Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demétrio, Clarice Garcia Borges
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151432/
Resumo: Para se fazer a análise da variância de um experimento qualquer, devem ser respeitadas diversas hipóteses básicas, que proporcionam poder e nível de significância corretos aos testes. Estas hipóteses são as seguintes: - Os erros experimentais devem ter uma distribuição normal. - Os parâmetros fixos e aleatórios do modelo matemático devem ser aditivos. - Os erros experimentais devem ter uma variância comum, ou seja, deve haver homogeneidade das variâncias. - Os erros experimentais não devem ser correlacionados entre si. Neste trabalho estudou-se a importância de cada uma dessas hipóteses para a análise da variância e alguns testes que tornam possível a sua verificação. Nem sempre, porém, todas essas hipóteses são satisfeitas e a aplicação dos testes de significância seria prejudicada. Um modo de contornar a situação é mudar o modelo, ou seja, usar métodos não-paramétricos, ou, então, mudar a escala de medida por uma transformação adequada. As transformações mais usadas são (Descrito na Dissertação). Essas transformações, frequentemente são usadas sem preocupação mais profunda de sua validade, a não ser valores obtidos para coeficiente de variação. Procurou-se dar uma orientação melhor sobre a transformação ou não dos dados a serem analisados e para tanto foi feito um programa de computação eletrônica a fim de se verificarem os efeitos de cada tipo de transformação de dados sobre os resultados obtidos na análise da variância. Através desse estudo, verificou-se que: - A importância do coeficiente de variação é relativa. - Nem sempre há necessidade de se transformarem os dados, embora à primeira vista o pareça.
id USP_efb187deb8f16779590c321a1cdaa34f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-151432
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variânciaANÁLISE DE VARIÂNCIATRANSFORMAÇÃO DE DADOSPara se fazer a análise da variância de um experimento qualquer, devem ser respeitadas diversas hipóteses básicas, que proporcionam poder e nível de significância corretos aos testes. Estas hipóteses são as seguintes: - Os erros experimentais devem ter uma distribuição normal. - Os parâmetros fixos e aleatórios do modelo matemático devem ser aditivos. - Os erros experimentais devem ter uma variância comum, ou seja, deve haver homogeneidade das variâncias. - Os erros experimentais não devem ser correlacionados entre si. Neste trabalho estudou-se a importância de cada uma dessas hipóteses para a análise da variância e alguns testes que tornam possível a sua verificação. Nem sempre, porém, todas essas hipóteses são satisfeitas e a aplicação dos testes de significância seria prejudicada. Um modo de contornar a situação é mudar o modelo, ou seja, usar métodos não-paramétricos, ou, então, mudar a escala de medida por uma transformação adequada. As transformações mais usadas são (Descrito na Dissertação). Essas transformações, frequentemente são usadas sem preocupação mais profunda de sua validade, a não ser valores obtidos para coeficiente de variação. Procurou-se dar uma orientação melhor sobre a transformação ou não dos dados a serem analisados e para tanto foi feito um programa de computação eletrônica a fim de se verificarem os efeitos de cada tipo de transformação de dados sobre os resultados obtidos na análise da variância. Através desse estudo, verificou-se que: - A importância do coeficiente de variação é relativa. - Nem sempre há necessidade de se transformarem os dados, embora à primeira vista o pareça.Normality, additivity, homoscedasticity and independence are assumptions necessary to the validity of test of hypotheses about the parameters of the linear model used in an analysis of variance. In this dissertation each assumption effect is checked and a transformation of observation frequently used is studied with respect to power and level of significance. A computer program is designed to help the study and to give it more flexibility.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbin, DécioDemétrio, Clarice Garcia Borges1978-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151432/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T15:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-151432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T15:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
title Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
spellingShingle Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
Demétrio, Clarice Garcia Borges
ANÁLISE DE VARIÂNCIA
TRANSFORMAÇÃO DE DADOS
title_short Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
title_full Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
title_fullStr Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
title_full_unstemmed Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
title_sort Transformação de dados: efeitos sobre a análise da variância
author Demétrio, Clarice Garcia Borges
author_facet Demétrio, Clarice Garcia Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbin, Décio
dc.contributor.author.fl_str_mv Demétrio, Clarice Garcia Borges
dc.subject.por.fl_str_mv ANÁLISE DE VARIÂNCIA
TRANSFORMAÇÃO DE DADOS
topic ANÁLISE DE VARIÂNCIA
TRANSFORMAÇÃO DE DADOS
description Para se fazer a análise da variância de um experimento qualquer, devem ser respeitadas diversas hipóteses básicas, que proporcionam poder e nível de significância corretos aos testes. Estas hipóteses são as seguintes: - Os erros experimentais devem ter uma distribuição normal. - Os parâmetros fixos e aleatórios do modelo matemático devem ser aditivos. - Os erros experimentais devem ter uma variância comum, ou seja, deve haver homogeneidade das variâncias. - Os erros experimentais não devem ser correlacionados entre si. Neste trabalho estudou-se a importância de cada uma dessas hipóteses para a análise da variância e alguns testes que tornam possível a sua verificação. Nem sempre, porém, todas essas hipóteses são satisfeitas e a aplicação dos testes de significância seria prejudicada. Um modo de contornar a situação é mudar o modelo, ou seja, usar métodos não-paramétricos, ou, então, mudar a escala de medida por uma transformação adequada. As transformações mais usadas são (Descrito na Dissertação). Essas transformações, frequentemente são usadas sem preocupação mais profunda de sua validade, a não ser valores obtidos para coeficiente de variação. Procurou-se dar uma orientação melhor sobre a transformação ou não dos dados a serem analisados e para tanto foi feito um programa de computação eletrônica a fim de se verificarem os efeitos de cada tipo de transformação de dados sobre os resultados obtidos na análise da variância. Através desse estudo, verificou-se que: - A importância do coeficiente de variação é relativa. - Nem sempre há necessidade de se transformarem os dados, embora à primeira vista o pareça.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151432/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151432/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090945766916096