Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Antonio Helio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/
Resumo: Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.
id USP_e6319f2368edbb41384f2387719e791f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16102014-094412
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USPDigital literacies in teaching and learning of teachers: a netnographic approach of the Redefor ProgramDigital LiteraciesDistance learningEnsino a distânciaIdentidade e RepresentaçãoIdentity and RepresentationInformation and Communication TechnologiesLiteracias digitaisNetnografiaNetnographyTecnologias de Informação e ComunicaçãoEste estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.This study was developed from the Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, regarding the specific section of execution and management under the resposability of the University of São Paulo (Redefor - USP). From the netnography approach, it seeks to understand how the self-perceptions of the enrolled participants are developed and established in the virtual educational context and its consequences in personal, family and school everyday environments. The aim is to observe their digital literacies, understood as components of an integrated, cohesive and holistic set of skills and expertise - in continuous process of acquisition and development - that allow the individual not only navigate and communicate in the Internet, but it also obtain, produce and distribute information, knowledge, meanings, narratives and representations of themselves and the world they live. In this context, we aim to understand in which ways new forms of teaching and learning mediated by information and communication technologies (ICT) alter the realities of these individuals and their social relationships, also how higher levels of familiarity and domain regarding these technological possibilities are established and manifest new uses and appropriations of digital tools by teachers in service learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassarelli, BrasilinaJunqueira, Antonio Helio2014-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-16102014-094412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
Digital literacies in teaching and learning of teachers: a netnographic approach of the Redefor Program
title Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
spellingShingle Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
Junqueira, Antonio Helio
Digital Literacies
Distance learning
Ensino a distância
Identidade e Representação
Identity and Representation
Information and Communication Technologies
Literacias digitais
Netnografia
Netnography
Tecnologias de Informação e Comunicação
title_short Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
title_full Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
title_fullStr Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
title_full_unstemmed Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
title_sort Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
author Junqueira, Antonio Helio
author_facet Junqueira, Antonio Helio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passarelli, Brasilina
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Antonio Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Literacies
Distance learning
Ensino a distância
Identidade e Representação
Identity and Representation
Information and Communication Technologies
Literacias digitais
Netnografia
Netnography
Tecnologias de Informação e Comunicação
topic Digital Literacies
Distance learning
Ensino a distância
Identidade e Representação
Identity and Representation
Information and Communication Technologies
Literacias digitais
Netnografia
Netnography
Tecnologias de Informação e Comunicação
description Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16102014-094412/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090780127559680