Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/ |
Resumo: | Após uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online. |
id |
USP_f16e3b9bb84a3c22c272524c3ad38a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16032017-160425 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologiasMapping, mediating, weaving and storytelling: fundamental dimensions of teaching action permeated by new technologiesAção docenteDistance educationEducação a distânciaEducação onlineEducational technologiesHybrid educationMapearMappingMediarMediatingModalidade híbridas de ensinoNarrarOnline educationStorytellingTeaching practiceTecerTecnologias da educaçãoWeavingApós uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online.After a review of works devoted to understand the relationships between teaching and technology in its many forms we present a series of teachers\' actions redefined in contact with digital technologies. Based on four key verbs proposed by Nílson Machado as a way to characterize and express the nature of teaching practices mapping, mediating, weaving and storytelling we discourse about the new dimensions of teaching in contact with technology devices in contexts permeated or digitally made by technology, especially in hybrid and online education modalities therefore considering Distance Education (DE) in different perspectives. Besides an examination and after presents a set of researches and proposals, this work seeks to provide insights and ideas that can contribute to the teaching practices, hoping to broaden the understanding of the teacher\'s actions in cyberspace and about the relationships mediated by digital devices examining different forms and approaches of interacting with students inside a learning community in an ecosystem paradigm of online education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseTonnetti, Fávio Américo2015-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-16032017-160425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias Mapping, mediating, weaving and storytelling: fundamental dimensions of teaching action permeated by new technologies |
title |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
spellingShingle |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias Tonnetti, Fávio Américo Ação docente Distance education Educação a distância Educação online Educational technologies Hybrid education Mapear Mapping Mediar Mediating Modalidade híbridas de ensino Narrar Online education Storytelling Teaching practice Tecer Tecnologias da educação Weaving |
title_short |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
title_full |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
title_fullStr |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
title_sort |
Mapear, medir, tecer e narrar: dimensões fundamentais da ação docente permeadas pelas novas tecnologias |
author |
Tonnetti, Fávio Américo |
author_facet |
Tonnetti, Fávio Américo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Nilson Jose |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonnetti, Fávio Américo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação docente Distance education Educação a distância Educação online Educational technologies Hybrid education Mapear Mapping Mediar Mediating Modalidade híbridas de ensino Narrar Online education Storytelling Teaching practice Tecer Tecnologias da educação Weaving |
topic |
Ação docente Distance education Educação a distância Educação online Educational technologies Hybrid education Mapear Mapping Mediar Mediating Modalidade híbridas de ensino Narrar Online education Storytelling Teaching practice Tecer Tecnologias da educação Weaving |
description |
Após uma revisão de trabalhos que se dedicam a investigar as relações entre a docência e a tecnologia em suas múltiplas formas apresentamos uma série de redimensionamentos das ações docentes no contato com tecnologias digitais. Partindo dos quatro verbos fundamentais propostos por Nílson Machado como forma de caracterizar e expressar a natureza das ações docentes mapear, mediar, tecer e narrar discutimos o redimensionamento da docência no contato com aparatos tecnológicos em contextos permeados por tecnologias ou constituídos digitalmente a partir delas, sobretudo em modalidades de educação híbridas e online considerando, portanto, a Educação a Distância (EAD) de variadas formas. Em nossa tese buscamos, além de examinar e apresentar um conjunto de ações e estudos, oferecer subsídios e ideias que possam contribuir para a prática docente, na esperança de ampliar a compreensão das ações do professor no ciberespaço e das relações mediadas por dispositivos digitais examinando diferentes abordagens e formas possíveis de interação com os alunos no interior de uma comunidades de aprendizagem num paradigma ecossistêmico de educação online. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-160425/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090763071422464 |