Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andere, Maira Assaf
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23072007-080103/
Resumo: Essa pesquisa analisou a formação do professor de contabilidade sob a ótica do modelo de formação de Vasconcelos (2000) que divide o processo de formação em quatro áreas: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) na área contábil e de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos em Contabilidade, denominados nessa pesquisa de discentes. Para coletar as percepções do público-alvo utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores, representantes dos programas de pós-graduação da FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP e USP. Os resultados foram identificados pela utilização das análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática, ou seja, com o direcionamento para a aplicação prática da teoria. E por último, os programas abordam com mais ênfase à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia e ciências sociais. Contudo, segundo a opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.
id USP_ea777e623ccc72215c4fae02c412455f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072007-080103
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduaçãoAccounting teacher education aspects: an analysis of post-graduation programsAccounting EducationEnsino de ContabilidadeEnsino SuperiorFormação do ProfessorHigher EducationTeacher EducationEssa pesquisa analisou a formação do professor de contabilidade sob a ótica do modelo de formação de Vasconcelos (2000) que divide o processo de formação em quatro áreas: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) na área contábil e de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos em Contabilidade, denominados nessa pesquisa de discentes. Para coletar as percepções do público-alvo utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores, representantes dos programas de pós-graduação da FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP e USP. Os resultados foram identificados pela utilização das análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática, ou seja, com o direcionamento para a aplicação prática da teoria. E por último, os programas abordam com mais ênfase à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia e ciências sociais. Contudo, segundo a opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.This research studies the accounting teacher education through the use of the Vasconcelos education model (2000) which divides the education process in four areas: (i) practical; (ii) technical-scientific; (iii) pedagogical and (iv) social and political. Thus, it has been analyzed the perceptions obtained from Stricto Sensu accounting post-graduation programs coordinators, and also the perceptions obtained from accounting masters of science (M.Sc.) and M.Sc. students, accounting Doctors of Philosophy (Ph.D.) and Ph.D. students, hereafter called students. An on-line questionnaire has been used to collect the target public perceptions. The sample is composed by 208 students and 12 coordinators, representatives of FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP and USP post-graduation programs. The results have been identified through the use of descriptive and cluster analysis. Firstly, the accounting post-graduation programs are directed for the technical-scientific education with theoretical and specific accounting knowledge directed to the scientific research. Secondly, these programs aim on pedagogical education, stimulating the teachers\' activities and the development of didacticalpedagogical abilities. In the third place, according to students\' opinion, these programs stimulate the practical education, with the aiming on the practical application of the theory. And finally, these programs greatly emphasize the social and political educations, with the development of politics, economics, philosophy and social sciences knowledge. However, according to coordinator\'s opinion, the order of importance is inverted, being the social and political education the third place and the fourth place is granted to the practical education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deAndere, Maira Assaf2007-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23072007-080103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-23072007-080103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
Accounting teacher education aspects: an analysis of post-graduation programs
title Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
spellingShingle Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
Andere, Maira Assaf
Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação do Professor
Higher Education
Teacher Education
title_short Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
title_full Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
title_fullStr Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
title_full_unstemmed Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
title_sort Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
author Andere, Maira Assaf
author_facet Andere, Maira Assaf
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Adriana Maria Procopio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andere, Maira Assaf
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação do Professor
Higher Education
Teacher Education
topic Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação do Professor
Higher Education
Teacher Education
description Essa pesquisa analisou a formação do professor de contabilidade sob a ótica do modelo de formação de Vasconcelos (2000) que divide o processo de formação em quatro áreas: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) na área contábil e de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos em Contabilidade, denominados nessa pesquisa de discentes. Para coletar as percepções do público-alvo utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores, representantes dos programas de pós-graduação da FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP e USP. Os resultados foram identificados pela utilização das análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática, ou seja, com o direcionamento para a aplicação prática da teoria. E por último, os programas abordam com mais ênfase à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia e ciências sociais. Contudo, segundo a opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23072007-080103/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23072007-080103/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257366646489088