O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furim, Adenezile de Fátima Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/
Resumo: Este trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País.
id USP_e6bf421a6948127413be5cc86d41a299
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14012013-112049
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?Physical Geography teaching in High School: what is its place?Ensino de geografiaGeografia física e geografia humanaGeography educationLivro didático de geografiaNaturenaturezaPhysical geography and human geographyThe textbook of geographyEste trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País.This paper is an analysis of textbooks to verify how the organization has been taking or disposition of the contents or nature of physical geography, as named by the NCP, in these materials. To start this analysis, it was necessary to raise the concepts of geography designed or used as a reference for some of those who produce or have produced geographic knowledge and how these concepts may have contributed to the understanding that has its object of study, or not taking to be defined as a science dichotomy. Understanding the nature of which is also made relevant to the development of research, that because there has been an incorporation of environmental issues with the content of geography. With the analysis of such materials was possible to verify the contents mentioned have already been allocated in different places in geography textbooks, following the changes undergone by this science in Brazil, as well as the political changes in country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarangoni, Ana Maria Marques CamargoFurim, Adenezile de Fátima Reis2012-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14012013-112049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
Physical Geography teaching in High School: what is its place?
title O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
spellingShingle O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
Furim, Adenezile de Fátima Reis
Ensino de geografia
Geografia física e geografia humana
Geography education
Livro didático de geografia
Nature
natureza
Physical geography and human geography
The textbook of geography
title_short O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
title_full O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
title_fullStr O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
title_full_unstemmed O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
title_sort O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?
author Furim, Adenezile de Fátima Reis
author_facet Furim, Adenezile de Fátima Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marangoni, Ana Maria Marques Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Furim, Adenezile de Fátima Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia física e geografia humana
Geography education
Livro didático de geografia
Nature
natureza
Physical geography and human geography
The textbook of geography
topic Ensino de geografia
Geografia física e geografia humana
Geography education
Livro didático de geografia
Nature
natureza
Physical geography and human geography
The textbook of geography
description Este trabalho consiste numa análise de livros didáticos para se verificar de que forma vem se dando a organização ou disposição dos conteúdos de geografia física ou natureza, como denominado pelos PCN, nesses materiais. Para se iniciar tal análise, foi necessário levantar os conceitos de Geografia elaborados ou usados como referência por alguns daqueles que produzem ou produziram o conhecimento geográfico e como esses conceitos podem ter contribuído para o entendimento que se tem do seu objeto de estudo, levando ou não a ser definida como uma ciência dicotômica. O entendimento do que é natureza também se fez pertinente para o desenvolvimento da pesquisa, isso porque tem havido uma incorporação da temática ambiental junto aos conteúdos de geografia. Com a análise de tais materiais foi possível constatar os conteúdos citados já foram alocados em diferentes lugares nos livros didáticos de geografia, seguindo das mudanças sofridas por essa ciência no Brasil, bem como das mudanças políticas ocorridas no País.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256954088456192