Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432 |
Resumo: | Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP. |
id |
USP-71_052c3fbf8185a2952de5e9cb073eb189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45432 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSPNetnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSPCiberculturainclusão digitalnetnografialiteracias emergentes na Web 2.0idosos e as TIC.Ciberculturedigital inclusionnetnographyWeb 2.0 emerging literacieselderly people digital literacies.Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP.Nowadays ICT become an important territory for the production and socio-cultural transformation, with the production of new values, meanings and social practices guided by collaborationand network interaction. In a context of discussion about indicators of computer access and the Internet, this research uses netnography to map the emerging informational literacies and digital inclusion of older people in the digital inclusion program AcessaSP.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4543210.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-222316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432/49041Passarelli, BrasilinaJunqueira, Antonio HelioFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:54:37Zoai:revistas.usp.br:article/45432Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:11.525257Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP Netnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSP |
title |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
spellingShingle |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP Passarelli, Brasilina Cibercultura inclusão digital netnografia literacias emergentes na Web 2.0 idosos e as TIC. Ciberculture digital inclusion netnography Web 2.0 emerging literacies elderly people digital literacies. |
title_short |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
title_full |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
title_fullStr |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
title_full_unstemmed |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
title_sort |
Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP |
author |
Passarelli, Brasilina |
author_facet |
Passarelli, Brasilina Junqueira, Antonio Helio Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira, Antonio Helio Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passarelli, Brasilina Junqueira, Antonio Helio Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura inclusão digital netnografia literacias emergentes na Web 2.0 idosos e as TIC. Ciberculture digital inclusion netnography Web 2.0 emerging literacies elderly people digital literacies. |
topic |
Cibercultura inclusão digital netnografia literacias emergentes na Web 2.0 idosos e as TIC. Ciberculture digital inclusion netnography Web 2.0 emerging literacies elderly people digital literacies. |
description |
Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432/49041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22 Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22 Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091287031808 |