Encontros meridionais, histórias transnacionais: quando a voz feminina (re)nasce pela poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Claudia Maria Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08102014-164235/
Resumo: Este trabalho analisa as questões relacionadas às mulheres e aos afrodescendentes em Cabo Verde, no Brasil e em Trinidad e Tobago, tomando como base as obras Preces e Súplicas ou Os Cânticos da Desesperança (2005), da escritora cabo-verdiana Vera Duarte, Poemas da Recordação e Outros Movimentos (2008), da autora brasileira Conceição Evaristo e, por fim, She Tries Her Tongue, Her Silence Softly Breaks (1989), da escritora afro-caribenho-canadense Marlene NourbeSe Philip, verificando como suas poéticas são refrações dos contextos sociais, políticos, econômicos, educacionais e culturais de seus países. Para a realização deste estudo, utilizamos a teoria de Jacques Rancière (2013; 2005; 2003; 1996), a qual afirma que a política está na base da estética e na distribuição desigual de parcelas; e a visão do teórico Homi K. Bhabha (2005), a respeito da subjetivação e estereotipia, com o objetivo dominação. Além disso, instaurouse um questionamento sobre a violência baseada no gênero, o racismo e a violência linguística, temas abordados pelas autoras com o intuito de apresentar ao mundo a situação, notadamente, das mulheres negras em seus contextos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa tece realidades conflitantes, aproximando-se da busca por uma voz feminina que dá espaço àqueles que não são ouvidos e estão inseridos em sociedades excludentes
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spelling Encontros meridionais, histórias transnacionais: quando a voz feminina (re)nasce pela poesiaMeridional encounters, transnational histories: when the female voice (re)births through poetryExclusãoExclusionLanguageLínguaMulheresPoéticaPoetryViolenceViolênciaWomenEste trabalho analisa as questões relacionadas às mulheres e aos afrodescendentes em Cabo Verde, no Brasil e em Trinidad e Tobago, tomando como base as obras Preces e Súplicas ou Os Cânticos da Desesperança (2005), da escritora cabo-verdiana Vera Duarte, Poemas da Recordação e Outros Movimentos (2008), da autora brasileira Conceição Evaristo e, por fim, She Tries Her Tongue, Her Silence Softly Breaks (1989), da escritora afro-caribenho-canadense Marlene NourbeSe Philip, verificando como suas poéticas são refrações dos contextos sociais, políticos, econômicos, educacionais e culturais de seus países. Para a realização deste estudo, utilizamos a teoria de Jacques Rancière (2013; 2005; 2003; 1996), a qual afirma que a política está na base da estética e na distribuição desigual de parcelas; e a visão do teórico Homi K. Bhabha (2005), a respeito da subjetivação e estereotipia, com o objetivo dominação. Além disso, instaurouse um questionamento sobre a violência baseada no gênero, o racismo e a violência linguística, temas abordados pelas autoras com o intuito de apresentar ao mundo a situação, notadamente, das mulheres negras em seus contextos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa tece realidades conflitantes, aproximando-se da busca por uma voz feminina que dá espaço àqueles que não são ouvidos e estão inseridos em sociedades excludentesThis thesis examines the issues related to women and African descendants in Cape Verde , Brazil and Trinidad and Tobago , taking as a basis the works Preces e Súplicas ou Os Cânticos da Desesperança (2005) by the Cape Verdean writer Vera Duarte , Poemas da Recordação e Outros Movimentos (2008 ) by the Brazilian author Conceição Evaristo, and finally , She Tries her Tongue , her Silence Softly Breaks (1989 ) by the African -Caribbean - Canadian writer Marlene Nourbese Philip. In this work we examine how their poetics are refractions of social, political, economic, educational and cultural contexts in their countries. To achieve that we use the theory of Jacques Rancière (2013; 2005; 2003;1996) , which affirms that politics is in the very foundation of aesthetics and the unequal distribution, and also the works of the theorist Homi K. Bhabha (2005 ) about subjectivity and stereotyping with the aim of domination. Moreover, we bring up the question of gender-based violence, racism and linguistic violence. These issues are addressed by the authors in order to present to the world the situation of women, mainly black women, in their contexts. In this regard, the objective of this research weaves conflicting realities, approaching the search for a female voice that gives space to those who are not heard and are inserted into societies of exclusionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Lynn Mario Trindade Menezes deCorrea, Claudia Maria Fernandes2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08102014-164235/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-08102014-164235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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