A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primi, Lilian
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032017-135930/
Resumo: A proposta é resgatar os acontecimentos da história da informação a partir das sociedades industriais na última década do século 20 até a consolidação da rede mundial de informação, com a popularização de dispositivos móveis e o surgimento das mídias sociais na primeira década e meia do século 21, para entender o papel das mídias e da comunicação na disputa de poder em sociedades informacionais conforme definição de Castells: um processo multidimensional[...] associado à emergência de um novo paradigma tecnológico, baseado nas tecnologias de comunicação e informação, que começaram a tomar forma nos anos de 1960 e que se difundiram de forma desigual por todo o mundo. Parto do conceito que norteia as considerações de Castells, de que a sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que as utilizam. (Castells, 2005). E da constatação de que ocorreu neste processo, uma crescente e persistente ideologização da tecnologia: conforme Álvaro Vieira Pinto, houve uma elevação das descobertas e avanços empreendidos nos países centrais ao posto de única tecnologia válida, capaz de levar o ser humano a construir uma vida feliz para todos. (IN COSTA E SILVA, 2013). Neste estudo se pretende construir um embasamento teórico que norteie o uso de ferramentas de medição em rede desenvolvidas nos primeiros anos deste século para medir o auferir a opinião pública nas mídias sociais virtuais na análise das publicações na mídia impressa durante disputas eleitorais majoritárias quando não existia mídia digital consolidada. O objetivo desta medição é verificar a presença ou não da polarização que caracteriza a evolução humana (Dawkins) e social (Castells) nos conteúdos publicados pela mídia pré-web, que é evidente nas mídias sociais virtuais, e avaliar o papel dos veículos na disputa pelo cargo máximo da nação nos dois momentos.
id USP_ea8277248209c7aa6090b2a0062dbf73
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10032017-135930
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em redeThe media and the information society: the power struggle in networked societiesElectionsEleiçõesImprensaInformacionalInformationalInternetInternetMediaMidiaNetwork societyPolíticaPoliticsPressSociedade em redeWebWebA proposta é resgatar os acontecimentos da história da informação a partir das sociedades industriais na última década do século 20 até a consolidação da rede mundial de informação, com a popularização de dispositivos móveis e o surgimento das mídias sociais na primeira década e meia do século 21, para entender o papel das mídias e da comunicação na disputa de poder em sociedades informacionais conforme definição de Castells: um processo multidimensional[...] associado à emergência de um novo paradigma tecnológico, baseado nas tecnologias de comunicação e informação, que começaram a tomar forma nos anos de 1960 e que se difundiram de forma desigual por todo o mundo. Parto do conceito que norteia as considerações de Castells, de que a sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que as utilizam. (Castells, 2005). E da constatação de que ocorreu neste processo, uma crescente e persistente ideologização da tecnologia: conforme Álvaro Vieira Pinto, houve uma elevação das descobertas e avanços empreendidos nos países centrais ao posto de única tecnologia válida, capaz de levar o ser humano a construir uma vida feliz para todos. (IN COSTA E SILVA, 2013). Neste estudo se pretende construir um embasamento teórico que norteie o uso de ferramentas de medição em rede desenvolvidas nos primeiros anos deste século para medir o auferir a opinião pública nas mídias sociais virtuais na análise das publicações na mídia impressa durante disputas eleitorais majoritárias quando não existia mídia digital consolidada. O objetivo desta medição é verificar a presença ou não da polarização que caracteriza a evolução humana (Dawkins) e social (Castells) nos conteúdos publicados pela mídia pré-web, que é evidente nas mídias sociais virtuais, e avaliar o papel dos veículos na disputa pelo cargo máximo da nação nos dois momentos.The idea is to analyze data about important events of the information history from industrial companies in the last decade of the 20th century until the consolidation of the global information network, with the popularization of mobile devices and the appearance of social medias in the first half of the 21 century, to understand the role of media and communication in the power struggle that exists in information societies, as defined by Castells: a \'multidimensional process \"[...]\" associated with the emergence of a new technological paradigm based on communication and information technologies, which began to take shape in the 1960s and have spread randomly around the world. I use mostly the concepts that guided Castells´ studies, that society is giving shape to technology according to the needs, values, and the taste of people who use it. (Castells, 2005). And, also, from the discovery that in this process occurred a growing and persistent ideologisation of the technology: according to Alvaro Vieira Pinto, there was an increase of undertaken discoveries and advances in the core countries \"to the only valid technology post, able to lead the human being to build a happy life for all. \" (IN COSTA E SILVA, 2013). This study aims to build a theoretical framework that guides the use of network measurement tools developed in the early years of this century to measure the gathering of public opinion in social medias through press media analysis during election periods before the consolidation of networked societies. The reason of this measurement is to check the existence of the polarization that frames human evolution (Dawkins) and social evolution (Castells) in pre-web media content, which is evident is social medias, and assess the role of comunication vehicles in the presidential run between those two moments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz, Francisco Assis dePrimi, Lilian2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032017-135930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T15:44:41Zoai:teses.usp.br:tde-10032017-135930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T15:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
The media and the information society: the power struggle in networked societies
title A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
spellingShingle A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
Primi, Lilian
Elections
Eleições
Imprensa
Informacional
Informational
Internet
Internet
Media
Midia
Network society
Política
Politics
Press
Sociedade em rede
Web
Web
title_short A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
title_full A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
title_fullStr A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
title_full_unstemmed A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
title_sort A imprensa e a sociedade de informação: a disputa de poder nas sociedades em rede
author Primi, Lilian
author_facet Primi, Lilian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Francisco Assis de
dc.contributor.author.fl_str_mv Primi, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Elections
Eleições
Imprensa
Informacional
Informational
Internet
Internet
Media
Midia
Network society
Política
Politics
Press
Sociedade em rede
Web
Web
topic Elections
Eleições
Imprensa
Informacional
Informational
Internet
Internet
Media
Midia
Network society
Política
Politics
Press
Sociedade em rede
Web
Web
description A proposta é resgatar os acontecimentos da história da informação a partir das sociedades industriais na última década do século 20 até a consolidação da rede mundial de informação, com a popularização de dispositivos móveis e o surgimento das mídias sociais na primeira década e meia do século 21, para entender o papel das mídias e da comunicação na disputa de poder em sociedades informacionais conforme definição de Castells: um processo multidimensional[...] associado à emergência de um novo paradigma tecnológico, baseado nas tecnologias de comunicação e informação, que começaram a tomar forma nos anos de 1960 e que se difundiram de forma desigual por todo o mundo. Parto do conceito que norteia as considerações de Castells, de que a sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que as utilizam. (Castells, 2005). E da constatação de que ocorreu neste processo, uma crescente e persistente ideologização da tecnologia: conforme Álvaro Vieira Pinto, houve uma elevação das descobertas e avanços empreendidos nos países centrais ao posto de única tecnologia válida, capaz de levar o ser humano a construir uma vida feliz para todos. (IN COSTA E SILVA, 2013). Neste estudo se pretende construir um embasamento teórico que norteie o uso de ferramentas de medição em rede desenvolvidas nos primeiros anos deste século para medir o auferir a opinião pública nas mídias sociais virtuais na análise das publicações na mídia impressa durante disputas eleitorais majoritárias quando não existia mídia digital consolidada. O objetivo desta medição é verificar a presença ou não da polarização que caracteriza a evolução humana (Dawkins) e social (Castells) nos conteúdos publicados pela mídia pré-web, que é evidente nas mídias sociais virtuais, e avaliar o papel dos veículos na disputa pelo cargo máximo da nação nos dois momentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032017-135930/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032017-135930/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256905238446080