Formação docente e suas possibilidades: uma pesquisa orientada pelas teorias dos letramentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-15102015-130732/ |
Resumo: | Esse trabalho apresenta investigações sobre um curso de formação docente para professores de Ensino Fundamental da escola pública, levando-se em conta conceitos sobre treinamento e formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa de cunho etnográfico, orientada pelas teorias dos letramentos (COPE e KALANTZIS, 2000,2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2008; GEE, 2000), com enfoque nos letramentos críticos (CERVETTI ET Al., 2001; MONTE MÓR, 2010, 2011, 2013; JORDÃO, 2013; MENEZES de SOUZA, 2011). A investigação tomou como base as seguintes perguntas norteadoras: 1. O que um trabalho colaborativo de formação de professores pode revelar sobre o ensino de língua inglesa para uma sociedade digital e globalizada? 2. Que possibilidades podem emergir dentro de um contexto de letramentos que contribuem para um projeto de formação de professores? A investigação de campo foi conduzida através de observações, entrevistas abertas e registros em diários reflexivos orientaram as análises de pesquisa. O plano da pesquisa visou promover um deslocamento de olhares, tanto da professora-formadora/ pesquisadora, quanto do professor-colaborador. Este trabalho colaborativo de formação de professores considerou a co-responsabilidade e agência do professor- colaborador, inserido num mundo globalizado marcado pela efemeridade e velocidade das escolhas colocadas pela conectividade que exige cidadãos cada vez mais participativos, críticos e engajados social e politicamente. Os dados apontam ainda para a relevância de uma formação continuada que considere um repensar da educação reprodutivista e acrítica, a fim de promover uma prática mais contextualizada, informada e crítica. As possibilidades para a formação continuada emergem nos seus contextos de atuação ao experimentar encontros e desencontros de práticas e pensamentos sobre o que se considera ensinar e aprender língua inglesa. |
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Formação docente e suas possibilidades: uma pesquisa orientada pelas teorias dos letramentosTeacher Education and its possibilities: a research supported by the theories of literaciesContinuous teacher educationCritical literaciesFormação continuada de professoresLetramentosLetramentos críticosLiteraciesTrainingTreinamentoEsse trabalho apresenta investigações sobre um curso de formação docente para professores de Ensino Fundamental da escola pública, levando-se em conta conceitos sobre treinamento e formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa de cunho etnográfico, orientada pelas teorias dos letramentos (COPE e KALANTZIS, 2000,2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2008; GEE, 2000), com enfoque nos letramentos críticos (CERVETTI ET Al., 2001; MONTE MÓR, 2010, 2011, 2013; JORDÃO, 2013; MENEZES de SOUZA, 2011). A investigação tomou como base as seguintes perguntas norteadoras: 1. O que um trabalho colaborativo de formação de professores pode revelar sobre o ensino de língua inglesa para uma sociedade digital e globalizada? 2. Que possibilidades podem emergir dentro de um contexto de letramentos que contribuem para um projeto de formação de professores? A investigação de campo foi conduzida através de observações, entrevistas abertas e registros em diários reflexivos orientaram as análises de pesquisa. O plano da pesquisa visou promover um deslocamento de olhares, tanto da professora-formadora/ pesquisadora, quanto do professor-colaborador. Este trabalho colaborativo de formação de professores considerou a co-responsabilidade e agência do professor- colaborador, inserido num mundo globalizado marcado pela efemeridade e velocidade das escolhas colocadas pela conectividade que exige cidadãos cada vez mais participativos, críticos e engajados social e politicamente. Os dados apontam ainda para a relevância de uma formação continuada que considere um repensar da educação reprodutivista e acrítica, a fim de promover uma prática mais contextualizada, informada e crítica. As possibilidades para a formação continuada emergem nos seus contextos de atuação ao experimentar encontros e desencontros de práticas e pensamentos sobre o que se considera ensinar e aprender língua inglesa.The aim of this study is to present investigations about a teacher education course for Elementary School teachers from public schools, regarding concepts about training and continuous education. It is a qualitative-interpretative research based on ethnographic views, supported by theories of literacies (COPE e KALANTZIS, 2000,2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2008; GEE, 2000), particularly on critical literacies (CERVETTI et Al., 2001; MONTE MÓR, 2010, 2011, 2013; JORDÃO, 2013; MENEZES de SOUZA, 2011). The current research relies on the following guiding questions: I. What may a collaborative work for teacher education reveal about teaching English in a digital and globalized society? II. What possibilities may emerge inside a literacies-based context to contribute with a teacher education project? The field research was conducted through observations, open interviews and registers in reflexive diaries provided the bases of the research analysis. The research plan aimed at promoting a shift in the views of both teacher-educator/ researcher and teacher-collaborator. A teacher education collaborative work considers the co-responsibility and agency of the teacher-collaborator, placed in a globalized world characterized by the ephemerality and the velocity of choices posed by the advent of connectivity. A world that demands more participative, critical and socially and politically engaged citizens. Regarding this discussion, the research data point out to the relevance of continuous education that considers rethinking reproductive and acritical education, in order to promote more contextualized, informed and critical practices. The possibilities for continuous education emerge in practical contexts when experiencing encounters and disencounters of practices and thoughts about what it means to teach and learn the English language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMór, Walkyria Maria MonteCosta, Karla Ferreira da2015-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-15102015-130732/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-15102015-130732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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