Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/ |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço. |
id |
USP_e6319f2368edbb41384f2387719e791f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16102014-094412 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USPDigital literacies in teaching and learning of teachers: a netnographic approach of the Redefor ProgramDigital LiteraciesDistance learningEnsino a distânciaIdentidade e RepresentaçãoIdentity and RepresentationInformation and Communication TechnologiesLiteracias digitaisNetnografiaNetnographyTecnologias de Informação e ComunicaçãoEste estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.This study was developed from the Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, regarding the specific section of execution and management under the resposability of the University of São Paulo (Redefor - USP). From the netnography approach, it seeks to understand how the self-perceptions of the enrolled participants are developed and established in the virtual educational context and its consequences in personal, family and school everyday environments. The aim is to observe their digital literacies, understood as components of an integrated, cohesive and holistic set of skills and expertise - in continuous process of acquisition and development - that allow the individual not only navigate and communicate in the Internet, but it also obtain, produce and distribute information, knowledge, meanings, narratives and representations of themselves and the world they live. In this context, we aim to understand in which ways new forms of teaching and learning mediated by information and communication technologies (ICT) alter the realities of these individuals and their social relationships, also how higher levels of familiarity and domain regarding these technological possibilities are established and manifest new uses and appropriations of digital tools by teachers in service learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassarelli, BrasilinaJunqueira, Antonio Helio2014-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-16102014-094412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP Digital literacies in teaching and learning of teachers: a netnographic approach of the Redefor Program |
title |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
spellingShingle |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP Junqueira, Antonio Helio Digital Literacies Distance learning Ensino a distância Identidade e Representação Identity and Representation Information and Communication Technologies Literacias digitais Netnografia Netnography Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_short |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
title_full |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
title_fullStr |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
title_full_unstemmed |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
title_sort |
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP |
author |
Junqueira, Antonio Helio |
author_facet |
Junqueira, Antonio Helio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passarelli, Brasilina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Antonio Helio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Literacies Distance learning Ensino a distância Identidade e Representação Identity and Representation Information and Communication Technologies Literacias digitais Netnografia Netnography Tecnologias de Informação e Comunicação |
topic |
Digital Literacies Distance learning Ensino a distância Identidade e Representação Identity and Representation Information and Communication Technologies Literacias digitais Netnografia Netnography Tecnologias de Informação e Comunicação |
description |
Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257081498828800 |