Gustav Gustavovich Shpet (1879-1937) e a psicologia étnica na Rússia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05052021-191056/ |
Resumo: | Situado no campo dos estudos sobre a influência e recepção, no Brasil e nos Estados Unidos da América, da psicologia produzida na Rússia, este trabalho teve como objetivo apresentar as principais ideias de Gustav Gustavovich Shpet (1879-1937) e refletir sobre o surgimento da Psicologia Étnica como abordagem significativa da psicologia produzida na Rússia, bem como acerca da ausência de sua continuidade. Buscou-se investigar: (a) quais produções intelectuais influenciaram Shpet quando o autor formulou sua proposta de construção da Psicologia Étnica; (b) como Shpet entendia o objetivo e o método da Psicologia Étnica e quais eram os conceitos principais desta área; e (c) se houve diálogo entre as teorias dos psicólogos russos posteriores a Shpet e a proposta formulada por ele. Para isso, tomando como referência os métodos de pesquisa utilizados em estudos de história da psicologia, realizou-se o seguinte procedimento: foram selecionadas obras que influenciaram a produção criativa de Shpet e elaborou-se um resumo destas obras, contendo seus principais conceitos e ideias. Em seguida, fez-se a tradução do russo para o português da obra Introdução à Psicologia Étnica, publicada em 1927 por Shpet, e, a partir dela, desenvolveu-se um resumo contendo os principais conceitos da Psicologia Étnica, seu objetivo e método de investigação. Por fim, foi efetuada uma revisão bibliográfica tanto a respeito das abordagens da Psicologia Soviética que sofreram influência da Psicologia Étnica e das abordagens da Psicologia Social brasileira que sofreram influência da Psicologia Soviética, quanto em relação aos estudos interculturais e sobre raça-etnia realizados inicialmente pela Psicologia Social brasileira. Seguindo essa metodologia, chegou-se a algumas descobertas: as ideias dos pensadores alemães Wilhelm Wundt, Moritz Lazarus e Heymann Steinthal e suas propostas para construir a Völkerpsychologie (Psicologia dos Povos) foram as principais influências intelectuais de Shpet; o objeto da Psicologia Étnica, para Shpet, é a coletividade como atitude psicológica coletiva em relação à cultura; a Psicologia Étnica é proposta como uma ciência descritiva, cujo método envolve a análise e interpretação de signos; as pesquisas interculturais e étnico-raciais foram interrompidas na Rússia por um longo período, devido a questões políticas, e, por isso, a psicologia da União Soviética não incorporou a Psicologia Étnica. Embora a concepção de Shpet não tenha tido continuação, os principais conceitos propostos pelo autor, como coletividade, tipo coletivo, interação e identificação dialogam com conceitos da Psicologia Social contemporânea, como estereótipo, interação social e identidade |
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Gustav Gustavovich Shpet (1879-1937) e a psicologia étnica na RússiaNot informed by the authorCross-cultural psychologyEthnic psychologyGustav ShpetGustav ShpetHistória da psicologiaHistory of psychologyPsicologia dos povosPsicologia étnicaPsicologia interculturalPsicologia soviéticaSoviet psychologyVölkerpsychologieSituado no campo dos estudos sobre a influência e recepção, no Brasil e nos Estados Unidos da América, da psicologia produzida na Rússia, este trabalho teve como objetivo apresentar as principais ideias de Gustav Gustavovich Shpet (1879-1937) e refletir sobre o surgimento da Psicologia Étnica como abordagem significativa da psicologia produzida na Rússia, bem como acerca da ausência de sua continuidade. Buscou-se investigar: (a) quais produções intelectuais influenciaram Shpet quando o autor formulou sua proposta de construção da Psicologia Étnica; (b) como Shpet entendia o objetivo e o método da Psicologia Étnica e quais eram os conceitos principais desta área; e (c) se houve diálogo entre as teorias dos psicólogos russos posteriores a Shpet e a proposta formulada por ele. Para isso, tomando como referência os métodos de pesquisa utilizados em estudos de história da psicologia, realizou-se o seguinte procedimento: foram selecionadas obras que influenciaram a produção criativa de Shpet e elaborou-se um resumo destas obras, contendo seus principais conceitos e ideias. Em seguida, fez-se a tradução do russo para o português da obra Introdução à Psicologia Étnica, publicada em 1927 por Shpet, e, a partir dela, desenvolveu-se um resumo contendo os principais conceitos da Psicologia Étnica, seu objetivo e método de investigação. Por fim, foi efetuada uma revisão bibliográfica tanto a respeito das abordagens da Psicologia Soviética que sofreram influência da Psicologia Étnica e das abordagens da Psicologia Social brasileira que sofreram influência da Psicologia Soviética, quanto em relação aos estudos interculturais e sobre raça-etnia realizados inicialmente pela Psicologia Social brasileira. Seguindo essa metodologia, chegou-se a algumas descobertas: as ideias dos pensadores alemães Wilhelm Wundt, Moritz Lazarus e Heymann Steinthal e suas propostas para construir a Völkerpsychologie (Psicologia dos Povos) foram as principais influências intelectuais de Shpet; o objeto da Psicologia Étnica, para Shpet, é a coletividade como atitude psicológica coletiva em relação à cultura; a Psicologia Étnica é proposta como uma ciência descritiva, cujo método envolve a análise e interpretação de signos; as pesquisas interculturais e étnico-raciais foram interrompidas na Rússia por um longo período, devido a questões políticas, e, por isso, a psicologia da União Soviética não incorporou a Psicologia Étnica. Embora a concepção de Shpet não tenha tido continuação, os principais conceitos propostos pelo autor, como coletividade, tipo coletivo, interação e identificação dialogam com conceitos da Psicologia Social contemporânea, como estereótipo, interação social e identidadeThis work is situated in the fields of research on the influence and reception of psychology originated from Russia to the psychology in Brazil and in the United States of America. It is aimed to present the main ideas of Gustav Gustavovich Shpet (1879-1937) and reflects on the emergence of Ethnic Psychology as a significant field of the psychology originated from Russia and about the absence of its continuity. We sought to investigate: (a) what intellectual streams influenced Shpet when the author formulated his proposal for the creation of Ethnic Psychology; (b) how Shpet understood the purpose and method of Ethnic Psychology and what were the key concepts in this area; and (c) whether there was a dialogue between the theories of later Russian psychologists and Shpet\'s proposal. For that, taking as a reference the research methods used in the studies of History of Psychology, we used the following procedure: we selected the works that influenced Shpet\'s theory and we created the summary of these works, emphasizing their main concepts and ideas. Then we made a summary of the work Introduction to Ethnic Psychology, published in 1927 by Shpet, emphasizing the key concepts of Ethnic Psychology, its objective and method of investigation. Then we translated the summary from Russian into Portuguese and, finally, we made the academic papers review on the approaches of Soviet Psychology that were influenced by Ethnic Psychology and on the approaches of Brazilian Social Psychology that were influenced by Soviet Psychology, as well as about the intercultural studies and about race-ethnicity studies initially carried out in Brazilian Social Psychology. The ideas of the German thinkers Wilhelm Wundt, Moritz Lazarus and Heymann Steinthal and their proposals on creation of the Völkerpsychologie (Psychology of the Folk/ Ethnic Psychology) were the main intellectual influencers to Shpet. For Shpet, the object of Ethnic Psychology is the collectivity/groupness as a collective psychological attitude towards culture. Ethnic Psychology should be a descriptive science which method involves the analysis and interpretation of signs. For political reasons, intercultural and ethnic-racial research in Russia was suspended for a long period of time, so the psychology of the Soviet Union did not incorporate Ethnic Psychology. Although Shpet\'s theory has not been continued, the key concepts proposed by the author, such as collectivity, collective type, interaction and identification, enter into dialogue with contemporary Social Psychology concepts such as stereotype, social interaction and identityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Alessandro de Oliveira dosOrtega, Alina Kaledina2021-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05052021-191056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-07T23:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-05052021-191056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-07T23:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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