Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonnetti, Fávio Américo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/
Resumo: Após uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online.
id USP_f16e3b9bb84a3c22c272524c3ad38a2f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16032017-160425
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologiasMapping, mediating, weaving and storytelling: fundamental dimensions of teaching action permeated by new technologiesAção docenteDistance educationEducação a distânciaEducação onlineEducational technologiesHybrid educationMapearMappingMediarMediatingModalidade híbridas de ensinoNarrarOnline educationStorytellingTeaching practiceTecerTecnologias da educaçãoWeavingApós uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online.After a review of works devoted to understand the relationships between teaching and technology in its many forms we present a series of teachers\' actions redefined in contact with digital technologies. Based on four key verbs proposed by Nílson Machado as a way to characterize and express the nature of teaching practices mapping, mediating, weaving and storytelling we discourse about the new dimensions of teaching in contact with technology devices in contexts permeated or digitally made by technology, especially in hybrid and online education modalities therefore considering Distance Education (DE) in different perspectives. Besides an examination and after presents a set of researches and proposals, this work seeks to provide insights and ideas that can contribute to the teaching practices, hoping to broaden the understanding of the teacher\'s actions in cyberspace and about the relationships mediated by digital devices examining different forms and approaches of interacting with students inside a learning community in an ecosystem paradigm of online education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseTonnetti, Fávio Américo2015-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-16032017-160425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
Mapping, mediating, weaving and storytelling: fundamental dimensions of teaching action permeated by new technologies
title Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
spellingShingle Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
Tonnetti, Fávio Américo
Ação docente
Distance education
Educação a distância
Educação online
Educational technologies
Hybrid education
Mapear
Mapping
Mediar
Mediating
Modalidade híbridas de ensino
Narrar
Online education
Storytelling
Teaching practice
Tecer
Tecnologias da educação
Weaving
title_short Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
title_full Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
title_fullStr Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
title_full_unstemmed Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
title_sort Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
author Tonnetti, Fávio Américo
author_facet Tonnetti, Fávio Américo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Nilson Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonnetti, Fávio Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Ação docente
Distance education
Educação a distância
Educação online
Educational technologies
Hybrid education
Mapear
Mapping
Mediar
Mediating
Modalidade híbridas de ensino
Narrar
Online education
Storytelling
Teaching practice
Tecer
Tecnologias da educação
Weaving
topic Ação docente
Distance education
Educação a distância
Educação online
Educational technologies
Hybrid education
Mapear
Mapping
Mediar
Mediating
Modalidade híbridas de ensino
Narrar
Online education
Storytelling
Teaching practice
Tecer
Tecnologias da educação
Weaving
description Após uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090763071422464