Onde estão as mulheres no canto coral? Compositoras e arranjadoras a partir da literatura acadêmica e da análise da programação de coros profissionais do Sudeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreta, Maria Rúbia de Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-152817/
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo utilizar os estudos de gênero aplicados à musicologia para investigar e aprofundar o conhecimento acerca do repertório coral composto e arranjado por mulheres. A partir do estudo aprofundado da literatura sobre música e questões de gênero, e tendo como objeto de estudo o repertório executado por coros profissionais das capitais do Sudeste do Brasil, pretendeu-se problematizar a presença de mulheres compositoras e arranjadoras como parte do quotidiano de cantores, regentes e, consequentemente, do público. Para isso, desenvolvemos a pesquisa com uma metodologia mista, dividida nos dois capítulos desta dissertação. O primeiro capítulo consiste em uma revisão sistemática integrativa de periódicos brasileiros sobre música, entre 2012 e 2022, com foco em música de concerto e gênero. Analisamos e sintetizamos os principais temas, discussões e referenciais teóricos dos 79 artigos que corresponderam aos nossos critérios de inclusão, para compreender o desenvolvimento do tema no Brasil. Entre esses, apenas três artigos mencionaram a música coral. O segundo capítulo apresenta a análise documental dos programas de concertos de cinco coros profissionais das capitais da região Sudeste do Brasil Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coral Paulistano, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Coral Lírico de Minas Gerais e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2015 e 2021. A análise teve como objetivo observar o número de mulheres compositoras e arranjadoras que foram apresentadas nas performances dos coros durante esse período. Como resultado, descobrimos que apenas 1,7% do repertório pertencia a compositoras e arranjadoras. Além disso, os resultados permitiram identificar as situações e oportunidades em que as obras escritas por mulheres foram incluídas. Nas considerações finais, ao articular os resultados de ambos os capítulos, pudemos apresentar oportunidades e fazer sugestões para melhorar a presença das obras das mulheres no repertório coral. Essas sugestões incluem a implementação de programas temáticos que promovam a diversidade, o incentivo à encomenda e estreia de composições e arranjos de mulheres, e a organização de eventos e outras ações positivas para promover a igualdade de gênero. Para alcançar esses objetivos, enfatizamos a necessidade de regentes, gestores e instituições se comprometerem em combater o preconceito de gênero e apoiar iniciativas de igualdade de gênero. Este trabalho foi orientado por autores e conceitos fundamentais, como Joan Scott e seu conceito de gênero como recurso para análise histórica, as contribuições de Pilar Ramos López no campo da música e feminismo, e a pesquisa de Marcia Citron sobre gênero e o cânone da música.
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spelling Onde estão as mulheres no canto coral? Compositoras e arranjadoras a partir da literatura acadêmica e da análise da programação de coros profissionais do Sudeste do BrasilWhere are the women in choral singing? Women composers and arrangers based on academic literature and analysis of the programming of professional choirs in Southeast BrazilCanto coralChoir singingChoral repertoireEstudos de gêneroGender studiesMulheres compositorasMúsica vocalRepertório coralVocal musicWomen composersEsta dissertação teve como objetivo utilizar os estudos de gênero aplicados à musicologia para investigar e aprofundar o conhecimento acerca do repertório coral composto e arranjado por mulheres. A partir do estudo aprofundado da literatura sobre música e questões de gênero, e tendo como objeto de estudo o repertório executado por coros profissionais das capitais do Sudeste do Brasil, pretendeu-se problematizar a presença de mulheres compositoras e arranjadoras como parte do quotidiano de cantores, regentes e, consequentemente, do público. Para isso, desenvolvemos a pesquisa com uma metodologia mista, dividida nos dois capítulos desta dissertação. O primeiro capítulo consiste em uma revisão sistemática integrativa de periódicos brasileiros sobre música, entre 2012 e 2022, com foco em música de concerto e gênero. Analisamos e sintetizamos os principais temas, discussões e referenciais teóricos dos 79 artigos que corresponderam aos nossos critérios de inclusão, para compreender o desenvolvimento do tema no Brasil. Entre esses, apenas três artigos mencionaram a música coral. O segundo capítulo apresenta a análise documental dos programas de concertos de cinco coros profissionais das capitais da região Sudeste do Brasil Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coral Paulistano, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Coral Lírico de Minas Gerais e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2015 e 2021. A análise teve como objetivo observar o número de mulheres compositoras e arranjadoras que foram apresentadas nas performances dos coros durante esse período. Como resultado, descobrimos que apenas 1,7% do repertório pertencia a compositoras e arranjadoras. Além disso, os resultados permitiram identificar as situações e oportunidades em que as obras escritas por mulheres foram incluídas. Nas considerações finais, ao articular os resultados de ambos os capítulos, pudemos apresentar oportunidades e fazer sugestões para melhorar a presença das obras das mulheres no repertório coral. Essas sugestões incluem a implementação de programas temáticos que promovam a diversidade, o incentivo à encomenda e estreia de composições e arranjos de mulheres, e a organização de eventos e outras ações positivas para promover a igualdade de gênero. Para alcançar esses objetivos, enfatizamos a necessidade de regentes, gestores e instituições se comprometerem em combater o preconceito de gênero e apoiar iniciativas de igualdade de gênero. Este trabalho foi orientado por autores e conceitos fundamentais, como Joan Scott e seu conceito de gênero como recurso para análise histórica, as contribuições de Pilar Ramos López no campo da música e feminismo, e a pesquisa de Marcia Citron sobre gênero e o cânone da música.This dissertation aimed to employ gender studies applied to the musicology to investigate and enhance understanding of choral repertoire composed and arranged by women. Starting from an in-depth study of literature related to music and gender issues and using the performed repertoire of professional choirs from the southeastern capitals of Brazil as the subject of study, we aimed to raise inquiries about the presence of women composers and arrangers in the daily lives of singers, conductors, and consequently, the general public. To achieve this, we developed this research with a mixed methodology, which is divided into two chapters presented within this dissertation. The first chapter consists of an integrative review of Brazilian music periodicals from 2012 to 2022, focusing on classical music and gender. We analysed and synthesized the main themes, discussions, and theoretical frameworks of the 79 articles that met our inclusion criteria, in order to comprehend the development of the theme in Brazil. Among these, only three articles mentioned choral music. The second chapter presents the documentary analysis of concert programs from five professional choirs of the capitals of the Southeast region of Brazil - Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coral Paulistano, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Coral Lírico de Minas Gerais e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - between 2015 and 2021. The analysis aimed to observe the number of women composers and arrangers featured in the choirs\' performances during this period. As a result, we found that only 1.7% of the repertoire belonged to women composers and arrangers. Additionally, the results allowed us to identify the situations and opportunities where women\'s works were included. In the final considerations, by articulating the findings of both chapters, we were able to present opportunities and make suggestions to enhance the presence of women\'s works in the choral repertoire. These suggestions include implementing thematic programs that promote diversity, encouraging commissions and premieres of women\'s compositions and arrangements, and organizing events and other positive actions to promote gender equality. To achieve these goals, we emphasized the need for conductors, managers, and institutions to be committed to challenging gender discrimination and to supporting gender equality initiatives. This work was guided by authors and key concepts such as Joan Scott and her concept of gender as a resource for historical analysis, Pilar Ramos López\'s contributions to the field of music and feminism, and Marcia Citron\'s research on gender and the music canon.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Susana Cecilia Almeida Igayara deAndreta, Maria Rúbia de Moraes2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-152817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T17:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-20122023-152817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T17:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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