Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tardem, Marcio Felipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/
Resumo: Estudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicas
id USP_ee7ddf989075d383d8fe12eb84f19cfe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012019-173347
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típicoComparison of the increase in the time of presentation of two types of prompts in teaching intraverbal responses and their effects for children with typical developmentAnálise do Comportamento AplicadaApplied Behavior AnalysisComportamento verbalDicasIntraverbalIntraverbalPromptsTempo de apresentaçãoTime of presentationVerbal behaviorEstudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicasStudying human behavior is a challenging task because of its complexity and multi-determination. Among complex behavioral relationships are verbal relations. Behavior Analysis studies such events prioritizing the fundamental variables involved, analyzed by the three term contingency. One of the greatest characteristics of a child with developmental disorder is the delay in language acquisition or expansion. In this sense, previous studies have sought to identify effective procedures in the acquisition and expansion of verbal operants. Among the effective procedures are those that employ prompts. It is already known that the history of reinforcement with a certain prompt influences the speed of intraverbal operant acquisition. Previous studies point to the hypothesis that the time of exposed prompts to the participants may influence intraverbal operant acquisition. However, this variable did not exist been measured and controlled so far. The objective of the present study was to compare increased time of exposed presentation of textual and tact prompt and verify effects on intraverbal responses acquisition. The results showed that for three of the five participants, the time of presentation of the prompts had an effect on the speed of acquisition of intraverbal responses, one can conclude this because there was a decrease in the blocks of attempts to reach the learning criterion when there was manipulation of the time of exposed of the promptsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaTardem, Marcio Felipe2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-29012019-173347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
Comparison of the increase in the time of presentation of two types of prompts in teaching intraverbal responses and their effects for children with typical development
title Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
spellingShingle Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
Tardem, Marcio Felipe
Análise do Comportamento Aplicada
Applied Behavior Analysis
Comportamento verbal
Dicas
Intraverbal
Intraverbal
Prompts
Tempo de apresentação
Time of presentation
Verbal behavior
title_short Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
title_full Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
title_fullStr Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
title_full_unstemmed Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
title_sort Comparação do tempo de apresentação de dois tipos de dicas no ensino de respostas intraverbais a crianças com desenvolvimento típico
author Tardem, Marcio Felipe
author_facet Tardem, Marcio Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hübner, Maria Martha Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tardem, Marcio Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Comportamento Aplicada
Applied Behavior Analysis
Comportamento verbal
Dicas
Intraverbal
Intraverbal
Prompts
Tempo de apresentação
Time of presentation
Verbal behavior
topic Análise do Comportamento Aplicada
Applied Behavior Analysis
Comportamento verbal
Dicas
Intraverbal
Intraverbal
Prompts
Tempo de apresentação
Time of presentation
Verbal behavior
description Estudar o comportamento humano é uma tarefa desafiadora pela sua complexidade e multideterminação. Dentre as relações comportamentais complexas estão as relações verbais. A Análise do Comportamento estuda tais eventos destacando as variáveis fundamentais envolvidas, analisadas pela tríplice contingência. Uma das maiores características de uma criança com atraso no desenvolvimento é o atraso ou prejuízo em aquisição ou expansão da linguagem. Nesse sentido, estudos anteriores buscaram identificar procedimentos efetivos na aquisição e expansão de operantes verbais. Dentre os procedimentos efetivos, estão aqueles que empregam dicas. Já se sabe que a história de reforçamento com determinada dica influencia a velocidade de aquisição do operante intraverbal, outros estudos apontam a hipótese de que o tempo de permanência da dica exposta aos participantes pode influenciar na aquisição do operante intraverbal, porém, essa variável não havia sido mensurada e controlada até o momento. O objetivo do presente estudo foi comparar se o aumento no tempo de apresentação das dicas textuais e de tato tem efeito sobre o responder intraverbal. Os resultados demonstraram que para três dos cinco participantes, o tempo de permanência das dicas teve efeito no aumento da velocidade de aquisição de respostas intraverbais, já que para esses participantes, ocorreu diminuição no blocos de tentativas para atingir o critério de aprendizagem quando houve a manipulação do tempo de apresentação das dicas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29012019-173347/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091165802201088