O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos do agenciamento docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28052024-093516/ |
Resumo: | Nos últimos anos aumentaram consideravelmente as pesquisas que tratam das práticas pedagógicas promovidas pelas/os docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. O interesse das/os pesquisadoras/es compreende desde questões epistemológicas até as metodológicas, passando pelos efeitos na formação dos sujeitos. Isto posto, as produções recentes deram conta de analisar como professoras/es, quando atuando com o currículo cultural da EF, pensam, elaboram, repensam e refletem sobre suas práticas, durante as diferentes tematizações e problematizações, considerando sempre os acontecimentos das aulas. A partir desses estudos, compreende-se que não há como pensar na próxima aula sem considerar os acontecimentos do presente, mesmo que imprevisíveis. Ademais, apoiada/o em seus registros, quando a/o docente decide organizar e/ou reorganizar o trabalho pedagógico, fá-lo agenciada/o por um ou mais princípios ético-políticos que caracterizam a proposta: reconhecimento do patrimônio corporal da comunidade, articulação com o projeto político-pedagógico da escola, descolonização do currículo, rejeição ao daltonismo cultural, ancoragem social dos conhecimentos e o favorecimento da enunciação dos saberes discentes. A compilação dessas contribuições permitiu compreender como a prática se desenha quando a/o docente se inspira nas teorias pós-críticas de currículo. Assim sendo, a presente pesquisa dá continuidade aos trabalhos anteriores ao propor-se compreender o que a agencia e como são agenciados as/os professoras/es de Educação Física que afirmam colocar o currículo cultural em ação. Para alcance de tal intento, recorreu-se à entrevista narrativa como método para a produção de dados, objetivando traçar o curso e as intenções de 24 docentes no âmbito de suas práticas relatadas, segundo o olhar das/os docentes participantes. A produção discursiva resultante foi transcriada em relato de experiência e, a partir daí, submetida ao escrutínio da análise pós-estrutural, sem perder de vista os princípios ético-políticos da teoria curricular sob investigação. Concluiu-se que as/os docentes foram agenciadas/os por um ou mais dos seguintes elementos: realização de cursos que tratam sobre o currículo cultural da Educação Física como uma novidade a ser utilizada; o tratamento dado às diferenças, considerando discussões no âmbito mais amplo da sociedade; a enunciação dos saberes discentes como algo central da prática docente; os materiais didáticos acessados, seja como agenciamento ou como maneira de encontrar alternativas; os relatos de experiência que indicam uma maneira de se atuar com a proposta e a avaliação culturalmente orientada, que encontra local de destaque na prática, mesmo coexistindo com outras formas de avaliação. |
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O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos do agenciamento docenteThe physical education cultural curriculum in action: effects of teacher agencyEducação Física; Currículo cultural; Prática pedagógica; Agenciamento docentePhysical education; Cultural curriculum; Pedagogical practice; Teaching agencyNos últimos anos aumentaram consideravelmente as pesquisas que tratam das práticas pedagógicas promovidas pelas/os docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. O interesse das/os pesquisadoras/es compreende desde questões epistemológicas até as metodológicas, passando pelos efeitos na formação dos sujeitos. Isto posto, as produções recentes deram conta de analisar como professoras/es, quando atuando com o currículo cultural da EF, pensam, elaboram, repensam e refletem sobre suas práticas, durante as diferentes tematizações e problematizações, considerando sempre os acontecimentos das aulas. A partir desses estudos, compreende-se que não há como pensar na próxima aula sem considerar os acontecimentos do presente, mesmo que imprevisíveis. Ademais, apoiada/o em seus registros, quando a/o docente decide organizar e/ou reorganizar o trabalho pedagógico, fá-lo agenciada/o por um ou mais princípios ético-políticos que caracterizam a proposta: reconhecimento do patrimônio corporal da comunidade, articulação com o projeto político-pedagógico da escola, descolonização do currículo, rejeição ao daltonismo cultural, ancoragem social dos conhecimentos e o favorecimento da enunciação dos saberes discentes. A compilação dessas contribuições permitiu compreender como a prática se desenha quando a/o docente se inspira nas teorias pós-críticas de currículo. Assim sendo, a presente pesquisa dá continuidade aos trabalhos anteriores ao propor-se compreender o que a agencia e como são agenciados as/os professoras/es de Educação Física que afirmam colocar o currículo cultural em ação. Para alcance de tal intento, recorreu-se à entrevista narrativa como método para a produção de dados, objetivando traçar o curso e as intenções de 24 docentes no âmbito de suas práticas relatadas, segundo o olhar das/os docentes participantes. A produção discursiva resultante foi transcriada em relato de experiência e, a partir daí, submetida ao escrutínio da análise pós-estrutural, sem perder de vista os princípios ético-políticos da teoria curricular sob investigação. Concluiu-se que as/os docentes foram agenciadas/os por um ou mais dos seguintes elementos: realização de cursos que tratam sobre o currículo cultural da Educação Física como uma novidade a ser utilizada; o tratamento dado às diferenças, considerando discussões no âmbito mais amplo da sociedade; a enunciação dos saberes discentes como algo central da prática docente; os materiais didáticos acessados, seja como agenciamento ou como maneira de encontrar alternativas; os relatos de experiência que indicam uma maneira de se atuar com a proposta e a avaliação culturalmente orientada, que encontra local de destaque na prática, mesmo coexistindo com outras formas de avaliação.In recent years, there has been a significant increase in research focusing on pedagogical practices promoted by Physical Education teachers who claim to implement the cultural curriculum. Researchers\' interests span from epistemological to methodological issues, encompassing the effects on individuals\' formation. Within this context, recent studies have sought to analyze how teachers, when working alongside the Cultural Curriculum of Physical Education, think, develop, reconsider and reflect on their practices throughout different topics and problematizations, always considering the events that unfold during lessons. From these studies, it is evident that one cannot plan the next class without considering the events of the present, even if they are unpredictable. Furthermore, relying on their records, when teachers decide to organize and/or reorganize pedagogical work, they are guided by one or more ethical-political principles that characterize the following proposal: recognition of the community\'s bodily heritage, alignment with the school\'s pedagogical political project, curriculum decolonization, rejection of cultural colorblindness, social anchoring of knowledge, and the promotion of students\' knowledge enunciation. The compilation of these contributions has allowed an understanding of how practice unfolds when teachers draw inspiration from post-critical curriculum theories. Therefore, this present research continues previous works by seeking to comprehend what guides and how Physical Education teachers who claim to implement the cultural curriculum are guided. To achieve this goal, narrative interviews were employed as the data production method, aiming to trace the course and intentions of 24 teachers within the scope of their reported practices, as perceived by the participating teachers. The resulting discursive production was transcribed into an experience report and subsequently subjected to scrutiny through post-structural analysis, all while keeping in mind the ethical-political principles of the curriculum theory under investigation. The conclusion was that teachers were guided by one or more of the following elements: carrying out courses that deal with the cultural curriculum of Physical Education as a novelty to be used; the treatment given to differences, considering discussions within the broader scope of society; the enunciation of student knowledge as something central to teaching practice; the teaching materials accessed, whether as an agency or as a way of finding alternatives; experience reports that indicate a way of acting with the proposal and culturally oriented assessment, which finds a prominent place in practice, even coexisting with other forms of assessment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeira, Marcos GarciaMüller, Arthur2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28052024-093516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-29T18:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-28052024-093516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-29T18:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nos últimos anos aumentaram consideravelmente as pesquisas que tratam das práticas pedagógicas promovidas pelas/os docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. O interesse das/os pesquisadoras/es compreende desde questões epistemológicas até as metodológicas, passando pelos efeitos na formação dos sujeitos. Isto posto, as produções recentes deram conta de analisar como professoras/es, quando atuando com o currículo cultural da EF, pensam, elaboram, repensam e refletem sobre suas práticas, durante as diferentes tematizações e problematizações, considerando sempre os acontecimentos das aulas. A partir desses estudos, compreende-se que não há como pensar na próxima aula sem considerar os acontecimentos do presente, mesmo que imprevisíveis. Ademais, apoiada/o em seus registros, quando a/o docente decide organizar e/ou reorganizar o trabalho pedagógico, fá-lo agenciada/o por um ou mais princípios ético-políticos que caracterizam a proposta: reconhecimento do patrimônio corporal da comunidade, articulação com o projeto político-pedagógico da escola, descolonização do currículo, rejeição ao daltonismo cultural, ancoragem social dos conhecimentos e o favorecimento da enunciação dos saberes discentes. A compilação dessas contribuições permitiu compreender como a prática se desenha quando a/o docente se inspira nas teorias pós-críticas de currículo. Assim sendo, a presente pesquisa dá continuidade aos trabalhos anteriores ao propor-se compreender o que a agencia e como são agenciados as/os professoras/es de Educação Física que afirmam colocar o currículo cultural em ação. Para alcance de tal intento, recorreu-se à entrevista narrativa como método para a produção de dados, objetivando traçar o curso e as intenções de 24 docentes no âmbito de suas práticas relatadas, segundo o olhar das/os docentes participantes. A produção discursiva resultante foi transcriada em relato de experiência e, a partir daí, submetida ao escrutínio da análise pós-estrutural, sem perder de vista os princípios ético-políticos da teoria curricular sob investigação. Concluiu-se que as/os docentes foram agenciadas/os por um ou mais dos seguintes elementos: realização de cursos que tratam sobre o currículo cultural da Educação Física como uma novidade a ser utilizada; o tratamento dado às diferenças, considerando discussões no âmbito mais amplo da sociedade; a enunciação dos saberes discentes como algo central da prática docente; os materiais didáticos acessados, seja como agenciamento ou como maneira de encontrar alternativas; os relatos de experiência que indicam uma maneira de se atuar com a proposta e a avaliação culturalmente orientada, que encontra local de destaque na prática, mesmo coexistindo com outras formas de avaliação. |
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