Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlsson, Lázaro Donizete
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-30112007-155536/
Resumo: Dentre os vários instrumentos utilizados pelo governo federal - em parte, ligados às políticas neoliberais de administração pública -, o Exame Nacional de Cursos (ENC) surgiu, em 1995, com a finalidade de manter um certo controle sobre o sistema educacional superior. Na intenção de delimitarmos o produto, isto é, as filiações discursivas repassadas pelo mercado vinculado a esse tipo de formação, constituímos um corpus de pesquisa por meio da produção escrita do formando em Letras, alvo do ENC/2001, e realizamos uma análise fundamentada na teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) (Authier-Revuz, 1980 : 2004, 1982 : 2004, 1984 : 1990, 1998). Tal teoria nos auxilia a circunscrever o(s) outro(s) que surge(m) no discurso desse formando, futuro professor de língua materna, delimitando suas filiações discursivas. A partir da análise, concluímos que tais filiações emergentes do seu texto não se resumem somente àquelas vistas em sala de aula - como a Gramática Tradicional e a Lingüística, por exemplo -, mas também àquelas fornecidas pela própria questão do ENC/Letras/2001. A apropriação de elementos dados pela própria questão evidencia uma certa superficialidade no tratamento dos conteúdos, demonstrando uma tendência do formando a buscar informações de fácil apreensão, mas de pouca durabilidade.
id USP_edb47eb76bb77e56fae993a81d08ebe4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112007-155536
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em LetrasA no-lineal dive in the waters of the higher education in LettersDiscoursive filiation(s)ENC/LetrasENC/LettersEnsino superiorEnunciative heterogeneity(ies)Filiação(ões) discursiva(s)Heterogeneidade(s) enunciativa(s)Higher educationPoints of shown heterogeneityPontos de heterogeneidade mostradaDentre os vários instrumentos utilizados pelo governo federal - em parte, ligados às políticas neoliberais de administração pública -, o Exame Nacional de Cursos (ENC) surgiu, em 1995, com a finalidade de manter um certo controle sobre o sistema educacional superior. Na intenção de delimitarmos o produto, isto é, as filiações discursivas repassadas pelo mercado vinculado a esse tipo de formação, constituímos um corpus de pesquisa por meio da produção escrita do formando em Letras, alvo do ENC/2001, e realizamos uma análise fundamentada na teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) (Authier-Revuz, 1980 : 2004, 1982 : 2004, 1984 : 1990, 1998). Tal teoria nos auxilia a circunscrever o(s) outro(s) que surge(m) no discurso desse formando, futuro professor de língua materna, delimitando suas filiações discursivas. A partir da análise, concluímos que tais filiações emergentes do seu texto não se resumem somente àquelas vistas em sala de aula - como a Gramática Tradicional e a Lingüística, por exemplo -, mas também àquelas fornecidas pela própria questão do ENC/Letras/2001. A apropriação de elementos dados pela própria questão evidencia uma certa superficialidade no tratamento dos conteúdos, demonstrando uma tendência do formando a buscar informações de fácil apreensão, mas de pouca durabilidade.Among the several instruments used by the federal government - partly, linked to the neoliberal politics of public administration -, the Exame Nacional de Cursos (ENC) appeared in 1995 with the purpose of maintaining a certain control on the higher education system. In the intention delimiting the product, that is, the discoursive filiations reviewed by the market linked to that formation type, we have constituted a research corpus through the written production of the forming in Letters, target of ENC/2001, and we have accomplished an analysis based in the theory of the enunciative heterogeneities (Authier-Revuz, 1980: 2004, 1982: 2004, 1984: 1990, 1998). Such theory aids us to bound the other(s) that appear(s) in the speech of that forming, future teacher of maternal language, delimiting his/her discoursive filiations. Starting from the analysis, we have concluded that such emerging filiations of his/her text are not only summarized to those views in classroom - as the Traditional Grammar and the Linguistics, for example - but also those supplied by the own subject of ENC/Letters/2001. The appropriation of elements given by the own subject evidences a certain superficiality in the treatment of the contents and demonstrates a tendency of the forming looking for information of easy apprehension but of little durability.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Manoel Luiz GoncalvesCarlsson, Lázaro Donizete2007-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-30112007-155536/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-30112007-155536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
A no-lineal dive in the waters of the higher education in Letters
title Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
spellingShingle Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
Carlsson, Lázaro Donizete
Discoursive filiation(s)
ENC/Letras
ENC/Letters
Ensino superior
Enunciative heterogeneity(ies)
Filiação(ões) discursiva(s)
Heterogeneidade(s) enunciativa(s)
Higher education
Points of shown heterogeneity
Pontos de heterogeneidade mostrada
title_short Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
title_full Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
title_fullStr Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
title_full_unstemmed Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
title_sort Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
author Carlsson, Lázaro Donizete
author_facet Carlsson, Lázaro Donizete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Manoel Luiz Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlsson, Lázaro Donizete
dc.subject.por.fl_str_mv Discoursive filiation(s)
ENC/Letras
ENC/Letters
Ensino superior
Enunciative heterogeneity(ies)
Filiação(ões) discursiva(s)
Heterogeneidade(s) enunciativa(s)
Higher education
Points of shown heterogeneity
Pontos de heterogeneidade mostrada
topic Discoursive filiation(s)
ENC/Letras
ENC/Letters
Ensino superior
Enunciative heterogeneity(ies)
Filiação(ões) discursiva(s)
Heterogeneidade(s) enunciativa(s)
Higher education
Points of shown heterogeneity
Pontos de heterogeneidade mostrada
description Dentre os vários instrumentos utilizados pelo governo federal - em parte, ligados às políticas neoliberais de administração pública -, o Exame Nacional de Cursos (ENC) surgiu, em 1995, com a finalidade de manter um certo controle sobre o sistema educacional superior. Na intenção de delimitarmos o produto, isto é, as filiações discursivas repassadas pelo mercado vinculado a esse tipo de formação, constituímos um corpus de pesquisa por meio da produção escrita do formando em Letras, alvo do ENC/2001, e realizamos uma análise fundamentada na teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) (Authier-Revuz, 1980 : 2004, 1982 : 2004, 1984 : 1990, 1998). Tal teoria nos auxilia a circunscrever o(s) outro(s) que surge(m) no discurso desse formando, futuro professor de língua materna, delimitando suas filiações discursivas. A partir da análise, concluímos que tais filiações emergentes do seu texto não se resumem somente àquelas vistas em sala de aula - como a Gramática Tradicional e a Lingüística, por exemplo -, mas também àquelas fornecidas pela própria questão do ENC/Letras/2001. A apropriação de elementos dados pela própria questão evidencia uma certa superficialidade no tratamento dos conteúdos, demonstrando uma tendência do formando a buscar informações de fácil apreensão, mas de pouca durabilidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-30112007-155536/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-30112007-155536/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257473047592960