O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Losso, Rhiago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-13022020-182919/
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o puzzle como processo de construção narrativa no romance Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes, considerando que o quebra-cabeças construído pelo autor é composto por elementos que fragmentam a trama narrativa e o discurso textual e se coloca como um convite ao leitor para tentar juntar suas peças. Nesse processo, perpassamos por diversas questões temáticas suscitadas pela escrita antuniana que nos levam a refletir sobre a relação entre História e ficção, interstício, identidade e determinados aspectos da cultura portuguesa. Ao longo de todo o estudo dos elementos linguísticos e literários da escrita antuniana que compõem esse puzzle, nos valemos das considerações de Arnaut (2002; 2008; 2009), Navas (2012) e Seixo (2002) sobre a obra do autor. Uma vez que o romance remete ao período neocolonial em Angola e à relação desse país com Portugal, nos apoiamos em Arnaut (2002; 2009), Hutcheon (1989) e Waugh (1984) para pontuar a relação entre o texto ficcional literário e o discurso histórico, nos valendo do conceito de metaficção para mostrar que o autor convida o leitor também a repensar os processos históricos desses países. Para dialogar com essa proposta de revisitação da História, nos referimos a Macedo (2006), Maxwell (2006) e Ribeiro (2004). Entendemos que esse caráter metaficcional do texto, nesse romance, cria um tempo-espaço da narrativa intersticial, expondo o interstício também no processo de identificação e construção das personagens. Nesse sentido, nos embasamos em Ribeiro (2004), Hall (2000) e Bhabha (1998), para tratar das questões de identidade e do sujeito no período pós-colonial. Essas questões nos permitem refletir sobre raça e pertença cultural, de modo que as considerações de Fanon (1986) sobre esses temas fundamente essa reflexão. Por fim, por podermos estabelecer, ao longo da análise do processo de construção das personagens, conexões pertinentes à cultura portuguesa, nos respaldamos em Ribeiro (2004), Oldoni e Freitas (2018) e Lourenço (1991; 1999). Ao concluirmos este estudo, ressaltamos que o convite ao jogo feito por Lobo Antunes faz do leitor um co-criador do romance, ao mesmo tempo em que o puzzle como estratégia narrativa nos leva a reconsiderar o local de Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003) dentro do conjunto da obra do autor.
id USP_ea160a19c9c8124c85dfca461cc9825c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022020-182919
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo AntunesThe puzzle as a narrative strategy in Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), by António Lobo AntunesIntersticeInterstícioLiteratura e históriaLiteratura e jogoLiterature and historyLiterature and puzzleMetaficçãoMetafictionO presente estudo tem por objetivo analisar o puzzle como processo de construção narrativa no romance Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes, considerando que o quebra-cabeças construído pelo autor é composto por elementos que fragmentam a trama narrativa e o discurso textual e se coloca como um convite ao leitor para tentar juntar suas peças. Nesse processo, perpassamos por diversas questões temáticas suscitadas pela escrita antuniana que nos levam a refletir sobre a relação entre História e ficção, interstício, identidade e determinados aspectos da cultura portuguesa. Ao longo de todo o estudo dos elementos linguísticos e literários da escrita antuniana que compõem esse puzzle, nos valemos das considerações de Arnaut (2002; 2008; 2009), Navas (2012) e Seixo (2002) sobre a obra do autor. Uma vez que o romance remete ao período neocolonial em Angola e à relação desse país com Portugal, nos apoiamos em Arnaut (2002; 2009), Hutcheon (1989) e Waugh (1984) para pontuar a relação entre o texto ficcional literário e o discurso histórico, nos valendo do conceito de metaficção para mostrar que o autor convida o leitor também a repensar os processos históricos desses países. Para dialogar com essa proposta de revisitação da História, nos referimos a Macedo (2006), Maxwell (2006) e Ribeiro (2004). Entendemos que esse caráter metaficcional do texto, nesse romance, cria um tempo-espaço da narrativa intersticial, expondo o interstício também no processo de identificação e construção das personagens. Nesse sentido, nos embasamos em Ribeiro (2004), Hall (2000) e Bhabha (1998), para tratar das questões de identidade e do sujeito no período pós-colonial. Essas questões nos permitem refletir sobre raça e pertença cultural, de modo que as considerações de Fanon (1986) sobre esses temas fundamente essa reflexão. Por fim, por podermos estabelecer, ao longo da análise do processo de construção das personagens, conexões pertinentes à cultura portuguesa, nos respaldamos em Ribeiro (2004), Oldoni e Freitas (2018) e Lourenço (1991; 1999). Ao concluirmos este estudo, ressaltamos que o convite ao jogo feito por Lobo Antunes faz do leitor um co-criador do romance, ao mesmo tempo em que o puzzle como estratégia narrativa nos leva a reconsiderar o local de Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003) dentro do conjunto da obra do autor.The present study aims to analyze the puzzle as a process of narrative composition in the novel Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), by António Lobo Antunes, considering that this puzzle is composed by elements that fragment the plot and the textual discourse and invites the reader to put its pieces together. In this process, we make links among several thematic issues prompted by Lobo Antunes\' writing that lead us to reflect on the connection between History and Fiction, interstice, identity and certain aspects of Portuguese culture. Along the whole study of the linguistic and literary elements that compose that puzzle, we rest on the views about the author\'s work held by Arnaut (2002; 2008; 2009), Navas (2012) and Seixo (2002). As the novel refers to the neocolonial period in Angola and to the relation of that country with Portugal, we rely on Arnaut (2002; 2009), Hutcheon (1989) e Waugh (1984) to pinpoint the connection between literary fiction and historical discourse, resting on the concept of metafiction to show that the author also invites the reader to rethink the historical processes of those countries. In order to dialogue with the proposal to revisit historical events, we turn to Macedo (2006), Maxwell (2006) e Ribeiro (2004). We understand that the metafictional aspect of the text, in this novel, generates an interstitial narrative setting, exposing the interstice also in the process of identification and creation of the characters. In this regard, we rely on Ribeiro (2004), Hall (2000) and Bhabha (1998), to discuss issues on identity and on the postcolonial subject. Those issues allow us to reflect on race and cultural belonging, taking into consideration the perspective of Fanon (1986) about those topics. Lastly, as we can, along with the analysis of the process of creation of the characters, establish meaningful connections with Portuguese culture, we find support in Ribeiro (2004), Oldoni e Freitas (2018) e Lourenço (1991; 1999). In the conclusion of this study, we reinforce that Lobo Antunes\' inviting to solve the puzzle makes the reader a co-creator of the novel, at the same time that the puzzle as a narrative strategy takes us to reconsider the place of Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003) within the work of the author.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimas, Monica Muniz de SouzaLosso, Rhiago2019-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-13022020-182919/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-13T23:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-13022020-182919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-13T23:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
The puzzle as a narrative strategy in Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), by António Lobo Antunes
title O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
spellingShingle O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
Losso, Rhiago
Interstice
Interstício
Literatura e história
Literatura e jogo
Literature and history
Literature and puzzle
Metaficção
Metafiction
title_short O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
title_full O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
title_fullStr O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
title_full_unstemmed O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
title_sort O puzzle como estratégia narrativa em Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes
author Losso, Rhiago
author_facet Losso, Rhiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simas, Monica Muniz de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Losso, Rhiago
dc.subject.por.fl_str_mv Interstice
Interstício
Literatura e história
Literatura e jogo
Literature and history
Literature and puzzle
Metaficção
Metafiction
topic Interstice
Interstício
Literatura e história
Literatura e jogo
Literature and history
Literature and puzzle
Metaficção
Metafiction
description O presente estudo tem por objetivo analisar o puzzle como processo de construção narrativa no romance Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003), de António Lobo Antunes, considerando que o quebra-cabeças construído pelo autor é composto por elementos que fragmentam a trama narrativa e o discurso textual e se coloca como um convite ao leitor para tentar juntar suas peças. Nesse processo, perpassamos por diversas questões temáticas suscitadas pela escrita antuniana que nos levam a refletir sobre a relação entre História e ficção, interstício, identidade e determinados aspectos da cultura portuguesa. Ao longo de todo o estudo dos elementos linguísticos e literários da escrita antuniana que compõem esse puzzle, nos valemos das considerações de Arnaut (2002; 2008; 2009), Navas (2012) e Seixo (2002) sobre a obra do autor. Uma vez que o romance remete ao período neocolonial em Angola e à relação desse país com Portugal, nos apoiamos em Arnaut (2002; 2009), Hutcheon (1989) e Waugh (1984) para pontuar a relação entre o texto ficcional literário e o discurso histórico, nos valendo do conceito de metaficção para mostrar que o autor convida o leitor também a repensar os processos históricos desses países. Para dialogar com essa proposta de revisitação da História, nos referimos a Macedo (2006), Maxwell (2006) e Ribeiro (2004). Entendemos que esse caráter metaficcional do texto, nesse romance, cria um tempo-espaço da narrativa intersticial, expondo o interstício também no processo de identificação e construção das personagens. Nesse sentido, nos embasamos em Ribeiro (2004), Hall (2000) e Bhabha (1998), para tratar das questões de identidade e do sujeito no período pós-colonial. Essas questões nos permitem refletir sobre raça e pertença cultural, de modo que as considerações de Fanon (1986) sobre esses temas fundamente essa reflexão. Por fim, por podermos estabelecer, ao longo da análise do processo de construção das personagens, conexões pertinentes à cultura portuguesa, nos respaldamos em Ribeiro (2004), Oldoni e Freitas (2018) e Lourenço (1991; 1999). Ao concluirmos este estudo, ressaltamos que o convite ao jogo feito por Lobo Antunes faz do leitor um co-criador do romance, ao mesmo tempo em que o puzzle como estratégia narrativa nos leva a reconsiderar o local de Boa tarde às coisas aqui em baixo (2003) dentro do conjunto da obra do autor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-13022020-182919/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-13022020-182919/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090670841823232