Dicas verbais na aprendizagem de uma habilidade motora: foco no componente e na interação entre os componentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Teresa da Silva Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-31052012-071712/
Resumo: Estudos mostram que o fornecimento de dicas verbais favorece a aprendizagem de habilidades motoras. Mas há indicativos de que sua eficácia depende da associação entre o conteúdo e a natureza da tarefa. Em habilidades de alta organização, para obter sucesso não basta executar bem cada um dos componentes em separado, pois o aspecto essencial é sua interação. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da utilização das dicas verbais com foco no componente e na interação entre os componentes em uma habilidade classificada como de alta organização. Participaram do experimento 20 voluntários com faixa etária entre 12-14 anos, distribuídos aleatoriamente em três grupos experimentais: grupo com dicas no componente (GDC), na interação entre os componentes (GDI) e grupo controle (GC). A tarefa utilizada foi deslocar-se 8 metros nadando crawl. O nadar crawl foi escolhido como tarefa por envolver um alto nível de interação entre suas partes, já que elas (braçada, respiração e pernada) ocorrem simultaneamente. O tempo de execução da tarefa e o padrão de movimento (soma da pontuação dos componentes da lista de checagem adaptada de Pasetto, 2004) foram usadas como medidas. Para controle da amostra, foram utilizadas medidas antropométricas, estatura e massa corporal e a escala de esforço percebido de Borg. Os resultados apontaram que nesses quesitos os grupos não eram diferentes. Em relação ao bloco de entrada, foi verificado se os grupos partiram do mesmo nível de habilidade. O GDI foi o único a apresentar melhora do padrão de movimento durante a fase de aquisição (AQ1-AQ4) e manutenção do desempenho em relação ao padrão de movimento do último bloco de tentativas da fase de aquisição (AQ4) para os blocos de teste, tanto de retenção (R1 e R2) como de transferência para a velocidade máxima de nado (T1 e T2). Na medida de tempo de execução da tarefa os resultados indicaram que a prática não resultou em melhora significativa do desempenho. Esses resultados permitem concluir que no caso da habilidade nadar, em estando o aprendiz no estágio inicial de aprendizagem, somente a dica verbal com foco de atenção sobre a interação entre os componentes, mais especificamente, sobre o tempo de execução da respiração em relação à ação da braçada, é efetiva para a aquisição do padrão de movimento. Portanto, somente a dica verbal com foco na interação entre os componentes é benéfica à aprendizagem do padrão do movimento de uma habilidade motora classificada como sendo de alta organização
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Participaram do experimento 20 voluntários com faixa etária entre 12-14 anos, distribuídos aleatoriamente em três grupos experimentais: grupo com dicas no componente (GDC), na interação entre os componentes (GDI) e grupo controle (GC). A tarefa utilizada foi deslocar-se 8 metros nadando crawl. O nadar crawl foi escolhido como tarefa por envolver um alto nível de interação entre suas partes, já que elas (braçada, respiração e pernada) ocorrem simultaneamente. O tempo de execução da tarefa e o padrão de movimento (soma da pontuação dos componentes da lista de checagem adaptada de Pasetto, 2004) foram usadas como medidas. Para controle da amostra, foram utilizadas medidas antropométricas, estatura e massa corporal e a escala de esforço percebido de Borg. Os resultados apontaram que nesses quesitos os grupos não eram diferentes. Em relação ao bloco de entrada, foi verificado se os grupos partiram do mesmo nível de habilidade. O GDI foi o único a apresentar melhora do padrão de movimento durante a fase de aquisição (AQ1-AQ4) e manutenção do desempenho em relação ao padrão de movimento do último bloco de tentativas da fase de aquisição (AQ4) para os blocos de teste, tanto de retenção (R1 e R2) como de transferência para a velocidade máxima de nado (T1 e T2). Na medida de tempo de execução da tarefa os resultados indicaram que a prática não resultou em melhora significativa do desempenho. Esses resultados permitem concluir que no caso da habilidade nadar, em estando o aprendiz no estágio inicial de aprendizagem, somente a dica verbal com foco de atenção sobre a interação entre os componentes, mais especificamente, sobre o tempo de execução da respiração em relação à ação da braçada, é efetiva para a aquisição do padrão de movimento. Portanto, somente a dica verbal com foco na interação entre os componentes é benéfica à aprendizagem do padrão do movimento de uma habilidade motora classificada como sendo de alta organizaçãoStudies show that providing verbal cues favors the learning of motor skills. But there are indications that their effectiveness depends on the association between the content and nature of the task. In high organization skills to succeed it is not enough to execute each component separately, because the interaction between components is the essential feature. The purpose of this study was to investigate the effect of the use of verbal cues focusing on the component and on the interaction between components in a skill classified as being high organized. 20 volunteers aged 12-14 years participated in the experiment, randomly distributed in three experimental groups: group with component cues (GDC), group with interaction between components cues (GDI) and control group (GC). The task was to swim 8 meters front crawl stroke. The front crawl stroke was chosen as the task because it involves a high level of interaction between its parts, since they (arm stroke, kick and breathing) occur simultaneously. Time needed to complete the task and the movement pattern (sum of the scores of the components of the checklist adapted from Pasetto, 2004) were used as measures. To control samples, anthropometric measures, as well as height, body mass, and the Borgs perceived effort scale were used. The results showed that at these criteria the groups were not different. In relation to the first block, it was verified that the groups started from the same skill level. The GDI was the only one to show improvement in the movement pattern during the acquisition phase (AQ1-AQ4) and maintenance of performance in relation to the movement pattern on the last block of trials of the acquisition phase (AQ4) on the test blocks, both retention (R1 and R2) and transfer blocks to maximum speed (T1 and T2). In relation to the time needed to complete the task results indicated that the practice did not result in significant improvement in performance. These results indicate that in the case of the front crawl swimming, considering a learner at the initial learning stage, only the verbal cue focusing attention on the interaction between components, more specifically on the execution time of breathing in relation to the arm stroke, is effective for the acquisition of the movement pattern. Therefore, only the verbal cue focusing on the interaction between components is beneficial to the movement pattern learning of a motor skill classified as being of high organizedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreudenheim, Andrea MicheleMarques, Maria Teresa da Silva Pinto2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-31052012-071712/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-31052012-071712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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