Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/ |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese é o Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação, bem como, a criatividade capitalista em reforçar os processos gerenciais na administração pública, por meio da intensificação do modelo democrático representativo burguês, tendo nas pactuações administrativas uma nova forma de concretização da privatização da educação pública. Buscou-se compreender como os documentos reguladores das políticas públicas constituem as bases discursivas e legais para a legitimação dos processos de privatização da educação escolar básica baiana, bem como, sua eventual aproximação com a lógica das concertações e interfaces com o gerencialismo democrático, tendo como recorte o Programa Educar para Transformar, implantado pela gestão de Rui Costa no governo estadual da Bahia, de 2015 a 2022. Trata-se de pesquisa documental, amparada no estudo dos documentos normativos, matérias divulgadas pela imprensa e revisão de estudos acadêmicos sobre a temática, contemplando o esforço teórico de elaboração de uma síntese sobre o processo de democratização do movimento gerencialista. A orientação filosófica adotada é a abordagem materialista-histórico-dialética, particularmente, ao que tange o movimento de contradição presente na formulação das políticas públicas, aliado às contribuições da Escola da Regulação. Em síntese, o interesse público passa a ser compatibilizado ou, até mesmo, confundido com o interesse privado. Nesse contexto, a pactuação, enquanto termo, assume significado mais próximo, não à ideia de parceria e colaboração, mais de uma contratação perniciosa, quase que diabólica, fáustica, em que muito da natureza da educação se perderia em face de uma impossibilidade de uma educação comprometida com um projeto societário materialmente democrático e com vias de garantir a superação de uma ordem que constrói barreiras e trata os desiguais de maneira mais desigual ainda, mediante o privilégio àqueles que já estão em condições de favorecimento, o que agravaria as distorções sociais e, o pior, legitimaria o uso da máquina pública para a manutenção e reprodução das relações de poder e de exploração. Contemporaneamente, a administração da coisa pública vem sendo ressignificada e materialmente disputada por lógicas discursivas e ideológicas, distanciando-se dos fins coletivos e da busca por superação das desigualdades sociais. |
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Programa Educar para Transformar: o pacto gerencial da educação na BahiaEducar para Transformar Program in Bahia: the education management pact in BahiaAdministrative coordinationConcertação administrativaDemocratic managerialismEducar para Transformar ProgramEducational pactsGerencialismo democráticoPactos educacionaisPolíticas públicas em educaçãoPrivatização da educaçãoPrivatization of educationPrograma Educar para TransformarPublic policies in educationO objeto de estudo desta tese é o Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação, bem como, a criatividade capitalista em reforçar os processos gerenciais na administração pública, por meio da intensificação do modelo democrático representativo burguês, tendo nas pactuações administrativas uma nova forma de concretização da privatização da educação pública. Buscou-se compreender como os documentos reguladores das políticas públicas constituem as bases discursivas e legais para a legitimação dos processos de privatização da educação escolar básica baiana, bem como, sua eventual aproximação com a lógica das concertações e interfaces com o gerencialismo democrático, tendo como recorte o Programa Educar para Transformar, implantado pela gestão de Rui Costa no governo estadual da Bahia, de 2015 a 2022. Trata-se de pesquisa documental, amparada no estudo dos documentos normativos, matérias divulgadas pela imprensa e revisão de estudos acadêmicos sobre a temática, contemplando o esforço teórico de elaboração de uma síntese sobre o processo de democratização do movimento gerencialista. A orientação filosófica adotada é a abordagem materialista-histórico-dialética, particularmente, ao que tange o movimento de contradição presente na formulação das políticas públicas, aliado às contribuições da Escola da Regulação. Em síntese, o interesse público passa a ser compatibilizado ou, até mesmo, confundido com o interesse privado. Nesse contexto, a pactuação, enquanto termo, assume significado mais próximo, não à ideia de parceria e colaboração, mais de uma contratação perniciosa, quase que diabólica, fáustica, em que muito da natureza da educação se perderia em face de uma impossibilidade de uma educação comprometida com um projeto societário materialmente democrático e com vias de garantir a superação de uma ordem que constrói barreiras e trata os desiguais de maneira mais desigual ainda, mediante o privilégio àqueles que já estão em condições de favorecimento, o que agravaria as distorções sociais e, o pior, legitimaria o uso da máquina pública para a manutenção e reprodução das relações de poder e de exploração. Contemporaneamente, a administração da coisa pública vem sendo ressignificada e materialmente disputada por lógicas discursivas e ideológicas, distanciando-se dos fins coletivos e da busca por superação das desigualdades sociais.The object of study of this thesis is the Educar para Transformar Program: a pact for education, as well as capitalist creativity in reinforcing management processes in public administration, through the intensification of the bourgeois representative democratic model, with administrative agreements providing a new way of implementing the privatization of public education. We sought to understand how the documents regulating public policies constitute the discursive and legal bases for the legitimization of the processes of privatization of basic school education in Bahia, as well as their eventual approximation with the logic of concertations and interfaces with democratic managerialism, having as cut out the Educar para Transformar Program: a pact for education, implemented by the administration of Rui Costa in the state government of Bahia, from 2015 to 2022. This is documentary research, supported by the study of normative documents, materials published by the press and review of academic studies on the subject, contemplating the theoretical effort of elaborating a synthesis on the process of democratization of the managerial movement. The philosophical orientation adopted is the materialist-historical-dialectic approach, particularly regarding the movement of contradiction present in the formulation of public policies, combined with the contributions of the School of Regulation. In short, the public interest becomes compatible or even confused with the private interest. In this context, pact, as a term, assumes a meaning closer to the idea of partnership and collaboration, more of a pernicious, almost diabolical, Faustian contract, in which much of the nature of education would be lost in the face of the impossibility of an education committed to a materially democratic societal project and with ways of guaranteeing the overcoming of an order that builds barriers and treats unequals in an even more unequal manner, through the privilege of those who are already in favored conditions, which would worsen social distortions and, the worst, would legitimize the use of the public machine for the maintenance and reproduction of relations of power and exploitation. Contemporaneously, the administration of public affairs has been redefined and materially disputed by discursive and ideological logics, distancing itself from collective ends and the search for overcoming social inequalities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Teise de Oliveira GuaranhaMonteiro, Santiago Castigio e2024-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102024-101258/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-11T13:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-16102024-101258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-11T13:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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