Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yanaze, Leandro Key Higuchi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/
Resumo: Muito se fala na crescente velocidade de inovações tecnológicas que se apresenta ao mundo e que vai se acelerando. Antes, gerações se passavam para termos uma evolução tecnológica. Hoje, uma mesma geração presencia vários saltos tecnológicos. Neste contexto de inovações frequentes, surge a preocupação sobre como formar um profissional responsável, ético e que consiga acompanhar e ser protagonista de tais mudanças. O trabalho desenvolvido nesta tese busca colaborar na discussão sobre a formação do engenheiro, com foco na engenharia elétrica e de computação, revisitando as definições de conceitos como educação em engenharia, aprendizagem ativa, inovação, Design Thinking e competências transversais, e definindo, como contribuição de pesquisa, os conceitos de tecno-pedagogia e ambientes tecno-pedagógicos, como pressuposto de convergência de estruturas tecnológicas, estratégias pedagógicas e métodos de avaliação em aprendizagem ativa para a inovação. Apresenta um método para identificar e quantificar o grau de ênfase das competências transversais para a inovação a partir da demanda de mercado para engenheiros eletricistas e da computação; e um método de observação, coleta e análise de dados sobre o desenvolvimento de competências transversais na participação em duas experiências de aula: na disciplina global ME310 da Universidade de Stanford; e na disciplina 030-3410 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com isso, foi possível elaborar um método para auxiliar no planejamento de disciplinas e cursos com foco em inovação, identificando as competências transversais que devem ser incentivadas e relacionando tais competências com estratégias de ensino e aprendizagem e sugerindo a estrutura tecnológica e método de avaliação a serem adotados.
id USP_eab8703759cdee8a28dd2f6aea7cbdbf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13072016-145046
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.Techno-pedagogical environments for the development of transversal competencies for innovation in engineering.Active learningAmbientes tecno-pedagógicosAprendizagem ativaCompetências transversaisEngenharia (Educação)Engineering educationInnovationInovaçãoTechno-pedagogical environmentsTechno-pedagogyTecno-pedagogiaTransversal competenciesMuito se fala na crescente velocidade de inovações tecnológicas que se apresenta ao mundo e que vai se acelerando. Antes, gerações se passavam para termos uma evolução tecnológica. Hoje, uma mesma geração presencia vários saltos tecnológicos. Neste contexto de inovações frequentes, surge a preocupação sobre como formar um profissional responsável, ético e que consiga acompanhar e ser protagonista de tais mudanças. O trabalho desenvolvido nesta tese busca colaborar na discussão sobre a formação do engenheiro, com foco na engenharia elétrica e de computação, revisitando as definições de conceitos como educação em engenharia, aprendizagem ativa, inovação, Design Thinking e competências transversais, e definindo, como contribuição de pesquisa, os conceitos de tecno-pedagogia e ambientes tecno-pedagógicos, como pressuposto de convergência de estruturas tecnológicas, estratégias pedagógicas e métodos de avaliação em aprendizagem ativa para a inovação. Apresenta um método para identificar e quantificar o grau de ênfase das competências transversais para a inovação a partir da demanda de mercado para engenheiros eletricistas e da computação; e um método de observação, coleta e análise de dados sobre o desenvolvimento de competências transversais na participação em duas experiências de aula: na disciplina global ME310 da Universidade de Stanford; e na disciplina 030-3410 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com isso, foi possível elaborar um método para auxiliar no planejamento de disciplinas e cursos com foco em inovação, identificando as competências transversais que devem ser incentivadas e relacionando tais competências com estratégias de ensino e aprendizagem e sugerindo a estrutura tecnológica e método de avaliação a serem adotados.Much is said of the increasing speed of technological innovations within our global economy. Previously, generations passed before technological evolution would show its effects. Today, the same generation witnesses several technological leaps. In this context of frequent innovations, there is a concern about how to form responsible and ethical professionals who can be protagonist within such changes. This thesis aims to aid in the discussion about the formation of engineers, focusing on electrical and computer engineering, revisiting the definitions of concepts such as engineering education, active learning, innovation, design thinking and soft skills, and setting. As a research contribution, the concept of techno-pedagogy and techno-pedagogical environments are presented, as an assumption that converges upon technological structures, teaching strategies and assessment methods in active learning for innovation. A method is presented to identify and quantify the degree of emphasis of market demand of soft skills for innovation for electrical and computer engineers which includes;.a method of observation, analysis and data collection on the development of transversal competences by participating in two class experience: in the global ME310 course of Stanford University; and in the 030-3410 course of the Polytechnic School of the University of São Paulo. A method to assist in planning courses focusing on innovation is developed, identifying the transversal competences that should be encouraged and relating these skills with teaching strategies and suggesting the technological structure and assessment methods to be adopted.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Roseli de DeusYanaze, Leandro Key Higuchi2015-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-13072016-145046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
Techno-pedagogical environments for the development of transversal competencies for innovation in engineering.
title Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
spellingShingle Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
Yanaze, Leandro Key Higuchi
Active learning
Ambientes tecno-pedagógicos
Aprendizagem ativa
Competências transversais
Engenharia (Educação)
Engineering education
Innovation
Inovação
Techno-pedagogical environments
Techno-pedagogy
Tecno-pedagogia
Transversal competencies
title_short Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
title_full Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
title_fullStr Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
title_full_unstemmed Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
title_sort Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia.
author Yanaze, Leandro Key Higuchi
author_facet Yanaze, Leandro Key Higuchi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Roseli de Deus
dc.contributor.author.fl_str_mv Yanaze, Leandro Key Higuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Active learning
Ambientes tecno-pedagógicos
Aprendizagem ativa
Competências transversais
Engenharia (Educação)
Engineering education
Innovation
Inovação
Techno-pedagogical environments
Techno-pedagogy
Tecno-pedagogia
Transversal competencies
topic Active learning
Ambientes tecno-pedagógicos
Aprendizagem ativa
Competências transversais
Engenharia (Educação)
Engineering education
Innovation
Inovação
Techno-pedagogical environments
Techno-pedagogy
Tecno-pedagogia
Transversal competencies
description Muito se fala na crescente velocidade de inovações tecnológicas que se apresenta ao mundo e que vai se acelerando. Antes, gerações se passavam para termos uma evolução tecnológica. Hoje, uma mesma geração presencia vários saltos tecnológicos. Neste contexto de inovações frequentes, surge a preocupação sobre como formar um profissional responsável, ético e que consiga acompanhar e ser protagonista de tais mudanças. O trabalho desenvolvido nesta tese busca colaborar na discussão sobre a formação do engenheiro, com foco na engenharia elétrica e de computação, revisitando as definições de conceitos como educação em engenharia, aprendizagem ativa, inovação, Design Thinking e competências transversais, e definindo, como contribuição de pesquisa, os conceitos de tecno-pedagogia e ambientes tecno-pedagógicos, como pressuposto de convergência de estruturas tecnológicas, estratégias pedagógicas e métodos de avaliação em aprendizagem ativa para a inovação. Apresenta um método para identificar e quantificar o grau de ênfase das competências transversais para a inovação a partir da demanda de mercado para engenheiros eletricistas e da computação; e um método de observação, coleta e análise de dados sobre o desenvolvimento de competências transversais na participação em duas experiências de aula: na disciplina global ME310 da Universidade de Stanford; e na disciplina 030-3410 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com isso, foi possível elaborar um método para auxiliar no planejamento de disciplinas e cursos com foco em inovação, identificando as competências transversais que devem ser incentivadas e relacionando tais competências com estratégias de ensino e aprendizagem e sugerindo a estrutura tecnológica e método de avaliação a serem adotados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256938650271744