Trama do porvir em Comenius: escola, infância e adulto moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Shirley dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21112023-154020/
Resumo: Temos o objetivo de depositar a atenção em fragmentos de discursos que discorrem sobre as imagens atinentes ao tempo ainda por vir, promovendo enlaces entre a formação da chamada escolarização moderna e os cuidados com o futuro, tanto no âmbito individual como no coletivo. Selecionamos o teórico checo Jan Amos Comenius (1592-1670) como o autor a ser estudado devido à conhecida associação do pensador à constituição da didática, que, como método preciso e calculável, remexe o campo de saber reger o tempo no interior das escolas, acelerando a aprendizagem. São três as obras seiscentistas de Comenius escolhidas como material de investigação. São elas: O Labirinto do Mundo e o Paraíso do Coração, A Didática Magna (Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos) e Pampaedia (Educação Universal). A problemática que se consagra é a de versar sobre os dizeres comenianos e outros do início da chamada modernidade sobre os erros, atribuídos ao passado, que fazem entender as mazelas do presente. Nesse, a despeito do contexto de crise, deve valer a esperança de cura dos males, sendo atribuído aos jovens um caráter de destaque pela via da educação. A hipótese norteadora da investigação foi a de que há, em Comenius, um modo organizado de pensar sobre o enlace entre os mais novos, os mais velhos e o futuro; e, a partir disso, há um movimento em direção ao desenho de uma pauta metodológica, que procura interferir nas maneiras de reger o tempo. Do ponto de vista metodológico, nossos procedimentos foram, basicamente, o entrecruzamento entre a bibliografia utilizada e a nossa percepção sobre ela e as fontes inventariadas. Ou seja, a partir da leitura analítica da obra de Comenius, inserindo-a em seu contexto histórico, buscou-se confrontá-la com as obras já existentes sobre o tema. Nosso apoio teórico é a história cultural, concentrando nossa atenção, principalmente, em Roger Chartier. O autor apresenta um caminho de trato com as fontes que toma a representação e a apropriação como noções operatórias. Avulta-se, portanto, aproximação, nesse caso, com a nova história cultural, expressão usada a partir do final da década de 1980. Chegamos à conclusão de que a boa utilização do tempo escolar, ideal comeniano, esparrama-se para as outras circunstâncias da vida. Dessa forma, poder-se-ia assegurar um destino comum a todos a partir do estabelecimento e da consolidação da arte de bem administrar a história. Notamos que, para discorrer sobre escola e porvir, era necessário estudar a ideia de Paraíso, que, a partir da modernidade, passou por deslocamentos, os quais são constantes nos discursos comenianos. A graça salvacionista povoa o imaginário sobre os mais novos, que, passados pelos ritmos da escolarização, mais adiante, consagrar-se-ão como adultos ideais. Constitui-se um modelo de homem que se almeja formar no porvir. Sobre ele, pairam as características de ser professor até o fim da vida, assim como aprendiz. As relações escolares propagam-se para os cenários além das salas de aulas. Assim, será salvaguardado o futuro redentor ao nível privado e público.
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São elas: O Labirinto do Mundo e o Paraíso do Coração, A Didática Magna (Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos) e Pampaedia (Educação Universal). A problemática que se consagra é a de versar sobre os dizeres comenianos e outros do início da chamada modernidade sobre os erros, atribuídos ao passado, que fazem entender as mazelas do presente. Nesse, a despeito do contexto de crise, deve valer a esperança de cura dos males, sendo atribuído aos jovens um caráter de destaque pela via da educação. A hipótese norteadora da investigação foi a de que há, em Comenius, um modo organizado de pensar sobre o enlace entre os mais novos, os mais velhos e o futuro; e, a partir disso, há um movimento em direção ao desenho de uma pauta metodológica, que procura interferir nas maneiras de reger o tempo. Do ponto de vista metodológico, nossos procedimentos foram, basicamente, o entrecruzamento entre a bibliografia utilizada e a nossa percepção sobre ela e as fontes inventariadas. Ou seja, a partir da leitura analítica da obra de Comenius, inserindo-a em seu contexto histórico, buscou-se confrontá-la com as obras já existentes sobre o tema. Nosso apoio teórico é a história cultural, concentrando nossa atenção, principalmente, em Roger Chartier. O autor apresenta um caminho de trato com as fontes que toma a representação e a apropriação como noções operatórias. Avulta-se, portanto, aproximação, nesse caso, com a nova história cultural, expressão usada a partir do final da década de 1980. Chegamos à conclusão de que a boa utilização do tempo escolar, ideal comeniano, esparrama-se para as outras circunstâncias da vida. Dessa forma, poder-se-ia assegurar um destino comum a todos a partir do estabelecimento e da consolidação da arte de bem administrar a história. Notamos que, para discorrer sobre escola e porvir, era necessário estudar a ideia de Paraíso, que, a partir da modernidade, passou por deslocamentos, os quais são constantes nos discursos comenianos. A graça salvacionista povoa o imaginário sobre os mais novos, que, passados pelos ritmos da escolarização, mais adiante, consagrar-se-ão como adultos ideais. Constitui-se um modelo de homem que se almeja formar no porvir. Sobre ele, pairam as características de ser professor até o fim da vida, assim como aprendiz. As relações escolares propagam-se para os cenários além das salas de aulas. Assim, será salvaguardado o futuro redentor ao nível privado e público.We aim to focus on fragments of speeches that discuss images relevant to the future, establishing links between the development of modern schooling and concerns about the future, both at an individual and collective level. We have selected the Czech theorist Jan Amos Comenius (1592-1670) as the author to be studied due to his well-known association with the formation of didactics, which, as a precise and calculable method, reshapes the field of knowledge governing time within schools, accelerating learning. Three of Comenius\' seventeenth-century works have been chosen as the subject of investigation: \"The Labyrinth of the World and the Paradise of the Heart,\" \"The Great Didactic\" (Treatise on the Universal Art of Teaching All Things to All People), and \"Pampaedia\" (Universal Education). The central issue addressed is the discourse of Comenius and other thinkers from the early modern period regarding the errors attributed to the past that contribute to the problems of the present. Despite the context of crisis, there remains the hope of remedying these ills, with young people being assigned a prominent role through education. The guiding hypothesis of the research is that Comenius offers an organized way of thinking about the connection between the younger generation, the elderly, and the future, leading to the development of a methodological framework that seeks to influence the ways in which time is managed. Methodologically, our approach primarily involved cross-referencing the utilized bibliography with our own perceptions and the identified sources. In other words, we sought to confront Comenius\' works with existing literature on the subject through analytical reading, placing them within their historical context. Our theoretical framework is cultural history, with a particular focus on the ideas of Roger Chartier, who presents a path of dealing with sources that takes representation and appropriation as operative concepts. This aligns with the approach of the \"new cultural history,\" a term used since the late 1980s. We conclude that the proper utilization of school time, as proposed by Comenius, extends to other aspects of life. Thus, by establishing and consolidating the art of managing history, a common destiny for all can be ensured. We note that in order to discuss school and the future, it was necessary to study the idea of Paradise, which has undergone shifts in the modern era, as evident in Comenius\' discourses. The salvational grace permeates the imagination of the younger generation, who, having gone through the rhythms of schooling, will later become ideal adults. This constitutes a model of the future man to be formed, characterized by being both a lifelong teacher and learner. School relationships extend beyond the classroom settings, safeguarding a redemptive future at both private and public levels.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBoto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos ReisSantos, Shirley dos2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21112023-154020/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T21:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112023-154020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T21:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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