Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/ |
Resumo: | Estudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicas |
id |
USP_ee7ddf989075d383d8fe12eb84f19cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29012019-173347 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típicoComparison of the increase in the time of presentation of two types of prompts in teaching intraverbal responses and their effects for children with typical developmentAnálise do Comportamento AplicadaApplied Behavior AnalysisComportamento verbalDicasIntraverbalIntraverbalPromptsTempo de apresentaçãoTime of presentationVerbal behaviorEstudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicasStudying human behavior is a challenging task because of its complexity and multi-determination. Among complex behavioral relationships are verbal relations. Behavior Analysis studies such events prioritizing the fundamental variables involved, analyzed by the three term contingency. One of the greatest characteristics of a child with developmental disorder is the delay in language acquisition or expansion. In this sense, previous studies have sought to identify effective procedures in the acquisition and expansion of verbal operants. Among the effective procedures are those that employ prompts. It is already known that the history of reinforcement with a certain prompt influences the speed of intraverbal operant acquisition. Previous studies point to the hypothesis that the time of exposed prompts to the participants may influence intraverbal operant acquisition. However, this variable did not exist been measured and controlled so far. The objective of the present study was to compare increased time of exposed presentation of textual and tact prompt and verify effects on intraverbal responses acquisition. The results showed that for three of the five participants, the time of presentation of the prompts had an effect on the speed of acquisition of intraverbal responses, one can conclude this because there was a decrease in the blocks of attempts to reach the learning criterion when there was manipulation of the time of exposed of the promptsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaTardem, Marcio Felipe2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-29012019-173347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico Comparison of the increase in the time of presentation of two types of prompts in teaching intraverbal responses and their effects for children with typical development |
title |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
spellingShingle |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico Tardem, Marcio Felipe Análise do Comportamento Aplicada Applied Behavior Analysis Comportamento verbal Dicas Intraverbal Intraverbal Prompts Tempo de apresentação Time of presentation Verbal behavior |
title_short |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
title_full |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
title_fullStr |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
title_full_unstemmed |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
title_sort |
Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico |
author |
Tardem, Marcio Felipe |
author_facet |
Tardem, Marcio Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hübner, Maria Martha Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tardem, Marcio Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Comportamento Aplicada Applied Behavior Analysis Comportamento verbal Dicas Intraverbal Intraverbal Prompts Tempo de apresentação Time of presentation Verbal behavior |
topic |
Análise do Comportamento Aplicada Applied Behavior Analysis Comportamento verbal Dicas Intraverbal Intraverbal Prompts Tempo de apresentação Time of presentation Verbal behavior |
description |
Estudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091165802201088 |