Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Santiago Castigio e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/
Resumo: O objeto de estudo desta tese é o Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação, bem como, a criatividade capitalista em reforçar os processos gerenciais na administração pública, por meio da intensificação do modelo democrático representativo burguês, tendo nas pactuações administrativas uma nova forma de concretização da privatização da educação pública. Buscou-se compreender como os documentos reguladores das políticas públicas constituem as bases discursivas e legais para a legitimação dos processos de privatização da educação escolar básica baiana, bem como, sua eventual aproximação com a lógica das concertações e interfaces com o gerencialismo democrático, tendo como recorte o Programa Educar para Transformar, implantado pela gestão de Rui Costa no governo estadual da Bahia, de 2015 a 2022. Trata-se de pesquisa documental, amparada no estudo dos documentos normativos, matérias divulgadas pela imprensa e revisão de estudos acadêmicos sobre a temática, contemplando o esforço teórico de elaboração de uma síntese sobre o processo de democratização do movimento gerencialista. A orientação filosófica adotada é a abordagem materialista-histórico-dialética, particularmente, ao que tange o movimento de contradição presente na formulação das políticas públicas, aliado às contribuições da Escola da Regulação. Em síntese, o interesse público passa a ser compatibilizado ou, até mesmo, confundido com o interesse privado. Nesse contexto, a pactuação, enquanto termo, assume significado mais próximo, não à ideia de parceria e colaboração, mais de uma contratação perniciosa, quase que diabólica, fáustica, em que muito da natureza da educação se perderia em face de uma impossibilidade de uma educação comprometida com um projeto societário materialmente democrático e com vias de garantir a superação de uma ordem que constrói barreiras e trata os desiguais de maneira mais desigual ainda, mediante o privilégio àqueles que já estão em condições de favorecimento, o que agravaria as distorções sociais e, o pior, legitimaria o uso da máquina pública para a manutenção e reprodução das relações de poder e de exploração. Contemporaneamente, a administração da coisa pública vem sendo ressignificada e materialmente disputada por lógicas discursivas e ideológicas, distanciando-se dos fins coletivos e da busca por superação das desigualdades sociais.
id USP_e55227aa5ef58d14b9e28f158cd028d8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16102024-101258
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na BahiaEducar para Transformar Program in Bahia: the education management pact in BahiaAdministrative coordinationConcertação administrativaDemocratic managerialismEducar para Transformar ProgramEducational pactsGerencialismo democráticoPactos educacionaisPolíticas públicas em educaçãoPrivatização da educaçãoPrivatization of educationPrograma Educar para TransformarPublic policies in educationO objeto de estudo desta tese é o Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação, bem como, a criatividade capitalista em reforçar os processos gerenciais na administração pública, por meio da intensificação do modelo democrático representativo burguês, tendo nas pactuações administrativas uma nova forma de concretização da privatização da educação pública. Buscou-se compreender como os documentos reguladores das políticas públicas constituem as bases discursivas e legais para a legitimação dos processos de privatização da educação escolar básica baiana, bem como, sua eventual aproximação com a lógica das concertações e interfaces com o gerencialismo democrático, tendo como recorte o Programa Educar para Transformar, implantado pela gestão de Rui Costa no governo estadual da Bahia, de 2015 a 2022. Trata-se de pesquisa documental, amparada no estudo dos documentos normativos, matérias divulgadas pela imprensa e revisão de estudos acadêmicos sobre a temática, contemplando o esforço teórico de elaboração de uma síntese sobre o processo de democratização do movimento gerencialista. A orientação filosófica adotada é a abordagem materialista-histórico-dialética, particularmente, ao que tange o movimento de contradição presente na formulação das políticas públicas, aliado às contribuições da Escola da Regulação. Em síntese, o interesse público passa a ser compatibilizado ou, até mesmo, confundido com o interesse privado. Nesse contexto, a pactuação, enquanto termo, assume significado mais próximo, não à ideia de parceria e colaboração, mais de uma contratação perniciosa, quase que diabólica, fáustica, em que muito da natureza da educação se perderia em face de uma impossibilidade de uma educação comprometida com um projeto societário materialmente democrático e com vias de garantir a superação de uma ordem que constrói barreiras e trata os desiguais de maneira mais desigual ainda, mediante o privilégio àqueles que já estão em condições de favorecimento, o que agravaria as distorções sociais e, o pior, legitimaria o uso da máquina pública para a manutenção e reprodução das relações de poder e de exploração. Contemporaneamente, a administração da coisa pública vem sendo ressignificada e materialmente disputada por lógicas discursivas e ideológicas, distanciando-se dos fins coletivos e da busca por superação das desigualdades sociais.The object of study of this thesis is the Educar para Transformar Program: a pact for education, as well as capitalist creativity in reinforcing management processes in public administration, through the intensification of the bourgeois representative democratic model, with administrative agreements providing a new way of implementing the privatization of public education. We sought to understand how the documents regulating public policies constitute the discursive and legal bases for the legitimization of the processes of privatization of basic school education in Bahia, as well as their eventual approximation with the logic of concertations and interfaces with democratic managerialism, having as cut out the Educar para Transformar Program: a pact for education, implemented by the administration of Rui Costa in the state government of Bahia, from 2015 to 2022. This is documentary research, supported by the study of normative documents, materials published by the press and review of academic studies on the subject, contemplating the theoretical effort of elaborating a synthesis on the process of democratization of the managerial movement. The philosophical orientation adopted is the materialist-historical-dialectic approach, particularly regarding the movement of contradiction present in the formulation of public policies, combined with the contributions of the School of Regulation. In short, the public interest becomes compatible or even confused with the private interest. In this context, pact, as a term, assumes a meaning closer to the idea of partnership and collaboration, more of a pernicious, almost diabolical, Faustian contract, in which much of the nature of education would be lost in the face of the impossibility of an education committed to a materially democratic societal project and with ways of guaranteeing the overcoming of an order that builds barriers and treats unequals in an even more unequal manner, through the privilege of those who are already in favored conditions, which would worsen social distortions and, the worst, would legitimize the use of the public machine for the maintenance and reproduction of relations of power and exploitation. Contemporaneously, the administration of public affairs has been redefined and materially disputed by discursive and ideological logics, distancing itself from collective ends and the search for overcoming social inequalities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Teise de Oliveira GuaranhaMonteiro, Santiago Castigio e2024-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-11T13:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-16102024-101258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-11T13:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
Educar para Transformar Program in Bahia: the education management pact in Bahia
title Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
spellingShingle Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
Monteiro, Santiago Castigio e
Administrative coordination
Concertação administrativa
Democratic managerialism
Educar para Transformar Program
Educational pacts
Gerencialismo democrático
Pactos educacionais
Políticas públicas em educação
Privatização da educação
Privatization of education
Programa Educar para Transformar
Public policies in education
title_short Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
title_full Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
title_fullStr Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
title_full_unstemmed Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
title_sort Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
author Monteiro, Santiago Castigio e
author_facet Monteiro, Santiago Castigio e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Santiago Castigio e
dc.subject.por.fl_str_mv Administrative coordination
Concertação administrativa
Democratic managerialism
Educar para Transformar Program
Educational pacts
Gerencialismo democrático
Pactos educacionais
Políticas públicas em educação
Privatização da educação
Privatization of education
Programa Educar para Transformar
Public policies in education
topic Administrative coordination
Concertação administrativa
Democratic managerialism
Educar para Transformar Program
Educational pacts
Gerencialismo democrático
Pactos educacionais
Políticas públicas em educação
Privatização da educação
Privatization of education
Programa Educar para Transformar
Public policies in education
description O objeto de estudo desta tese é o Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação, bem como, a criatividade capitalista em reforçar os processos gerenciais na administração pública, por meio da intensificação do modelo democrático representativo burguês, tendo nas pactuações administrativas uma nova forma de concretização da privatização da educação pública. Buscou-se compreender como os documentos reguladores das políticas públicas constituem as bases discursivas e legais para a legitimação dos processos de privatização da educação escolar básica baiana, bem como, sua eventual aproximação com a lógica das concertações e interfaces com o gerencialismo democrático, tendo como recorte o Programa Educar para Transformar, implantado pela gestão de Rui Costa no governo estadual da Bahia, de 2015 a 2022. Trata-se de pesquisa documental, amparada no estudo dos documentos normativos, matérias divulgadas pela imprensa e revisão de estudos acadêmicos sobre a temática, contemplando o esforço teórico de elaboração de uma síntese sobre o processo de democratização do movimento gerencialista. A orientação filosófica adotada é a abordagem materialista-histórico-dialética, particularmente, ao que tange o movimento de contradição presente na formulação das políticas públicas, aliado às contribuições da Escola da Regulação. Em síntese, o interesse público passa a ser compatibilizado ou, até mesmo, confundido com o interesse privado. Nesse contexto, a pactuação, enquanto termo, assume significado mais próximo, não à ideia de parceria e colaboração, mais de uma contratação perniciosa, quase que diabólica, fáustica, em que muito da natureza da educação se perderia em face de uma impossibilidade de uma educação comprometida com um projeto societário materialmente democrático e com vias de garantir a superação de uma ordem que constrói barreiras e trata os desiguais de maneira mais desigual ainda, mediante o privilégio àqueles que já estão em condições de favorecimento, o que agravaria as distorções sociais e, o pior, legitimaria o uso da máquina pública para a manutenção e reprodução das relações de poder e de exploração. Contemporaneamente, a administração da coisa pública vem sendo ressignificada e materialmente disputada por lógicas discursivas e ideológicas, distanciando-se dos fins coletivos e da busca por superação das desigualdades sociais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818598125271515136