O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/ |
Resumo: | Este trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País. |
id |
USP_e6bf421a6948127413be5cc86d41a299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14012013-112049 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?Physical Geography teaching in High School: what is its place?Ensino de geografiaGeografia física e geografia humanaGeography educationLivro didático de geografiaNaturenaturezaPhysical geography and human geographyThe textbook of geographyEste trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País.This paper is an analysis of textbooks to verify how the organization has been taking or disposition of the contents or nature of physical geography, as named by the NCP, in these materials. To start this analysis, it was necessary to raise the concepts of geography designed or used as a reference for some of those who produce or have produced geographic knowledge and how these concepts may have contributed to the understanding that has its object of study, or not taking to be defined as a science dichotomy. Understanding the nature of which is also made relevant to the development of research, that because there has been an incorporation of environmental issues with the content of geography. With the analysis of such materials was possible to verify the contents mentioned have already been allocated in different places in geography textbooks, following the changes undergone by this science in Brazil, as well as the political changes in country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarangoni, Ana Maria Marques CamargoFurim, Adenezile de Fátima Reis2012-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14012013-112049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? Physical Geography teaching in High School: what is its place? |
title |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
spellingShingle |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? Furim, Adenezile de Fátima Reis Ensino de geografia Geografia física e geografia humana Geography education Livro didático de geografia Nature natureza Physical geography and human geography The textbook of geography |
title_short |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
title_full |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
title_fullStr |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
title_full_unstemmed |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
title_sort |
O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar? |
author |
Furim, Adenezile de Fátima Reis |
author_facet |
Furim, Adenezile de Fátima Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marangoni, Ana Maria Marques Camargo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furim, Adenezile de Fátima Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia física e geografia humana Geography education Livro didático de geografia Nature natureza Physical geography and human geography The textbook of geography |
topic |
Ensino de geografia Geografia física e geografia humana Geography education Livro didático de geografia Nature natureza Physical geography and human geography The textbook of geography |
description |
Este trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256954088456192 |