T23:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
Impacts of lack of administrative coordination in the regulation of logistics sectors
title Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
spellingShingle Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
Valiati, Thiago Priess
Administração Pública -- Brasil
Administrative coordination
Agências reguladoras -- Brasil
Direito Administrativo -- Brasil
Impacts
Infraestrutura de transportes (regulação) -- Brasil
Legal security
Logística (regulação) -- Brasil
Logistics sectors
Regulation
Segurança jurídica -- Brasil
Tendencies
title_short Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
title_full Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
title_fullStr Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
title_full_unstemmed Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
title_sort Impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística
author Valiati, Thiago Priess
author_facet Valiati, Thiago Priess
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rodrigo Pagani de
dc.contributor.author.fl_str_mv Valiati, Thiago Priess
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública -- Brasil
Administrative coordination
Agências reguladoras -- Brasil
Direito Administrativo -- Brasil
Impacts
Infraestrutura de transportes (regulação) -- Brasil
Legal security
Logística (regulação) -- Brasil
Logistics sectors
Regulation
Segurança jurídica -- Brasil
Tendencies
topic Administração Pública -- Brasil
Administrative coordination
Agências reguladoras -- Brasil
Direito Administrativo -- Brasil
Impacts
Infraestrutura de transportes (regulação) -- Brasil
Legal security
Logística (regulação) -- Brasil
Logistics sectors
Regulation
Segurança jurídica -- Brasil
Tendencies
description A presente tese de doutorado trata dos impactos da falta de coordenação administrativa na regulação dos setores de logística (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos) e sobre as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro em prol de um contexto de coordenação e segurança. O trabalho, assim, demonstra que um dos grandes problemas que restringem o incremento da logística nacional consiste na falta de articulação entre os vários órgãos e entidades que possuem competências decisórias. Dessa forma, a tese trata das principais autoridades públicas envolvidas nos referidos setores: o Ministério dos Transportes e o Ministério de Portos e Aeroportos, a Infra S.A., o Conselho e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos PPI, as agências reguladoras respectivas (ANTT, no caso dos setores de rodovias e ferrovias; Antaq, no setor de portos; e Anac, em relação ao setor de aeroportos), além do Tribunal de Contas da União TCU, órgão que realiza o controle externo da Administração Pública federal e que também possui funções relevantes na logística brasileira. Estes atores institucionais possuem atribuições das mais variadas espécies, que decorrem da previsão de inúmeros instrumentos normativos e que distribuem as competências entre as referidas autoridades. Porém, essas atribuições são excessivas e confusas e a delimitação específica de quem é responsável pelos planos de elaboração das políticas públicas e pela execução da política regulatória não possui exatidão. Além disso, para além das previsões do ordenamento, a prática administrativa nacional também contribui com a falta de coordenação. Desse modo, o trabalho defende que a falta de coordenação gera, como impactos nos setores de logística, insegurança jurídica, conflitos regulatórios e paralisia decisória. A despeito da existência destes impactos, a tese defende a existência, como reação à descoordenação, de uma tendência no Direito Administrativo por um contexto de maior coordenação administrativa e segurança jurídica. O trabalho aborda, assim, as principais tendências do Direito Administrativo brasileiro: a EC nº 19/1998, o anteprojeto da lei orgânica para a Administração Pública Federal, a Lei nº 13.334/2016 (Lei do PPI), a Lei nº 13.655/2018 (Nova LINDB), a Lei nº 13.848/2019 (Lei das Agências Reguladoras) e a Lei nº 14.210/2021 (Lei da Decisão Coordenada). Afirma-se, ao final, que, embora o ordenamento jurídico nacional associado à realidade prática tenha gerado um cenário da falta de coordenação, o Direito Administrativo, pautado no consenso, apresenta variadas tendências e caminha em favor de um cenário de coordenação administrativa e de segurança jurídica como reação nos setores de logística, a partir da edição de instrumentos normativos que concretizam tendências e privilegiam os temas em questão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09022023-164531/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09022023-164531/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256825171279872