A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Anos Finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisele Soares da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-14072020-210431/
Resumo: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir de uma sequência didática que se utiliza do jogo \"Escape Room\" com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de São Paulo. A proposta, elaborada de acordo com a perspectiva bakhtiniana de gênero do discurso, objetivou a escrita de textos do tipo narrativo, parte constituinte do jogo. A análise das produções textuais resultantes evidencia a falta de conhecimento de recursos coesivos na escrita, que é o foco do trabalho do professor nas aulas de língua portuguesa. Como procedimento metodológico opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1986). Além disso, apresentam-se as contribuições teóricas sobre os gêneros do discurso de Voloshinov (2018) e Bakhtin (2016), os pressupostos teóricos sobre a leitura e letramentos de Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2005) e Bazerman (2011); a definição de jogos, games e gamificação pelas pesquisas de Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen e Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) e Jull (2019) e o estudo da estrutura da narrativa de Gancho (2002) e Adam (1997).
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spelling A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Anos FinaisThe writing of Escape Room narratives as a didactic strategy for the teaching of Portuguese in Middle School: Final YearsEnsino de Língua PortuguesaEscape RoomEscape RoomFundamental IIGamesJogosMiddle SchoolNarrativaNarrativeTeaching Portuguese LanguageEsta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir de uma sequência didática que se utiliza do jogo \"Escape Room\" com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de São Paulo. A proposta, elaborada de acordo com a perspectiva bakhtiniana de gênero do discurso, objetivou a escrita de textos do tipo narrativo, parte constituinte do jogo. A análise das produções textuais resultantes evidencia a falta de conhecimento de recursos coesivos na escrita, que é o foco do trabalho do professor nas aulas de língua portuguesa. Como procedimento metodológico opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1986). Além disso, apresentam-se as contribuições teóricas sobre os gêneros do discurso de Voloshinov (2018) e Bakhtin (2016), os pressupostos teóricos sobre a leitura e letramentos de Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2005) e Bazerman (2011); a definição de jogos, games e gamificação pelas pesquisas de Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen e Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) e Jull (2019) e o estudo da estrutura da narrativa de Gancho (2002) e Adam (1997).This dissertation brings the research developed from a didactic sequence that uses the game Escape Room with a eighth grade of the Middle School from a public school in São Paulo. The proposal, designed according to the bakhtinian perspective of speech genres, aimed the writing of narrative texts, which are part of the game. The analysis of the resulting textual productions highlights a lack of knowledge of cohesive resources in the writing, which is the focus of the work of the teacher in the Portuguese classes. As a methodological procedure, we opted for the action research, based on the ideas of Thiollent (1986). In addition, there are the theoretical contributions about speech genres by Voloshinov (2018), Bakhtin (2016), theoretical assumptions about reading and literacies by Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2009) and Bazerman (2011); the definition of jogos, games and gamification are based on the researches of Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen and Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) and Jull (2019) and on the study of the narrative structure of Gancho (2002) and Adam (1997).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Neide Luzia deSilva, Gisele Soares da2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-14072020-210431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-14072020-210431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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